Mulher

O contatinho sumiu? Veja como o “ghosting” afeta as relações

Publicados

em


source
O termo ghosting vem da palavra em inglês ghost, que significa fantasma
Reprodução/Ghost – Do Outro Lado da Vida

O termo ghosting vem da palavra em inglês ghost, que significa fantasma


Como cantava Roxette em “It Must Have Been Love”, deve ter sido amor, mas agora acabou… Você conhece uma pessoa legal, trocam algumas mensagens , o interesse cresce…. e, do nada, ela some. A prática do ghosting afeta jovens e muitos adultos. O termo se tornou comum para se referir a quem deixa a paquera sem respostas após rolar um interesse ou depois das duas partes já terem se relacionado .

A expressão ghosting vem da palavra em inglês “ghost”, que significa fantasma e ocorre principalmente quando uma das partes perde o interesse e desaparece, sem dar a menor satisfação. A administradora Sabrina Rocha*, de 22 anos, conta que já sumiu de algumas conversas e o motivo dependia muito de quem era o contato.

“Tinha casos que eu pegava ranço/preguiça, mas sempre tive essa coisa que não saber falar não depois de já ter ficado com a pessoa. Então, eu só sumia ou dava umas respostas em aberto e não continuava os papos”, diz. 

Ela explica que quando percebia que a pessoa era legal, até respondia, mas deixava o papo em aberto. Quando era alguém com um histórico ruim, ela não se importava. “Quando o cara me irritava e eu sabia que era um boy que não valia muita coisa, eu sumia mesmo. É péssimo quando é com a gente, não me orgulho de ter feito. Sempre no fundinho quando você dá o gosthing, você sabe que pode voltar atrás quando quiser, porquê nunca falou nada de fato negativo pra ficar com a pessoa”.

Leia Também:  Não erre no Dia das Mães: saiba os melhores presentes para a mãe de cada signo

É muito difícil não sofrer com o desinteresse e o ghosting em tempos de aplicativos de namoro, como conta a jornalista Bianca Soletti, de 20 anos: “Às vezes o seu match não tá na mesma vibe que você, quer ter uma conversa de um tom diferente. Se você dá uma cortada ou tenta desviar o assunto, acabou ali o “encanto” para eles”, diz.  

O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS? 

Para quem pratica o ghosting, pode até parecer uma forma mais rápida e tranquila de terminar um relacionamento ou um bate-papo, mas é também insensível com a outra parte.Bianca Liberati, psicóloga e terapeuta integrativa, diz que o ghosting acontece por causa de desinteresse, jogo de sedução e ego inflado. 

A psicóloga clínica Triana Portal diz que essas pessoas, para evitar aborrecimentos, acham no sumiço a solução mais fácil. “Em outros casos, podem ser pessoas bastante inseguras que têm medo de relacionamento, medo de sofrer, de ser deixadas e preferem dar um basta antes que o outro termine com ela, como autoproteção”, explica. 

Você viu?

Com o isolamento social, o aumento de contato pela internet se tornou ainda maior. Flertes, brincadeiras e até comunidades de anúncio para relacionamentos no Facebook foram criadas. Portal diz que com essa movimentação nas redes sociais e a quarentena, o número de casos do ghosting vêm aumentando. Para a especialista, os ambientes virtuais facilitam muito o sumiço inesperado.

“Certo é que é ainda mais difícil lidar com o abandono e se recuperar dele em um período de isolamento social, considerando que todas as pessoas estão mais fragilizadas e sob diversos estressores durante a pandemia. Além disso, com atividades restritas, confinamento, relações sociais mais restritas, o foco no par aumenta, tendendo a maior apaixonamento, pelo tempo e energia investimento na relação. Ou seja, se sentindo mais junto do que nunca, o golpe é maior e a rede de apoio menor”, diz a profissional. 

Leia Também:  Calçados outono/ inverno 2021

COMO LIDAR COM O GHOSTING? 

O sumiço repentino não é apenas um sumiço. Ele pode causar abalos na autoestima de quem o recebe. Bianca Soletti diz que todas às vezes que isso aconteceu, o mal-estar era imediato e os pensamentos como “por que será? será que não sou bonita o suficiente? será que não sou interessante? será que meu papo é tão chato assim” sempre acabam aparecendo, fazendo a autoestima despencar.

“Quando responde de vez em nunca é ainda pior, porque você pensa ‘ele viu as mensagens anteriores, só não quis responder mesmo’. Definitivamente é uma sensação ruim. Sem falar na vergonha que dá, a famosa vontade de enfiar a cabeça na terra e fingir que nada aconteceu!”, completa. 

Lidar com a insegurança gerada pelo ghosting exige paciência e apoio dos amigos. Portal ressalta a importância de se distrair, desabafar e caso precise, procurar um psicólogo. “Lidar com o ghosting requer paciência, lidar com algo que não teve um término justificado dificulta o processo de luto, não fique sozinho, peça ajuda sentir que está difícil demais”, encerra.

A coach Andrea Deis diz que o risco de levar ou aplicar o ghosting em alguém é menor quanto mais as pessoas falam sobre suas relações, alinhadando suas expectativas e necessidades. Por isso não tenha medo de perguntar e de falar.

“Não deixe isso somar ao longo do relacionamento. Quanto mais você falar ao longo da relação, sejam elas pessoais ou profissionais, menos chances de chegar a essa decisão extrema. Ela pode até acontecer, mas não de uma forma tão danosa que gere uma exaustão emocional, uma tristeza profunda e uma queda de elos”, diz. 

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 8 de maio de 2021

Publicados

em


source
Mandala
Marcelo Dalla

O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente


ÁRIES 

A Lua minguante segue em seu signo, marcando uma etapa de conclusões e finalizações. Marte já combina forças com Urano, favorecendo programas inovadores e a quebra de velhos condicionamentos. Vale movimentar o corpo, agir com liberdade e fazer algo diferente do habitual. Você pode seguir mais extrovertido, inquieto, direto e espontâneo. Prefira as atividades que possa exercer com autonomia. Evite competitividades desnecessárias, procure relevar. Um pouco mais de paciência se faz necessário. 


TOURO 

Boas conversas e bons aprendizados estão em pauta. Vale investir na expressão criativa de suas ideias, nos estudos, na finalização de assuntos pendentes.  Vênus se desentende com Júpiter, continue a ter cuidado com excessos, desperdícios, expectativas ilusórias e falsas promessas. Vale também cultivar prudência e evitar loucuras.A Lua segue fase minguante, que pede também mais reflexão, revisões e conclusões. Mesmo assim, você pode seguir mais expansivo, disposto a amar e desfrutar dos pequenos prazeres que a vida oferece.

GÊMEOS 

Vale investir nas atividades prazerosas, criativas e originais. Mercúrio segue em seu signo e boas ideias podem surgir. A mente fica ativada, favorecendo os estudos. Continue a investir em novos aprendizados e nas novas tecnologias. Mas atenção para a impulsividade e a inquietação excessiva. Evite também atitudes impulsivas, prefira desacelerar. Em tempos de Lua minguante, vale diminuir o ritmo, ganhar tempo para refletir sobre questões importantes em sua vida, antes de tomar grandes decisões.

CÂNCER 

Finalização é a palavra de ordem para o período da Lua minguante, que segue em Áries. A comunicação está favorecida! Porém, cuidado com a impaciência e a agressividade, evite acelerar demais. Todos estão mais inquietos e curiosos, inclusive você. Evite atitudes controladoras, procure cultivar liberdade. Marte e Urano se combinam: Vale circular, fazer algo diferente, livrar-se do que estava estagnado, gastar energia para evitar a ansiedade. Caminhadas e momentos de reflexão junto à natureza também são indicados.

Leia Também:  Introdução alimentar: quando incluir alimentos na dieta do bebê

LEÃO 

Período bom para investir no diálogo, promover intercâmbios e concluir assuntos. Seguimos com a Lua na fase minguante, a preferência vai para companhia de pessoas mais íntimas e queridas. Com a Lua em Áries, dá mais certo agir espontaneamente. A boa comunicação também pode ser usada para sanar desentendimentos. Bom período também para ler, estudar, escrever e expressar sentimentos.  O Sol segue em Touro, favorecendo momentos de recolhimento, conforto, descanso e segurança.

VIRGEM 

Você viu?

É tempo de tomar providências e iniciativas para finalizar pendências, com a Lua minguante em Áries. Conclua tarefas, mas sempre com tato e diplomacia. Mercúrio segue mais poderoso em Gêmeos, favorecendo contato, estudos e trâmites práticos. O entendimento pode ser promovido com palavras sensíveis e compreensivas. Marte e Urano favorecem a expressão criativa e as atitudes inovadoras. Invista no diálogo, mas é bom intercalar o trabalho com momentos para ficar sozinho e analisar resultados. 

LIBRA 

A Lua segue minguante em Áries, dinamizando o período. Mas não há necessidade de forçar situações, procure deixar tudo fluir naturalmente. Vale dedicar mais tempo para quem ama. Vênus desafia Júpiter, continue a ter cuidado com excessos e promessas mirabolantes. Não acredite em aparências, mantenha os pés no chão para evitar expectativas exageradas. Converse com as pessoas para informar-se melhor e esclarecer dúvidas. O Sol segue em Touro, é bom desacelerar para investir no conforto. 

ESCORPIÃO 

É grande a energia para iniciativas: a Lua segue em Áries, enquanto Marte se combina com Urano. Vale gastar movimentar a energia de tudo o que estiver parado. Respire fundo para relaxar a mente e exercitar o autocontrole. O clima deve ser de independência e autonomia, aproveite para cultivar mais criatividade. Com a Lua minguante, vale concluir o que for possível, mas é bom também deixar a vida fluir sem tanto controle. Programe atividades que promovam paz de espírito e conforto. 

Leia Também:  China proíbe vídeos de comilança para evitar desperdício de alimentos

SAGITÁRIO 

Você pode investir em seu potencial de comunicação. A Lua continua em Áries, o clima fica mais acelerado e dinâmico. Mas é importante controlar exageros e desperdícios, dimensionar expectativas com realismo, evitar loucuras imprudentes. Procure descontrair o ambiente com sua leveza e seu bom humor. É tempo de resolver questões pendentes, promover análises medindo recursos e consequências. Vale também aguardar até a Lua nova, que chegará no dia 11, para dar início a novos projetos.

CAPRICÓRNIO 

A Lua minguante segue em Áries, favorecendo a disposição para finalizações gerais. Novas perspectivas materiais e mentais se abrirão com a Lua nova, que chegará no dia 11. É importante refletir sobre os valores, o amor e sua forma de se relacionar. Vale lembrar que parceria é compromisso de crescimento mútuo, cumplicidade de compartilhar aprendizados, com o devido respeito à individualidade. Quando nos comportamos como se quiséssemos controlar ou dominar o outro, deixamos de nos relacionar de forma saudável. 

AQUÁRIO 

A autonomia ganha destaque com a Lua minguante em Áries. Soluções rápidas e criativas o ajudam a superar os problemas mais urgentes e a solucionar o que vem se arrastando. Marte e Urano se combinam para favorecer as ideias criativas, as propostas originais, e novas alternativas para velhas questões. Evite também ficar parado, há energia de sobra que deve ser gasta com movimento. Mas evite a pressa, cuidado com atitudes imprudentes. Vale baixar as expectativas, quanto mais tranquilidade, melhor.

PEIXES 

É tempo de repensar, consertar e reorganizar suas tarefas para encontrar soluções. Vênus se desalinha com Júpiter: desconfie de promessas grandiosas demais. Interiorização e reflexão são importantes agora. Reveja o caminho percorrido, estabeleça as próximas metas e armazene forças. A Lua segue em Áries e tudo fica acelerado. Mas em tempos de Lua minguante, não é hora de forças situações ou começar novos projetos. Novas sementes serão lançadas após o dia 11, com a Lua nova. 

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA