Cidades

Paulo Pereira Gomes retoma atendimento geral de urgência e emergência a partir desta quinta-feira (25) em Cachoeiro

Publicados

em

Com o avanço da vacinação e o número reduzido de casos de Covid-19 em Cachoeiro, a partir desta quinta-feira (25), o Centro de Saúde “Paulo Pereira Gomes” (PPG), no bairro Baiminas, voltará a atender todos os casos de urgência e emergência, descontinuando a estratégia de atendimento exclusivo a pacientes com sintomas da doença adotada para enfrentamento da pandemia.

Serão retomados os procedimentos gerais próprios de uma unidade de pronto atendimento 24h, como exames de raios-x, eletrocardiogramas, suturas, curativos, dentre outros serviços de urgência e emergência.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a medida reequilibrará o fluxo de atendimento geral no sistema municipal de urgência e emergência, até então concentrado na UPA do Marbrasa e no PA do distrito de Itaoca.

“Os casos ativos de Covid-19 diminuíram de forma considerável no município, o que gerou, consequentemente, uma queda nos atendimentos de pessoas com síndrome gripal, que estávamos direcionando para o PPG. A melhora dos indicadores nos permite normalizar a operação do pronto atendimento, retomando o atendimento a todas as demais situações que se enquadrem no âmbito da urgência e emergência”, explica o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Leia Também:  Viaduto do Amarelo e a falta que ainda fará

Em relação aos pacientes com sintomas gripais, o secretário ressalta que o PPG continua sendo referência para os casos considerados graves, como falta de ar e baixa saturação. Já pessoas com sintomas leves devem buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.

Orientações sobre uso do PPG

Com a normalização do funcionamento do Centro de Saúde “Paulo Pereira Gomes” (localizado na rua Ângelo Bressan, s/n – Baiminas), a Semus reforça a orientação para que a população busque atendimento na unidade apenas em casos de urgência e emergência. Para situações mais simples e rotineiras, a rede municipal conta com 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) distribuídas na região.

Qual a diferença entre Pronto Atendimento e UBS?

As UBS são unidades de atenção básica, porta de entrada do SUS, onde são realizados exames, consultas e acompanhamento médico, além de entrega de remédios e aplicação de vacinas. Quando necessário, solicita a outros serviços de saúde o encaminhamento do paciente.

Já as Unidades de Pronto Atendimento 24h são responsáveis por prestar atendimento de urgência e emergência ou média complexidade, como em casos de vítimas de acidentes e problemas cardíacos.

Leia Também:  Mendonça não vai defender casamento gay no STF, ressalta aliado do ministro

Quando devo me dirigir à UBS ou à UPA?

As Unidades de Pronto Atendimento funcionam 24 horas por dia e prestam atendimentos a casos como queda com torção ou fratura, pressão ou febre muito altas, forte dor no peito, vômito constante, etc.

Na unidade, o paciente recebe os primeiros atendimentos até que seja considerado estável e possa voltar para casa. Em caso de não melhora de seu estado de saúde, o paciente é encaminhado para um hospital.

Em casos de baixa complexidade, como de traumas leves, sintomas leves de gripe, tonturas, dor abdominal leve, mal-estar,  e conjuntividade, o mais adequado é buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. Em Cachoeiro, as UBS funcionam de segunda a sexta, das 7h às 16h.

Em sua página no portal da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br/saude), a Semus disponibiliza a relação de todas as UBS do município, com seus respectivos telefones e endereços. Também estão disponíveis no site informações sobre os prontos atendimentos municipais.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Unimed Sul Capixaba entre as melhores empresas para trabalhar no Espírito Santo

Publicados

em

Pelo segundo ano consecutivo, a Unimed Sul Capixaba integra o ranking Melhores Empresas para Trabalhar no Espírito Santo, reconhecimento da consultoria Great Place to Work (GPTW) em parceria com a ABRH-ES e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES). A cerimônia de premiação ocorreu nesta quinta-feira (02), em formato on-line, com a cooperativa conquistando o terceiro lugar na classificação.

Os critérios para a premiação compreenderam duas etapas: pesquisa quantitativa com os funcionários, com a participação de mais de 600 colaboradores da Unimed Sul, e análise das práticas desenvolvidas pela cooperativa (práticas culturais), especialmente, em aspectos relacionados à liderança e ao sentimento de pertencimento.

Em 2020, a Unimed Sul chegou a quarta colocação na premiação. Desta vez, a evolução na pontuação, que chegou a 91 pontos, foi a responsável pelo avanço da cooperativa, que subiu uma posição no ranking. “Quando você já faz um trabalho integrado, que leva em conta os aspectos do negócio e os fatores humanos, os resultados aparecem e se sustentam”, afirma o gerente de Gestão de Pessoas e Serviços da Unimed Sul Capixaba, Atílio Peixoto.

Leia Também:  Governo do Estado anuncia medidas para evitar majoração no preço do gás

O gestor destaca que, uma das premissas da cooperativa para evoluir no ranking é o “ser humano no centro”, considerando clientes, cooperados e colaboradores como  parte desse processo. “Ao mesmo tempo, temos trabalhado uma maior percepção da liderança para estar mais próxima ao colaborador”, acrescenta.

Outras iniciativas da Unimed Sul Capixaba que contribuíram para o ótimo resultado no ranking incluem projetos para promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores, como o CHAS Conexões – uma feira de empreendedorismo; o Programa Alavanca – para o desenvolvimento de carreiras e protagonismo profissional; o Programa Nossa História, de reconhecimento aos colaboradores com mais tempo de casa;  Programa de Educação Financeira, além do estímulo à formação continuada por meio de cursos de graduação e pós-graduação.

“Ser reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar no Espírito Santo reflete um grande trabalho desenvolvido desde a diretoria, superintendentes, gerentes, e demais lideranças, até cada um dos colaboradores, com o olhar voltado para o ser humano. Isso quer dizer que prezamos pelo cliente e também pelo cooperado e pelo colaborador, para que todos possam estar bem e felizes. Esse reconhecimento fortalece o olhar de que estamos no caminho certo”, finaliza Atílio Peixoto.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA