Análise Política

Números e esperança – Por Ilauro Oliveira

Publicados

em

Na semana em que o Espírito Santo bate a casa de 10 mil mortes pela Covid-19, a CPI do Senado vai revelando tristemente que o Governo Federal poderia ter evitado muitas delas se tivesse adotado uma outra linha de enfrentamento.

Porém, para sorte dos capixabas (se é que podemos usar esta palavra neste momento), a responsabilidade adotada pelo Governo Casagrande no combate a pandemia nos conforta porque poderíamos ter um cenário muito pior.

O levantamento em recente matéria da CNN Brasil (março) mostra que hospitais públicos e privados em todo o Brasil abriram, entre fevereiro de 2020 e janeiro de 2021, exatos 21. 401 leitos de UTI exclusivos para a Covid-19. E das 27 unidades da federação, apenas sete têm 1 leito de UTI Covid para menos de 9 mil habitantes, sendo que o Espírito Santo tem o melhor índice com 6.888 capixabas por unidade de terapia intensiva.

Os números revelam que o forte investimento na rede hospitalar não deixou faltar atendimento a nenhum capixaba que recorreu aos nossos hospitais. Cenas como tantas que vimos em outros estados, com o sistema de saúde colapsado, não se repetiram aqui.

Em números concretos, só aqui no Sul do estado são 189 leitos de UTI abertos exclusivamente para atendimentos a pacientes vítimas da Covid-19. Caso consideremos os leitos disponíveis em enfermaria exclusivos para a doença, são mais 187. O total é de 376 leitos.

Leia Também:  Cachoeiro pede a Casagrande

Os dados estão disponíveis no Painel Covid-19 Espírito Santo e mostram um a um cada hospital que foi fortalecido com a política de investimentos do Governo do Estado. Eis o número de leitos de UTI em cada unidade hospitalar, e lembrando que eles permanecem como legado:

Santa Casa de Guaçui – 20 leitos

Santa casa Castelo – 10 leitos

Santa Casa de Cachoeiro – 14 leitos

Hospital Menino Jesus Itapemirim – 10 leitos

Hospital Infantil de Cachoeiro de Itapemirim – 50 leitos

Hospital Evangélico de Itapemirim – 30 leitos

Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim – 23 leitos

Hospital São José do Calçados – 32 leitos

Vale dizer que não há destaque no número de leitos de enfermaria por unidade porque a matéria da CNN Brasil refere-se apenas aos leitos de UTI, e por isso o foco. Devido a essa disponibilidade de vagas, hoje, dia 13 de maio, o Sul do estado tem 189 leitos disponíveis e apenas 144 ocupados.

Todos esses números são frutos do esforço dos capixabas e dos investimentos do Governo do Estado. Na medida em que o Brasil caminha para 500 mil mortos pela Covid-19, o Espírito Santo vai superando a maior crise da nossa saúde.

Leia Também:  Reforma eleitoral é aprovada no Senado sem retorno das coligações

Nem tudo são flores, porque perdemos 10 mil vidas. E porque há uma sobrecarga desumana em diversos setores da nossa economia.

Os bares e os restaurantes, por exemplo, têm sido afetados impiedosamente devido as medidas restritivas. Somos solidários, mas lembrando que todo sofrimento econômico desses comerciantes não se compararia a tragédia emocional de levar um familiar em nossos hospitais e não achar vaga.

Estamos numa guerra. E nela a prioridade é sobreviver para vencê-la. Feito isso, o segundo passo é reestruturar-se. Não tenho dúvidas que com todos os brasileiros vacinados, o país terá medidas econômicas para a reestruturação de muitos. E nosso estado será, mais uma vez, exemplo nacional nessa retomada econômica. Com a mesma eficiência que tem agido agora para salvar vidas.

Se na maior crise mundial de todos os tempos você só perdeu dinheiro, resigne-se. Viva hoje e lute amanhã, porque, apesar de toda eficiência do Espírito Santo nessa guerra, mais de 10 mil capixabas não puderam recomeçar. Agarre-se a essa chance e seja você mesmo a estrada que te conduzirá para dias melhores, pensando sempre naqueles que não tiveram essa sorte.

**********************************************

 “Amanhã, apesar de hoje / Ser a estrada que surge / Pra se trilhar” – Amanhã (Guilherme Arantes)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Análise Política

Em Mimoso do Sul, o dinamismo do jovem Peter Costa!

Publicados

em

Não é tarefa difícil encontrar com o jovem gestor pelas ruas da pacata cidade de Mimoso do Sul. Com perfil diferente dos habituais “prefeitos de gabinete”, Peter Costa está sempre presente no dia a dia do cidadão e nas ações desenvolvidas pela gestão mimosense.

Em apenas seis meses de mandato, Peter já “deu outra cara” para o município. Hoje é praticamente impossível apontar um ponto fraco da gestão, que tem promovido uma verdadeira transformação da maneira mais austera possível.

Secretários, seguindo o mesmo modelo de trabalho do prefeito, colocam a mão na massa (literalmente), utilizam mão de obra própria, fomentam parcerias com associações, e isto tem sido fator importante no momento agradável que a cidade vive.

A verdade é que uma cidade bonita e bem cuidada contribui para um ambiente de negócios favorável. Aumenta a autoestima do cidadão e impulsiona o comércio.

Peter encontrou um desafio gigante na saúde, que é a gestão da pandemia. É desafiador sanar qualquer demanda reprimida quando as cirurgias eletivas estão reduzidas ou até suspensas. O foco central de qualquer secretaria de saúde do país é controlar a doença que vem abalando não só a saúde, mas a economia. Em paralelo é preciso cuidar das outras doenças, atuar na prevenção e no atendimento emergencial. A tarefa não é simples, mas tem sido administrada com profissionalismo e seriedade.

Leia Também:  Decisão da Justiça de Cachoeiro deixa alerta para postagens falsas em redes sociais

Cerca de 50% da população da cidade já foi vacinada com a primeira dose, 5.440 pessoas já estão completamente imunizadas.

Em um momento onde novos caminhos políticos surgem, vale a pena observar o trabalho de Peter. Não se admire de encontrá-lo em cadeiras ainda mais importantes no Estado em poucos anos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA