Em Cachoeiro

Mural em homenagem a Hélio Sampaio é inaugurado na Casa da Memória

A Casa de Memória, no Centro de Cachoeiro, ganhou um mural artístico em homenagem ao músico e compositor cachoeirense Hélio Sampaio, que faleceu em 2020, aos 64 anos. A iniciativa é fruto de projeto do coletivo Surto Cênico contemplado pela Lei Rubem Braga de incentivo à cultura. 

Executada pelo artista Anderson Moska, a obra multicolorida apresenta o músico com um violão, entre flores e, ao fundo, o rio Itapemirim e a Ponte de Ferro. Durante o processo de pintura, houve workshop de arte urbana com jovens atendidos pelo Centro de Referência das Juventudes (CRJ). 

A inauguração do mural, nesta segunda-feira (21), no quintal da Casa da Memória, contou com apresentações musicais e bate-papo com amigos de Helinho, como era carinhosamente chamado. 

Filho do maestro Raul Gonçalves Sampaio e autor de diversas canções, o carismático músico também era um entusiasta da obra do irmão, o renomado cantor e compositor Sérgio Sampaio (1947-1994).

Nos últimos anos de vida, atuou como servidor da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e se dedicou ao ensino do violão em um projeto de oficinas artísticas, contribuindo com a formação musical de crianças e adolescentes da cidade.

Lei Rubem Braga

Importante ferramenta de fomento à cultura local, a Lei Rubem Braga patrocina artistas de diversos segmentos. Em seu mais recente edital, lançado em dezembro de 2022, mais 34 projetos foram contemplados, em um investimento de mais de R$ 600 mil.

Confira mais Notícias

Confira

Concurso Cachoeiro: Edital nas áreas de saúde e educação divulga resultado das provas

Em Cachoeiro

Macrodrenagem: trecho da Linha Vermelha com interdição a partir de segunda (20)

Atenção!!

Idaf registra ocorrência de Encefalite Equina do Oeste (EEO), no município de Castelo

Localidade de Coutinho

Fiscalização coíbe transporte de mercadorias sem documentação em Cachoeiro

Cultura

Gravado em Burarama, filme “Marraia” tem pré-estreia nesta quarta (15) em Cachoeiro

Em Cachoeiro

Recapeamento: avenida Lacerda de Aguiar em meia-pista a partir desta segunda-feira (13)

Enchente

Estragos das chuvas já atingiram 85% dos municípios gaúchos

Agenda capixaba

Governo do Estado promove lançamento da Feira dos Municípios 2024