Segurança

Polícia Militar divulga os resultados de 1 ano da Operação Sentinela

Publicados

em


No mês de abril, a Polícia Militar completou um ano após o lançamento da Operação Sentinela em todo o estado do Espírito Santo. Na tarde desta segunda-feira (03), o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, concedeu coletiva à imprensa para apresentar os resultados alcançados em todo o seu período de vigência e, de forma pontual, no mês de abril de 2021. 

Desde que iniciou, a Operação Sentinela prendeu mais de 2.000 pessoas, dentre estas 221 homicidas e 231 traficantes de drogas. No total, foram cumpridos 1.197 mandados de busca e apreensão e 1.148 mandados de prisão, em trabalho conjunto com o Ministério Público, Poder Judiciário e a Polícia Civil. Também retirou de circulação 356 armas de fogo e 7.877 munições.

No mês de abril deste ano, cerca de 200 policiais militares atuaram com o propósito de cumprir 48 mandados de busca e apreensão domiciliar e 70 mandados de prisão. Ao todo 128 pessoas foram detidas, sendo 62 em flagrante delito.

Durante a operação foram apreendidas 33 armas de fogo, 443 munições e mais de 6.600 unidades de entorpecentes.

Leia Também:  6ª Batalhão apreende entorpecentes e recupera veículo em bairros da Serra

Em meio às inúmeras ações importantes da PM neste mês, recebeu destaque a prisão de um foragido da justiça no dia 28/04, que solicitou auxílio emergencial do governo federal. O alvo foi localizado e detido em Cobilândia, Vila Velha, por policiais militares do Serviço de Inteligência da PMES, juntamente com a Força Tática do 4º Batalhão. O homem foi detido com dois mandados de prisão por homicídio, expedidos pela comarca de Barra de São Francisco.

Outra ação relevante foi a apreensão de mais de 350 quilos de maconha em apenas um dia, em 29/04. A ação teve início em Setiba, Guarapari, quando militares de serviço na região abordaram um veículo Gol transportando 24 quilos de maconha. Em novas diligências realizadas na residência do proprietário, em Jardim Carapina, na Serra, a ocorrência se encerrou com a apreensão de mais 301 quilos de maconha. Ainda neste dia, policiais militares do 4º Batalhão encontram quase 30 quilos de entorpecentes (maconha, crack e cocaína) em ação no Morro do Jaburuna, em Vila Velha.

Leia Também:  Polícia Militar Ambiental apreende armas, munições e petrechos de caça durante Operação no Norte do ES

O comandante-geral da PMES, coronel Caus, elogiou a atuação da tropa Policial Militar neste ano completo da Operação Sentinela e enfatizou a robustez dos números alcançados com o esforço de todos os policiais militares envolvidos, em ações conjuntas com o Ministério Público, Poder Judiciário e Polícia Civil.

“As investidas pontuais nas áreas de intenso tráfico de drogas e disputas territoriais, minuciosamente planejadas pelo Serviço de Inteligência e bem executadas pela tropa policial militar gerou esse importante resultado que estamos vendo hoje após um ano que deflagramos esta operação”, avaliou.

A Operação Sentinela segue sendo realizada mensalmente em todo o território capixaba.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: [email protected]

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715

Fonte: PM ES

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Adolescente é apreendido suspeito de matar homem a facadas na rodoviária de Castelo

Publicados

em


Um adolescente de 17 anos foi apreendido, no último sábado (08), no bairro Nossa Senhora de Aparecida, em Castelo, suspeito de esfaquear um homem, no dia 30 de abril, no banheiro da rodoviária, localizada no bairro Independência, no município. A prisão foi realizada por uma equipe do 9º Batalhão da Polícia Militar (PMES). 

No dia do crime, a vítima chegou a ser socorrida ao Hospital Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito logo após dar entrada no hospital.

“O autor já foi internado diversas vezes. Já tentou matar a mãe, já furtou e roubou. Dessa vez, por conta de um suposto comentário pejorativo da vítima, o autor resolveu matá-lo”, disse o delegado Marcelo Meurer, titular da Delegacia de Polícia (DP) de Castelo.

Segundo o delegado, a investigação foi desafiadora devido à falta de câmeras. “Descobrimos o autor, fizemos a oitiva, ele confessou, representamos pelo mandado, saiu o mandado e foi feito o cumprimento. Em depoimento, ele não demonstrou arrependimento e confessou o delito”, disse Meurer. 

Leia Também:  Homem é procurado por roubo à mão armada a supermercado em Linhares

O adolescente responderá por ato infracional análogo ao crime de homicídio qualificado e foi conduzido ao Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) Sul, em Cachoeiro de Itapemirim.

Texto: Olga Samara

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

[email protected]

 Atendimento à Imprensa

Olga Samara/ Camila Ferreira

(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/

(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693

[email protected]

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA