Política

O que acontece quando votamos branco ou nulo?

Publicado em

Chega de acreditar em correntes de redes sociais! Veja o que de fato acontece se você clicar nos botões ?branco? ou ?nulo?

Por | 00.00.

 

 

 

urna-1

 

 

 

 

A cada dois anos, em eleições nacionais, estaduais ou municipais, ressurge a velha e famosa corrente do voto branco ou nulo como alternativa viável para promover a anulação do pleito. Apesar das diversas campanhas na internet pela anulação do voto como instrumento para mostrar descontentamento com os candidatos, a tática não funciona. Entenda: a principal argumentação daqueles que propagam a informação sem confirmá-la diz que, se mais de 50% dos votos forem nulos, as eleições seriam canceladas imediatamente. No entanto, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, isso não passa de boato, já que votos nulos e brancos são descartados e servem apenas como estatística.

 

 

Outra inverdade bem compartilhada nas redes sociais diz que os votos brancos vão para o candidato que está ganhando. É mentira. Assim como os nulos, os votos em branco também são desconsiderados da contagem final.

 

 

 

 

Leia Também:  PMDB de Cachoeiro agora tem dois pré-candidatos a prefeito

CONHEÇA OS MITOS E VALORIZE O SEU VOTO

 

 

Mas, afinal: de onde vieram essas correntes? O artigo 224 do Código Eleitoral prevê a marcação de uma nova eleição se a nulidade atingir mais da metade dos votos no país. Os rumores nasceram justamente na interpretação errada dessa lei. A “nulidade” citada não fala exclusivamente do voto marcado pelo eleitor na urna eletrônica.

 

 

A nulidade do Código Eleitoral fala sobre a constatação de fraude nas eleições, como, por exemplo, uma eventual cassação de candidato eleito condenado por compra de votos. Nesse caso específico, se o candidato cassado obteve mais da metade dos votos, será necessária a realização de novas eleições.

 

 

 

O QUE SÃO VOTOS BRANCOS E NULOS?

 

 

 Voto em branco

 

De acordo com o Glossário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto em branco é aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos apresentados. Antes do surgimento da urna eletrônica, para votar em branco bastava deixar a cédula de votação em branco mesmo. Atualmente, para votar em branco é preciso pressionar a tecla “branco” e, em seguida, a tecla “confirma”.

Leia Também:  Barragem: indígenas do Espírito Santo querem Renova fora de negociação

 

 

 

 Voto nulo

 

 

Voto nulo é aquele em que o eleitor anula seu voto diretamente. Para votar nulo, o eleitor precisa digitar um número de um candidato inexistente – como por exemplo “00” – e depois a tecla “confirma”.

 

 

Antigamente, o voto branco era considerado válido e contabilizado para o candidato vencedor. Esse voto era tido como um “voto de conformismo”, quando o cidadão se mostra satisfeito com o candidato vencedor. Já o voto nulo era utilizado como forma de protesto contra todos os candidatos.

 

 

 

ESCLARECIMENTOS

 

 

– A eleição não será cancelada se mais de 50% dos votos forem nulos. Serão computados apenas os votos válidos. Votos nulos são descartados e servem apenas como estatística.

 

 

– Os votos brancos não vão para o candidato que está ganhando. Votos brancos são desconsiderados da contagem final. São votos inválidos e servem apenas como estatística.

 

 

 

 

 

Fonte: Gazeta Online

 

 

COMENTE ABAIXO:

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cidades

Prefeito de Marataízes exonera quatro secretários municipais e mais 15 comissionados

Published

on

O prefeito em exercício de Marataízes, Jaiminho Machado, exonerou, em uma canetada só, quatro secretários municipais.

A lista foi publicada no diário oficial desta sexta-feira (12).

Além deles, consta na lista João Antonio Neto, o Joãozinho, gerente de gestão, que estava lotado no gabinete e também já exerceu cargo em primeiro escalão.

Em importância menor dentro da escala administrativa, também foram exoneradas outras 15 pessoas, entre diretores e outros.

Todos os nomes exonerados foram nomeados pelo então prefeito afastado Tininho Batista e eram colaboradores desde o seu primeiro mandato como prefeito.

Um dos secretários exonerados é Robson Abreu Silva que respondia por três secretarias.

Confira os secretários exonerados:

ANDERSON GOUVEIA DE OLIVEIRA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE DEFESA SOCIAL E SEGURANÇA PATRIMONIAL

ROBSON SEYR – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER

ANTÔNIO CARLOS SADER SANT’ANNA –  SECRETÁRIO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

ROBSON ABREU SILVA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE PESCA E AQUICULTURA

ROBSON ABREU SILVA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA DE INTERIOR

Leia Também:  PL: condutor embriagado responde por danos

ROBSON ABREU SILVA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA, AGROPECUÁRIA E ABASTECIMENTO

JOÃO ANTONIO NETO – GERENTE DE GESTÃO ADMINISTRATIVA

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA