Um dia histórico para o Espírito Santo. Essa foi a definição do governador Renato Casagrande (PSB) após receber a confirmação do termo de compromisso para a instalação de uma fábrica da montadora chinesa Great Wall Motors (GWM) no estado.
Em missão oficial à China, o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) fez a ligação para o governador. Ele estava ao lado de toda diretoria da montadora e deu a boa notícia nesta quarta-feira (14), após uma série de agendas institucionais e técnicas realizadas no país asiático.
Somente em 2025, a montadora já importou mais de 45 mil veículos pelos portos capixabas, reforçando a relação logística estratégica com o Estado. Casagrande comemorou:
“Assinamos um termo de compromisso com a Great Wall Motors, que só em 2025 já importou mais de 45 mil veículos pelos portos capixabas, para dar um passo histórico: implantar uma indústria de produção de veículos no Espírito Santo. O vice-governador Ricardo Ferraço está na China e me ligou junto com o fundador da empresa, Jack Wei, para tratar desse investimento que fortalece a economia local, gera oportunidades e ajuda a realizar um sonho antigo dos capixabas”.
O Espírito Santo estava entre os estados que disputavam a segunda fábrica da GWM no Brasil, agora oficialmente confirmada. Atualmente, todos os veículos eletrificados da GWM importados da China entram no Brasil pelos portos do Espírito Santo.
Embora ainda não definido, Aracruz aparece como o município preferido para receber a nova fábrica, caso de fato o empreendimento se confirme.
