Encrencado

Polícia Federal indicia governador do Rio de Janeiro


A Polícia Federal (PF) indiciou o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, mas não informou os detalhes do indiciamento, nem os crimes que estão sendo imputados a ele, já que o inquérito está sob segredo de Justiça. Pelo mesmo motivo, nem o Superior Tribunal de Justiça (STJ) nem a Procuradoria-Geral da República (PGR) deram informações sobre o caso.

Em dezembro de 2023, a Operação Sétimo Mandato, da PF, cumpriu mandados de busca e apreensão para investigar supostas propinas em contratos para projetos sociais do governo do estado.

Castro não foi alvo de mandados da operação, mas, na ocasião, o governo do estado informou que a Sétimo Mandato não trazia nenhum novo elemento à investigação, que já transcorria desde 2019, e que não havia nenhuma prova contra o governador.

Nesta terça-feira (30), a assessoria de imprensa do governo do estado divulgou nova nota, na qual informa que a defesa de Castro está entrando com pedido de nulidade do relatório do inquérito que indicia o chefe do governo fluminense.

“Causa estranheza o fato de, em todos esses anos, o governador sequer ter sido convocado a prestar qualquer esclarecimento sobre os fatos. As informações que sustentam a investigação são infundadas e a defesa reitera que tudo se resume a uma delação criminosa, de um réu confesso, em documentos que estão sob segredo de Justiça e continuam a ser vazados, o que vem sendo contestado junto aos tribunais superiores em razão de sua absoluta inconsistência”, afirma o texto.

A nota diz ainda que o governador confia na Justiça e que está seguro de que tudo será esclarecido até o fim do processo legal.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Marcelo Camargo

Confira mais Notícias

Eleições 2026

Coronel Fabrício quer ser a referência da direita-conservadora no Sul do ES

Callegari lança candidatura ao Senado no domingo (16) em Vitória

Eleições

Vereador Darcio Bracarense confirma parceria política com Lázaro Costalonga

Urna eletrônica ganha nova interface para tornar votação mais acessível e intuitiva

TSE cria conselho para monitorar desinformação e IA nas eleições

De Marataízes para o ES: Cabo Vidal consolida espaço e pode ser a surpresa destas eleições

Justiças Eleitoral e do Trabalho lançam campanha contra assédio

Desistência de Norma Ayub favorece Vandinho da Padaria – Análise Política