Deputado do Podemos

Placar é de 5 a 2 para confirmar Hauly na vaga de Deltan na Câmara


Fonte: Agência Brasil

Foto: Lula Marques

O Supremo Tribunal Federal (STF) registrou, nesta sexta-feira (9), placar de 5 votos a 2 para confirmar que a vaga do ex-deputado Deltan Dallagnol na Câmara dos Deputados será ocupada por Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR), suplente da legenda. O julgamento vai até as 23h59. Faltam os votos de três ministros.

A Corte está decidindo se mantém a liminar do ministro Dias Toffoli, que, na quarta-feira (7), aceitou recurso protocolado pelo Podemos para derrubar a recontagem de votos feita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o mandato de Deltan. 

Pela decisão de Toffoli, que é relator do caso, a vaga do ex-procurador da Operação Lava Jato ficará com Hauly, e não com o candidato Itamar Paim (PL-PR), que chegou a ser declarado pelo TRE como substituto de Deltan.

Toffoli deu razão ao Podemos e entendeu que a vaga deve ficar com o suplente do partido, que foi preterido pelo TRE por não ter conseguido mínimo de 10% do quociente eleitoral do estado, estimado em 20 mil votos.

Conforme o entendimento, Hauly, que obteve 11 mil votos no pleito de 2022, deve ser empossado porque não é necessário obter mínimo de votos para ficar com vaga de Dallagnol.

O caso é analisado definitivamente pelo plenário virtual da Corte, modalidade na qual os ministros inserem os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial.

Além de Toffoli, os ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, André Mendonça, Cármen Lúcia também votaram para confirmar Hauly como substituto do ex-deputado.

Edson Fachin e Luiz Fux divergiram e entenderam que a vaga deve ficar com o PL.

Confira mais Notícias

Articulador

Fernando Moura será responsável pela relação entre Câmara e Prefeitura de Cachoeiro

Análise Política

Números da prefeitura de Marataízes abrem guerra antecipada entre grupos de Toninho e Tininho

Projeção Estadual

Ex-prefeito Victor Coelho assume Secretaria Estadual de Turismo e fala de prioridades na pasta

Marcelo Santos é reeleito presidente da Assembleia com apoio unânime dos deputados; veja nova Mesa Diretora

Política de Marataízes

O sorriso discreto debaixo do bigode de Toninho Bitencourt

João Machado

Único a votar contra projeto que cria 87 cargos em Cachoeiro, vereador explica seu voto

Tabuleiro Político

Casagrande nomeia Sérgio Vidigal, e dá protagonismo a Ricardo Ferraço

Nome Novo

Novo vereador de Cachoeiro toma posse nesta segunda (20); conheça sua trajetória

plugins premium WordPress