Mais saúde

Nova frota do SAMU 192 chega ao sul capixaba

Um verdadeiro comboio partiu da Grande Vitória, nessa terça-feira (03), em direção ao interior do Estado. Trinta e uma ambulâncias saíram de Cariacica com destino à região Sul capixaba. Os veículos vão reforçar o trabalho realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e são fruto do investimento do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa).

O anúncio da nova frota já havia sido feito pelo governador do Estado, Renato Casagrande, por meio de rede social, no último mês de setembro. “Fortalecer o sistema de saúde é fortalecer a qualidade de vida do povo que nós estamos representando”, destacou Casagrande à época, com a afirmação de que o investimento visa ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Essa entrega que estamos realizando é fruto da parceria do Governo com as prefeituras e o consórcio da região Sul. O objetivo é concretizar a missão de trazer melhorias para a população capixaba. Para isso, foram investidos recursos na aquisição de 108 unidades de suporte básico, sendo 31 delas para os municípios do Sul”, declarou o secretário de Estado da Saúde, Miguel Paulo Duarte Neto.

Ao todo, o Governo do Espírito Santo realizou a compra de 130 novas ambulâncias para o SAMU 192. Os veículos estão sendo distribuídos às gestões responsáveis pela operacionalização do SAMU nos 78 municípios capixabas.

Nova frota do SAMU

O Espírito Santo conta com 100% de cobertura do SAMU 192, com bases em todos os municípios, e somou, em 2022, 120.967 mil chamados regulados pela Central de Regulação do serviço em todo o Estado. A ampliação do serviço teve início em 2019, com a instituição da Política Estadual para a Rede de Urgência e Emergência – Componente Serviço Móvel de Urgência – SAMU, denominado “SAMU para todos”, por meio do Decreto Nº 4.548, de 13 de dezembro de 2019.

Com a finalidade de prestar atendimento de urgência e emergência à população em casos de risco à vida e conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível, o SAMU 192 recebe 130 novas ambulâncias, sendo 108 Unidades de Ambulâncias de Suporte Básico (USB) e 22 Unidades de Ambulâncias de Suporte Avançado (USA), com um investimento de R$ 44.631.922,46.

O subsecretário de Estado de Regulação do Acesso em Saúde da Sesa, Gleikson Barbosa, ressaltou que a nova aquisição visa à substituição de veículos atuais. “São veículos novos que chegam para modernizar a frota capixaba do SAMU 192, em substituição de ambulâncias tanto nas regiões de expansão do serviço quanto na Região Metropolitana”, pontuou.

As novas ambulâncias substituirão a frota locada por parte dos Consórcios gestores do SAMU 192 nas regiões de expansão (CIM Norte, CIM Polinorte, CIM Sul e CIM Noroeste) e a substituição das unidades na Região Metropolitana, de gestão da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (SMCV).

Confira mais Notícias

Saúde

Espírito Santo tem 194 novos profissionais do Mais Médicos, aumento de 52%

Serviços

Em Cachoeiro, operação da PPP da Iluminação Pública terá início autorizado na próxima semana

Oportunidades

Em Cachoeiro, Agersa prepara Concurso Público para provimento de cargos efetivos

Obras

Prefeitura de Cachoeiro busca investimento para implementar programa de desenvolvimento local

De 4 a 7

Edição 2024 da Exposul Rural será realizada em abril, em Cachoeiro de Itapemirim

Sistema de esgoto adequado é acessado por 3 em cada 4 brasileiros

Desconto

Refis: prazo para negociação de dívidas em Cachoeiro termina na próxima segunda (26)

Para obras

Cachoeiro começa essa segunda (19) com trecho da Linha Vermelha interditado