Nesta terça

Na Câmara, prefeito de Cachoeiro presta contas de ações desenvolvidas em 2023

Na tarde desta terça-feira (9), na Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, o prefeito Victor Coelho conduziu a prestação de contas das ações da gestão municipal referentes ao ano de 2023. A apresentação é realizada anualmente em conformidade com o artigo 69 da Lei Orgânica Municipal.

Na área da Educação, foram destacados investimentos em diversas frentes, como aquisição de uniformes e materiais escolares, garantia de alimentação e transporte escolar, além de instalação e manutenção de salas de recursos multifuncionais e de leitura. Reformas e ampliações de escolas também foram executadas em diversas unidades, como, por exemplo, nas Emebs Zilma Coelho Pinto e Pe. Gino Zatelli, beneficiando comunidades nos bairros Ferroviários e Gilson Carone, respectivamente. O montante destinado à educação ultrapassou os R$236 milhões.

“Nossas ações visam não somente à educação, mas ao bem-estar e ao desenvolvimento integral de nossos alunos. Investir na educação é pavimentar o caminho para um futuro promissor para nossa cidade”, comentou o prefeito Victor Coelho

No setor da Saúde, os esforços foram direcionados à ampliação do acesso e à melhoria da qualidade dos serviços oferecidos. Destacam-se investimentos em novas unidades básicas de saúde (UBS), reformas em unidades existentes e a criação do Centro de Referência de Saúde da Criança. O prefeito destacou também a realização de ações itinerantes, intituladas “Saúde Mais Perto de Você”, que levam atendimento a diversos bairros e distritos. A cobertura de atenção primária alcançou expressivos 92,6% da população, com todas as UBS contando com médicos. O investimento total na saúde foi superior a 137 milhões de reais.

Desenvolvimento social, Infraestrutura e gestão

Na área do Desenvolvimento Social, foram realizados avanços significativos, como a inauguração da nova Sede do Banco de Alimentos e a reforma do Centro de Convivência Vovó Matilde. Além disso, programas de regularização fundiária foram iniciados em diversos bairros e distritos –  como Gilson Carone, Village da Luz e Burarama –  promovendo segurança e dignidade aos moradores.

Já na Infraestrutura, obras de grande impacto foram realizadas, como a revitalização de praças e bairros, a construção de espaços de lazer como a Praça Saudável no bairro Nossa Senhora Aparecida e os Campos Bom de Bola nos bairros Jardim Itapemirim e Rubem Braga. Investimentos em drenagem, pavimentação e contenção foram executados  ou estão em andamento em diversos bairros e distritos – como nos bairros Village da Luz, Rubem Braga, Gilson Carone e distritos de Córrego dos Monos e Coutinho – garantindo mais qualidade de vida e segurança para a população. Destaque para a macrodrenagem da Linha Vermelha com urbanização completa no trecho entre os bairros Guandu e Zumbi que está em fase de finalização. O montante investido em obras foi de quase R$ 300 milhões.

Ao final da apresentação, o prefeito frisou os reconhecimentos obtidos pelo município em diversos rankings nacionais, evidenciando a eficiência e a qualidade da gestão. Cachoeiro de Itapemirim alcançou posições de destaque em áreas como transparência, urbanismo, segurança e governança municipal, dentre os quais:1º lugar no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública; 10º lugar nacional em Urbanismo no Ranking Connected Smart Cities da urban Systems; 2ª cidade mais segura do Espírito Santo; 2º lugar no estado e 11º no país no índice de Governança Municipal em cidades com mais de 100 mil habitante; 5ª cidade mais inteligente do Brasil no Ranking Connected Smart cities da Urban Systems; 3ª cidade no Brasil no Ranking de Cidades com Servidores Qualificados; nota 9, no Programa Cidade Empreendedora do SEBRAE/ES; Selo “Bronze” em boas práticas em cidades inteligente e nota 7,94 do Ministério da Saúde, sendo o melhor índice entre as 5 maiores cidades do Espírito Santo. 

“Esses resultados nos enchem de orgulho e demonstram o compromisso da nossa gestão com o avanço de Cachoeiro, que tem como principal objetivo melhorar a vida das pessoas”, concluiu o prefeito Victor Coelho

Após a exposição, o prefeito prontamente respondeu às perguntas dos vereadores, reforçando o compromisso com a transparência e a participação democrática. O vídeo completo da audiência está disponível no canal de YouTube da Câmara Municipal, e a prestação de contas de 2023 pode ser acessada no portal da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim (www.cachoeiro.es.gov.br/prestacao-de-contas).

Confira mais Notícias

Pós Chuva

Iema doa veículos para o município de Mimoso do Sul

Oportunidades

Cursos gratuitos de culinária estão com inscrições abertas em Cachoeiro

Confira

Concurso Cachoeiro: Edital nas áreas de saúde e educação divulga resultado das provas

Em Cachoeiro

Macrodrenagem: trecho da Linha Vermelha com interdição a partir de segunda (20)

Atenção!!

Idaf registra ocorrência de Encefalite Equina do Oeste (EEO), no município de Castelo

Localidade de Coutinho

Fiscalização coíbe transporte de mercadorias sem documentação em Cachoeiro

Cultura

Gravado em Burarama, filme “Marraia” tem pré-estreia nesta quarta (15) em Cachoeiro

Em Cachoeiro

Recapeamento: avenida Lacerda de Aguiar em meia-pista a partir desta segunda-feira (13)