Política
PL prevê meia-entrada para professor em evento

Assegurar o pagamento de 50% do valor do ingresso em estabelecimentos que realizam eventos culturais e esportivos aos professores (ativos e aposentados) das redes públicas e privada. Esse é o objetivo do Projeto de Lei (PL) 188/2022, protocolado pelo deputado Pastor Marcos Mansur (PSDB) na Assembleia Legislativa (Ales).
Conforme a iniciativa, também poderão ser beneficiados pela medida outros profissionais da educação, como diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores e titulares de cargos do quadro de apoio das escolas públicas municipais e estaduais; servidores lotados em secretarias de educação municipais e estadual; servidores lotados na Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames); e agentes de suporte educacional.
Dentre as formas de comprovar a condição de beneficiário estão carteira funcional, carteira profissional, carteira de trabalho, comprovante de renda em que conste a função exercida, documento que ateste a filiação à entidade de classe representativa de professores ou servidores de instituições de ensino ou qualquer outro documento público que comprove o preenchimento dos requisitos elencados na proposta.
Na justificativa da matéria, Mansur ressalta os benefícios socioeconômicos e culturais a serem trazidos pela iniciativa: “Os professores necessitam de acervo cultural e intelectual para ministrar as suas aulas e a sua frequência maior em salas de cinema, teatros, galerias de arte, parques é uma forma de oxigenar a cultura nacional”, enfatiza.
O direito ainda será garantido aos professores desempregados que comprovarem a situação e que buscam uma recolocação profissional como educador nas redes de ensino. Para demonstrar essa condição o profissional deverá estar recebendo seguro-desemprego e fazer inscrição cadastral no Sistema Nacional de Emprego (Sine) ou outro órgão ou entidade similar.
São exemplos de eventos culturais os espetáculos musicais, artísticos, circenses, teatrais, cinematográficos, atividades sociais recreativas e quaisquer outros que proporcionem lazer cultural e entretenimento artístico. No caso de eventos esportivos a medida vale apenas para aqueles organizados e promovidos pelas entidades capixabas de desporto.
Todos os ingressos comercializados para os profissionais da educação deverão ser computados para alcançar o total de 40% de meias-entradas por espetáculo determinado pela Lei Federal 12.933/2013.
Se a matéria for aprovada e virar lei, a nova legislação passa a valer na data de sua publicação em diário oficial.
Tramitação
A proposição foi lida na sessão ordinária do último dia 4 de maio e encaminhada para as comissões de Justiça, Cultura, Educação e Finanças.
Fonte: Assembléia Legislativa do ES


Cidades
Prefeito de Marataízes exonera quatro secretários municipais e mais 15 comissionados

O prefeito em exercício de Marataízes, Jaiminho Machado, exonerou, em uma canetada só, quatro secretários municipais.
A lista foi publicada no diário oficial desta sexta-feira (12).
Além deles, consta na lista João Antonio Neto, o Joãozinho, gerente de gestão, que estava lotado no gabinete e também já exerceu cargo em primeiro escalão.
Em importância menor dentro da escala administrativa, também foram exoneradas outras 15 pessoas, entre diretores e outros.
Todos os nomes exonerados foram nomeados pelo então prefeito afastado Tininho Batista e eram colaboradores desde o seu primeiro mandato como prefeito.
Um dos secretários exonerados é Robson Abreu Silva que respondia por três secretarias.
Confira os secretários exonerados:
ANDERSON GOUVEIA DE OLIVEIRA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE DEFESA SOCIAL E SEGURANÇA PATRIMONIAL
ROBSON SEYR – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER
ANTÔNIO CARLOS SADER SANT’ANNA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE
ROBSON ABREU SILVA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE PESCA E AQUICULTURA
ROBSON ABREU SILVA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA DE INTERIOR
ROBSON ABREU SILVA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA, AGROPECUÁRIA E ABASTECIMENTO
JOÃO ANTONIO NETO – GERENTE DE GESTÃO ADMINISTRATIVA
-
Saúde2 anos atrás
Castelo terá SAMU
-
Artigos1 ano atrás
HERANÇA DIGITAL
-
Artigos2 anos atrás
Papel do Flamengo é liderar e não ser lobo de outros clubes
-
Política4 meses atrás
Ampliação de informações para motorista de aplicativo em urgência
-
Cidades2 anos atrás
Aposta de Cachoeiro de Itapemirim acerta prêmio milionário da Lotofácil da Independência
-
Cidades2 anos atrás
Em Cachoeiro, Secretaria de Fazenda atenderá on-line e por telefone a partir de segunda (30)
-
Agronegócio7 meses atrás
Sustentabilidade em discussão
-
Análise Política2 anos atrás
Derrota de Norma Ayub em Marataízes pode tirar Ferraço definitivamente da política capixaba