Estado

Polícia Civil indicia empresário que divulgou vídeo sobre falsa contaminação por Coronavírus

Publicados

em

 

.
A Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) indiciou um empresário, morador da Grande Vitória, por provocar alarde e tumulto divulgando falsas informações, por meio das redes sociais. O caso chegou ao conhecimento da DRCC na sexta-feira passada (20) e a conclusão do inquérito foi divulgada nesta quinta-feira (26), em entrevista coletiva.

O titular da DRCC, delegado Brenno Andrade, afirmou que, ao receber o vídeo, chegou a ficar comovido com o relato do empresário, mas depois decidiu apurar o caso. Acabou comprovado que o homem não estava contaminado com o coronavírus, mas tinha uma síndrome respiratória aguda e alarmou a população capixaba ao divulgar um vídeo com quase nove minutos de duração, falando sobre a doença.

“É importante frisar que não é mérito da polícia verificar o problema respiratório dele, mas sim verificar se a conduta dele estava infringindo algum artigo do Código Penal. E realmente estava, o artigo 41 da Lei de Contravenções Penais, que é causar alarma, pânico ou túmulo. O vídeo viralizou, várias pessoas tiveram acesso ao conteúdo e comprovou-se depois que ele não estava infectado”, explicou o delegado.

Leia Também:  Leilão Bandes: Saiba como adquirir imóveis com valores abaixo do de mercado

A pena prevista para este tipo de infração é de 15 dias a seis meses de detenção e multa. Desta forma, o indiciado responderá em liberdade ao processo. A DRCC tem recebido várias denúncias de fake news relacionadas à pandemia de Coronavírus, circulando em aplicativos de mensagens, principalmente.

“Nós pedimos que não cliquem em links recebidos e tenham cuidado com as falsas mensagens. Caso tenha dúvidas, procurem as fontes de informações governamentais oficiais ou a grande mídia. Fora isso, desconfie, pois você poderá ser vítima de uma informação falsa circulando em meio virtual”, orientou o delegado.

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, determinou que casos como este sejam firmemente investigados: “Toda pessoa que tiver intenção de praticar esse tipo de comportamento alarmante, utilizando-se não só de vídeos, mas também de páginas, sites e outros canais, será investigado e, se for constatado crime, sofrerá punição”.

A população pode ajudar a inibir este tipo de ação, denunciando pelos canais disponibilizados pela polícia. Denúncias anônimas podem ser encaminhadas pelo Disque-Denúncia 181, que também tem um site, pelo qual é possível enviar fotos e vídeos, o disquedenuncia181.es.gov.br. Já Boletins de Ocorrência podem ser registrados pela Delegacia Online, no endereço delegaciaonline.sesp.es.gov.br.

Texto: Camila Ferreira 

 

Leia Também:  Experiência em manejo de cafés sombreados é tema de pesquisa

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
Agente de Polícia Fernanda Pontes
[email protected]

Atendimento à Imprensa:
Olga Samara/ Camila Ferreira
(27) 3636-1536(27) 99846-1111(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado

Coronel Alexandre Ramalho assume Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social

Publicados

em

 

.

O coronel da Polícia Militar do Espírito Santo, Alexandre Ofranti Ramalho, tomou posse nesta terça-feira (07) no cargo de secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social. A nomeação foi publicada do Diário Oficial do Estado. Nesta data, o coronel Douglas Caus tomou posse como comandante-geral da PMES. As mudanças haviam sido anunciadas pelo governador Renato Casagrande, que destacou o histórico de trabalho dos dois indicados.

Em pronunciamento, o governador afirmou que a expectativa é de uma polícia operacional, visível e dando resultados para a sociedade. “O trabalho será de muita ação operacional. Temos o programa Estado Presente que vai nos orientar e nosso objetivo principal é reduzir violência, em especial, os homicídios. Nós avançamos muito nesses últimos anos, tivemos momentos de dificuldades, mas tenho certeza que teremos resultado. O convite ao Coronel Ramalho é com base na história dele, de comprometimento e resultados apresentados. Desejo muito boa sorte a ele e ao Coronel Caus, que vai comandar a nossa Polícia Militar”, afirmou.

O secretário Alexandre Ramalho agradeceu pela oportunidade de assumir a Segurança Pública Estadual e afirmou que pretende entregar um bom resultado à sociedade. “Muito me orgulha esse momento e tenho que agradecer ao governador Renato Casagrande por essa oportunidade. Temos que assumir a Sesp com muita humildade. Precisamos continuar trabalhando para a sociedade, principalmente os mais humildes. O trabalho não é só policial, mas também social. Nosso trabalho é corpo e união. Temos que caminhar juntos sempre”, destacou.

Durante a tarde, o secretário e o novo comandante-geral da Polícia Militar participaram de uma entrevista, via teleconferência, transmitida direto do Palácio Anchieta. Na ocasião, eles fizeram os primeiros pronunciamentos públicos como chefes das instituições.

Leia Também:  Idaf participa de grupo de estudos em universidade

“Temos agora uma missão. Estamos em um momento de números de homicídios elevados e vamos trabalhar. Com entrega, comprometimento e dedicação. É o que estamos nos propondo a fazer. Tenho muito respeito e admiração pelo doutor Roberto Sá e ao coronel Sartório. Agora estamos aqui para servir à sociedade e é o que vamos fazer”, disse Ramalho.

“Quero agradecer a confiança do governador Renato Casagrande pela minha indicação ao cargo. Para mim é uma grande honra. Minha expectativa é levar a sociedade capixaba um serviço de prevenção e repressão qualificados, calçado em base estatística, de análise criminal e de inteligência policial. Trabalhando em conjunto com a Polícia Civil, Polícia Federal, Guardas Municipais, Ministério Público, Corpo de Bombeiros Militar e com o Poder Judiciário. Buscando sempre a eficiência em nossa prestação de serviço à comunidade capixaba. Também tenho a grande expectativa de cuidar do nosso policial militar. Valorizando o mesmo e principalmente, recuperando o nosso Hospital da Polícia Militar (HPM) em seus recursos humanos e infraestrutura”, afirmou Caus.

Troca de comando na Polícia Militar

O governador Renato Casagrande também escolheu o novo comandante-geral da Polícia Militar do Espírito Santo. O coronel Márcio Sartório passou o cargo ao coronel Douglas Caus, durante cerimônia realizada no Quartel do Comando-Geral da PMES, na manhã dessa terça-feira (7). A solenidade contou também com a presença do secretário Alexandre Ramalho.

Após a passagem da espada, Sartório agradeceu a todo o alto-comando pelo apoio e ainda destacou a importância da oportunidade única de liderar a tropa durante os quatro meses que permaneceu no cargo.

Leia Também:  Site do Orçamento do Governo do ES já recebe propostas para 2014

“É um momento de satisfação e tranquilidade. Passamos pouco, mas muito intenso tempo, à frente dessa honrada instituição, que fez 185 anos. A mais antiga e fiel desse Estado. Trabalhamos muito ombreados com nossos cerca de oito mil homens. Tenho que agradecer ao alto-comando, o melhor que vi em toda minha carreira, que tornou minha difícil vida mais fácil. A decisão sempre foi uníssona e com soma de capacidades. Foi um grande prazer ocupar essa cadeira e ter tido essa responsabilidade. Desejo sucesso ao nosso novo secretário e ao nosso comandante”, declarou.

O secretário Alexandre Ramalho desejou sorte ao coronel Sartório e boas-vindas ao novo comandante-geral, destacando a importância de ambos na construção de um futuro melhor na Segurança Pública do Espírito Santo.

“Agradeço ao coronel Sartório pela postura. Ele vai se somar a uma galeria de grandes oficiais escolhidos. Todos foram merecedores e, à sua maneira, deram a contribuição. Nós nos formamos para isso. Saia de cabeça erguida, conte com o nosso apoio e o reconhecimento do grande oficial que é. Você foi fundamental na reconstrução da nossa área da saúde, assim como o coronel Caus, que agora chega ao Comando-Geral. Temos que buscar e replicar motivação. Temos problemas que precisamos corrigir. Vamos mostrar aos nossos policiais que estamos ao lado deles”, frisou Ramalho.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
[email protected]

 

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA