Nota de 88,10

Prefeitura de Cachoeiro é ouro em avaliação nacional de transparência pública

Cachoeiro de Itapemirim continua se destacando quando o assunto é transparência pública. A Prefeitura alcançou uma nota de 88,10 em avaliação da Associação dos Membros dos Tribunais de Conta do Brasil (Atricon), conquistando a classificação “Ouro”.

O programa avaliou, entre os meses de maio e novembro de 2022, o cumprimento dos critérios de transparência ativa de cerca de 8 mil portais dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Tribunais de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública, abrangendo a União, Distrito Federal, Estados e Municípios. O resultado das avaliações pode ser acessado no Radar de Transparência Pública, disponível na página radar.tce.mt.gov.br/extensions/atricon2/atricon2.html.

Entre os doze critérios avaliados, Cachoeiro ganhou nota dez em cinco: Contratos, Informações Prioritárias, Recursos Humanos, Relatórios de Gestão Fiscal e serviço de informações ao cidadão.

Desde 2017, a Prefeitura de Cachoeiro se mantém como referência em transparência, atingindo ótimos resultados nas avaliações realizadas tanto por órgãos de controle externo, como os Tribunais de Contas e a Controladoria Geral da União, quanto por entidades de controle social, como a Transparência Capixaba.

Na página bit.ly/resultadostransparencia, os cidadãos podem acompanhar o desempenho do município em diversos rankings e avaliações.

“Nosso compromisso com a melhoria contínua se mantém, tendo o fortalecimento da transparência como um importante pilar de qualidade da gestão pública. É através da transparência pública que a população tem condições de exercer a democracia e colaborar de forma mais assertiva”, afirma Kédyma Marques, controladora geral em exercício.

“O acesso às informações da administração pública é um direito do cidadão. Isso possibilita a participação social, servindo como uma poderosa ferramenta de fiscalização, por meio da qual o munícipe pode acompanhar as ações de seus representantes e fazer valer a sua voz na gestão pública”, destaca o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.

Confira mais Notícias

Doação

Festa de Cachoeiro: cantor Anderson Freire doará cachê para entidades sociais

Sul do ES

Tribunal de Contas recomenda a rejeição das contas de 2020 de Giló, em Mimoso do Sul

Cultura

VII Festival de Leituras Dramáticas Capixabas agita Cachoeiro

Agenda

Festa de Cachoeiro: Festival levará boa comida e artesanato ao Parque de Exposição

Solidariedade

39º edição da Feira da Bondade de Cachoeiro acontecerá em outubro

Governo

Mimoso do Sul recebe novos investimentos do Estado para reconstrução da cidade

Cidades capixabas

Marataízes vence o Desafio Cadastur e impulsiona turismo no Espírito Santo

Serviços

Novos canais para solicitações de iluminação pública em Cachoeiro