Agenda cultural

Muqui recebe o 74º Encontro Nacional de Folia de Reis nos dias 28 e 29 de agosto

Foto: Érika Piskac

O município de Muqui, no sul do Espírito Santo, recebe, nos dias 28 e 29 de agosto de 2026, o 74º Encontro Nacional de Folia de Reis. Reconhecido como o mais antigo Encontro de Folias de Reis do Brasil, o evento reunirá grupos de diferentes regiões do país em uma programação marcada pela fé, pela música e pela preservação da cultura popular. O evento é gratuito.

Com mais de sete décadas de história, o encontro é uma das principais referências do calendário cultural capixaba e mantém viva uma das manifestações mais expressivas do folclore brasileiro. Durante os dois dias de programação, o Sítio Histórico de Muqui será ocupado por mestres, foliões, músicos, palhaços e devotos dos Santos Reis, que compartilharão cantos, instrumentos, bandeiras, indumentárias e saberes transmitidos de geração em geração.

A edição de 2026 contará com apresentações culturais e atividades de integração entre os grupos participantes, promovendo a troca de experiências e aproximando o público das tradições, dos símbolos e das histórias que compõem as Folias de Reis.

Economia local

Além de valorizar o patrimônio cultural, o encontro fortalece o turismo e contribui para a movimentação da economia local, com reflexos no comércio, na rede de hospedagem, na gastronomia e nos demais serviços do município.

O 74º Encontro Nacional de Folia de Reis conta com patrocínio da EDP. O apoio é do Município de Muqui, da Secretaria de Turismo e Cultura de Muqui, da Associação Arte do Quintal, do BR Supermercados e do Sicoob Credirochas.

A produção é da Associação Comercial e Empresarial de Muqui (ACE Muqui) e da LOBO. A realização ocorre por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) e do Governo do Estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria da Cultura.

Serviço

Evento: 74º Encontro Nacional de Folia de Reis

Datas: 28 e 29 de agosto, sexta e sábado.

Local: Sítio Histórico de Muqui – Espírito Santo

Entrada gratuita.

 Programação:

Sexta-feira, 28 de agosto.

19h — Abertura
Local: Jardim Municipal

19h30 — Painel 1: A importância das políticas públicas na valorização e continuidade da cultura popular
Local: Jardim Municipal

20h — Painel 2: A importância da produção de conteúdo acadêmico sob o prisma do folclore
Local: Jardim Municipal

20h30 — Apresentação da Folia de Reis Estrela Paz do Oriente
Local: Jardim Municipal

23h — Show com Forró Caju
Local: Jardim Municipal

Sábado, 29 de agosto .

7h às 10h — Chegada das Folias, credenciamento e café da manhã
Local: Jardim Municipal

10h — Solenidade oficial de abertura do 74º Encontro Nacional de Folias de Reis
Local: Jardim Municipal

14h às 16h — Visitação das Folias às residências previamente cadastradas no Sítio Histórico
Local: Sítio Histórico

16h — Cortejo das Folias pelas ruas do Sítio Histórico de Muqui
Local: Sítio Histórico

17h — Bênção das Folias, presidida pelo Bispo Diocesano
Local: Igreja Matriz São João Batista

18h — Cerimônia de encerramento, entrega de certificados e troféus
Local: Jardim Municipal

20h — Show com Vitor Zoli
Local: Jardim Municipal

22h — Show com Projeto Lado B – Thalita Saluci, Daniel Lial e Jessé Pimenta
Local: Jardim Municipal

Confira mais Notícias

Agenda

Circuito Cais convida a Flinc para promover um fim de semana com literatura na Praça do Cais das Artes

Zeca Pagodinho comemora 40 anos de carreira no Movimento Cidade com show inédito no ES

Cinema itinerante movido a energia solar chega a Cachoeiro com sessões gratuitas para crianças

Sesc Cachoeiro de Itapemirim recebe a exposição “Você Já Escutou a Terra?” a partir de 16 de junho

14 de junho, em Vitória

Cais das Artes recebe Fernanda Takai, Theo Bial e Roberto Menescal

Entorno da Casa de Cultura Roberto Carlos ganhará Praça “Lady Laura”

Cachoeiro

Empresário e Médico são indicados para o título de Cachoeirense Ausente Nº 1 de 2026

Secretário anuncia quase R$ 4 milhões para a Cultura; Cachoeiro terá pacote de obras em espaços históricos