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Praça de Domingos Martins se transforma em observatório astronômico nesta quinta (29)

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Nesta quinta-feira será montado na Praça Dr. Arthur Gerhardt, em Campinho, Domingos Martins, um laboratório de observação astronômica. Dois telescópios serão instalados no local para que a população possa observar objetos celestes como estrelas e planetas. Toda a ação será orientada por funcionários da Ufes que darão explicações aos moradores e visitantes. A observação poderá ser feita a partir das 20h.

A ação faz parte de um encontro internacional em que mais de 80 pesquisadores de todo Brasil e estrangeiros de França, Itália, EUA, Suíça, Índia, Rússia, Chile estão reunidos em Domingos Martins para estudos sobre Astrofísica, Cosmologia e Gravitação, durante a 3ª Escola “José Plínio Baptista” de Cosmologia, organizada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Domingos Martins. Esta é a segunda vez que o município recebe o evento.

Os estudiosos estão durante toda a semana no Aroso Paço Hotel, em Pedra Azul, para participação em mini-cursos, seminários avançados, ministrados por pesquisadores do Brasil e do Exterior. “Neste ano o foco dos debates será o setor escuro do universo que, explicando, são matérias que existem no Universo, sabemos que existem, mas não é possível observá-las”, explicou o pesquisador Hermano Velten, um dos organizadores do evento.

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Participam pesquisadores de renome internacional: Federico Piazza (Université de Marseille, França)- um dos grandes especialistas do mundo em relatividade geral e física teórica; Luca Amendola (Universität Heidelberg, Alemanha) – um dos investigadores principais do projeto Euclid, agência espacial europeia, que será principal

satélite em atividade a partir de 2020; Scott Dodelson (Fermilab, EUA)- um dos principais investigadores mundiais de projetos de observação;  e Stefano Profuno (University of California, EUA) – especialista em matéria escura.

O evento é organizado pelo grupo de pesquisa em Gravitação e Cosmologia da UFES (Cosmo-UFES) e pelo Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo), contando com apoio da Ufes (CCE, PRPPG, PPGFis), do CNPq, da CAPES, do Claf e da FAPES. Ela ocorre em alterância com outro evento internacional promovido pelo Cosmo-UFES e pelo PPGCosmo, a conferência Verão Quântico (que é organizada durante os anos ímpares).

fonte http://www.noticiacapixaba.com/

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Procon do ES divulga balanço e telefonia lidera reclamações

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Proteção e Defesa do Consumidor

As principais demandas estão relacionadas a cobrança indevida e descumprimento de contratos.

Por | 06.02.2020

 

Em 2019, a telefonia móvel liderou o ranking de atendimentos no Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES). No mesmo período de 2018, bancos foram o assunto mais demandado. As principais demandas estão relacionadas a cobrança indevida e descumprimento de contratos.

No último ano, 52.204 atendimentos foram realizados pelo Procon-ES. Desse total, mais de 5 mil atendimentos estão relacionados à telefonia móvel. Ocupa a primeira posição do ranking a telefonia móvel, seguida das financeiras, bancos, energia elétrica, telefonia fixa, cartão de crédito, aparelho de telefone, água e esgoto, TV por assinatura e, em décimo lugar, móveis.

Os segmentos que lideraram os atendimentos foram, com 19.961 registros, os assuntos financeiros; seguido por serviços essenciais, com 13.572 queixas; produtos (7.518); serviços privados (4.962); saúde (906); habitação (211) e alimentos (200).

O diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, ressaltou que diferentemente do ranking de atendimento dos últimos anos, que foram liderados por bancos e empresas de cartão de crédito, a telefonia móvel ocupou a primeira posição em 2019.

“Cobrança indevida, incluindo lançamentos de serviços não solicitados na fatura e a mudança unilateral nos contratos com reajuste no valor do serviço são as queixas dos consumidores quando se trata de telecomunicação”, disse.

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Para evitar problemas, o consumidor deve ter atenção redobrada antes da contratação de serviços. “É preciso ler atentamente o contrato, tirar todas as dúvidas e só assiná-lo se estiver de pleno acordo com as cláusulas estabelecidas. É preciso sempre conferir os lançamentos cobrados nas faturas. Em caso de dúvidas, procurar o Procon”, afirmou Athayde.

Negociação de dívidas

Rogério Athayde ressaltou ainda que grande parte das demandas de bancos, operadoras de cartões e financeiras estão relacionadas a cobrança indevida e a negociação de dívidas. “No ano de 2019, realizamos 5.261 atendimentos no setor de cálculo e negociação de dívidas do Procon-ES”.

Os atendimentos do setor são realizados de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, presencialmente na sede do Procon-ES, localizada na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 9º andar, Centro, Vitória. Também disponibilizamos o mesmo atendimento na unidade localizada no Faça Fácil Cariacica.

Fornecedores

Em relação aos fornecedores mais demandados no Procon-ES em 2019, em primeiro lugar no ranking, está a Vivo, em segundo aparece a concessionária de energia elétrica EDP, seguida do Banco BMG, Telemar, Banco Bradesco, Caixa Econômica Federal, Dacasa Financeira, Banco Itaú, Claro e, em décimo lugar, aparece a Oi Móvel.

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“A maioria dos atendimentos realizados pelo Procon-ES é solucionado de maneira preliminar, ou seja, sem necessidade de abertura de processo e realização de audiências. Esse número demonstra o alto índice de resolução das demandas que chegam ao órgão e a rapidez com a qual os problemas dos consumidores são solucionados”, informou o diretor Rogério Athayde.

Reclamação

Os consumidores poderão registrar suas reclamações pelo aplicativo Procon-ES (disponível para Android) ou pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 9º andar, das 9h às 17 horas, de segunda a sexta. Os consumidores podem procurar ainda a Unidade Faça Fácil, em Cariacica, que atende também aos sábados, até às 13 horas.

Existe também uma plataforma online, do Ministério da Justiça, para o registro de reclamações. Por meio do site www.consumidor.gov.br é possível registrar queixas e solucionar os problemas de consumo diretamente com as empresas em até dez dias.

Para atendimento é preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como faturas, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.

 

 

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