Economia

Preço da carne deve cair 4% em 2023, aponta estudo do Santander

Estudo realizado pelo Santander revela uma safra recorde para diversas commodities agrícolas este ano. Isso impactará diretamente o preço dos alimentos no país. Um dos pontos mapeados pelo Banco foi o atual ciclo do gado, que influenciará diretamente no preço da carne nos próximos meses. A previsão é uma queda de 4% destes preços dentro do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é o indicador oficial de inflação do país.

Segundo o levantamento, o aumento na quantidade de abates mensais elevará fortemente a oferta de carne no mercado, ajudando a reduzir seus preços. Esse fator poderá levar a arroba chegar a um preço de R$ 245 no final do ano em termos nominais, menor valor desde junho de 2019.

“Nossa aposta tem como base o atual momento favorável do ciclo do gado no Brasil, quando a oferta é ampla. Acreditamos que esse fator de oferta supere os outros fatores econômicos e prevemos uma deflação de 4% no preço da carne bovina”, afirmam os economistas Felipe Kotinda, Daniel Karp e Gabriel Couto, do Santander Brasil.

No Brasil, o ciclo do gado é de em média de cinco a seis anos, um processo no qual o tamanho do rebanho bovino aumenta e diminui ao longo do tempo. É influenciado por vários fatores: preço do gado, custo dos insumos, período de gestação, tempo necessário para a criação dos bezerros ao peso de mercado, condições climáticas, entre outros.

Na análise apresentada pelo Santander, em dezembro, o abate de vacas alcançará cerca de 700 mil cabeças por mês, a maior quantidade desde junho de 2020.

Confira mais Notícias

Grande Ídolo

Morre o músico e compositor Sérgio Mendes aos 83 anos, nos EUA

Teresense

Banda Yahoo é atração do Festival de Música Primavera, em Santa Teresa

Apostas

“Pandemia” de bets avançou mais rápido que surto da covid-19 no Brasil

Futebol

Copa do Brasil: Vasco sai na frente do Athletico por vaga na semi

Turismo capixaba

Projeto de reutilização da Ferrovia Leopoldina avança no Espírito Santo

Crime

Defesa Civil diz que ação humana causou 99,9% dos incêndios em São Paulo

Saúde

Espírito Santo vai receber 40 novos profissionais do Mais Médicos

Com novidades, Dorival convoca seleção brasileira para Eliminatórias