Religião

Missa com 250 mil pessoas encerra Festa da Penha 2024

Com a participação de aproximadamente 2,7 milhões de fiéis católicos, em nove dias de programação, terminou nesta segunda-feira (8) a 454ª edição da Festa da Penha, em Vila Velha. A última missa, no Parque da Prainha, foi celebrada pelo arcebispo da Arquidiocese de Vitória, Dom Dario Campos, com mais de 250 mil pessoas. Os números são da organização do evento.

A imagem de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo, enfeitada com bromélias do entorno do Convento da Penha e com folhagens da região montanhosa do estado, foi escoltada e conduzida ao altar por um grupo de marinheiros. 

Presentes à cerimônia o governador do estado, Renato Casagrande (PSB) e os deputados estaduais Alexandre Xambinho (Podemos), Dary Pagung (PSB), Janete de Sá (PSB), Mazinho dos Anjos (PSDB), além do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos).

Maior participação

Durante os nove dias de celebração, a festa reuniu 2,7 milhões de fiéis, vindos de todo o estado do Espírito Santo e de diversas partes do país. A Romaria dos Homens, realizada no sábado (6), reuniu 1,2 milhão. A participação geral ultrapassou as expectativas da organização do evento. 

Participaram da transmissão TV Evangelizar, TV Canção Nova, TV Aparecida e Rede Vida, que transmitiram 11 romarias, 50 missas e levando informações sobre o turismo e as belezas naturais do estado. Os canais oficiais da Festa da Penha, Convento da Penha e Arquidiocese de Vitória transmitiram ao vivo mais de 50 horas de evento, inclusive pelas redes sociais. No domingo (7), a TV Ales transmitiu a missa da Romaria das Mulheres.

De acordo com o guardião do Convento da Penha, frei Djalma Fuck, “a Festa da Penha extrapolou o Espírito Santo. Este ano, nós chegamos para todo o Brasil, sobretudo com a contribuição dos canais católicos que nos ajudam na divulgação para os recantos mais escondidos de nosso Brasil”, comemorou o frade.

O evento religioso anual é promovido pela Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha, Associação dos Amigos do Convento da Penha, apoiadores e patrocinadores públicos e privados, incluindo as prefeituras de Vila Velha, Cariacica, Vitória e Serra. 

Show de encerramento

Depois da missa, acontece show com o cantor Michel Teló, no Parque da Prainha, no mesmo palco. Teló, que é católico, deve apresentar seus sucessos de 25 anos de carreira internacional.

Durante os nove dias, outros artistas católicos capixabas e de prestígio nacional se apresentaram: Thiago Brado, Eliana Ribeiro, Raquel Carpenter, Ziza Fernandes, Padre Joãozinho, Padre Anderson Gomes e Suely Façanha.

Confira mais Notícias

Brasileirão

CBF anuncia que jogos do Brasileiro retornam no dia 1º de junho

Futebol

Vasco supera Fortaleza nos pênaltis para avançar na Copa do Brasil

Números do Estado

Espírito Santo tem 9ª população mais alfabetizada do Brasil

Futebol

Turma do STF forma maioria para negar ao Flamengo Taça das Bolinhas

Apolinho, Sílvio Luiz e Antero Greco: adeus aos craques do jornalismo

Morre Washington Rodrigues

Adeus Apolinho

A rodada

Athletico-PR faz 2 a 0 no Palmeiras e retoma liderança do Brasileirão; veja outros jogos

Sorte capixaba

Aposta do Espírito Santo leva R$ 46 milhões na mega sena deste sábado, 11 de maio