Política Nacional
Ministro interino da saúde convida Nelson Teich para ser conselheiro da pasta


O ex-ministro Nelson Teich foi convidado por Eduardo Pazuello, atual comandante da pasta, para ser conselheiro de assuntos estratégicos do ministério da saúde.
A criação do conselho é uma ideia de Pazuello . Teich, no entanto, ainda não respondeu ao convite. O empresário Carlos Wizard Martins já foi confirmado como um dos conselheiros da pasta; ele ajudará nas compras de respiradores e insumos para produção de cloroquina.
Veja também: Responsável por incorporar medicamentos ao SUS pede demissão após cloroquina
Teich pediu demissão na última sexta-feira, 15, menos de um mês após assumir o cargo. “Não vou manchar a minha história por causa da cloroquina “, disse o oncologista. O principal motivo da saída foi a divergência com o presidente Bolsonaro (PSDB) quanto ao protocolo do uso do remédio.
Leia mais: Covid-19: Rio pode ultrapassar 40 mil casos em menos de duas semanas
Em seu lugar, assumiu o então secretário-executivo, general da ativa Eduardo Pazuello, que já nomeou 13 militares para atuarem na pasta, além de modificar protocolo que libera , no SUS, o uso da cloroquina em casos leves de Covid-19.


Política Nacional
Bolsonaro diz que “governo sempre fez sua parte” sobre crise no Amazonas


Nesta terça-feira (26), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou de uma conferência com investidores e comentou sobre a crise de saúde no Amazonas . Na ocasião, o presidente disse que o governo federal “sempre fez sua parte, de acordo com a determinação do Supremo Tribunal Federal”. As informações são do portal Metrópoles .
No início da pandemia de Covid-19 , o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que cabe a governadores e prefeitos estabelecer regras de isolamento, quarentena e restrição de transporte e trânsito em rodovias em estados e municípios.
“Tivemos uma crise muito grande agora no estado do Amazonas. O governo federal sempre fez sua parte, de acordo com a determinação do Supremo Tribunal Federal. Demos os meios e materiais para que, na ponta da linha, governadores na ponta gerissem a questão da saúde”, disse Bolsonaro .
Na noite do último sábado, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello , chegou a Manaus e, segundo a assessoria da pasta, ficará no estado do Amazonas pelo “tempo que for necessário”. No mesmo dia, a Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou a abertura de um inquérito para investigar a conduta do ministro durante a crise no estado.
Você viu?
Trabalho das Forças Armadas
Sem citar Pazuello, o presidente elogiou o trabalho das Forças Armadas na crise do Amazonas, depois que aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) transportaram cilindros de oxigênio para a região.
“As Forças Armadas – através, em especial, da nossa Força Aérea, depois o Exército e a Marinha também – fizeram um trabalho excepcional levando oxigênio para a região amazônica, em especial Manaus. E nós sabemos da dificuldade da logística para essa região”, disse o presidente.
“As Forças Armadas trabalham também ao lado do povo brasileiro, ao lado da classe médica para minorar problemas e diminuir o número de mortos no Brasil. Então, devemos nesse momento também cumprimentar nossas Forças Armadas pelo excepcional trabalho, que fazem em todo o Brasil uma logística sempre que se fizeram necessários”, completou.
Bolsonaro participou nesta terça-feira, por videoconferência, de evento realizado pelo Credit Suisse para debater o cenário de investimentos na América Latina. Acompanharam o presidente os ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e da Economia, Paulo Guedes, que também discursou.
-
Estado13 minutos atrás
Empresas de comércio e serviços na Grande Vitória são destaque em investimentos do Bandes
-
Política Nacional13 minutos atrás
Bolsonaro diz que “governo sempre fez sua parte” sobre crise no Amazonas
-
Saúde13 minutos atrás
Astrazeneca diz que não tem vacinas disponíveis ao mercado privado
-
Economia13 minutos atrás
99 terá que pagar indenização para motorista que teve conta bloqueada
-
Economia13 minutos atrás
Ipiranga abre programa de estágio com metade das vagas para candidatos negros
-
Economia13 minutos atrás
GOL volta a receber Boeing 737 novo após dois anos
-
Carros e Motos42 minutos atrás
Volvo XC60 híbrido ganha opção de interior em tecido sustentável
-
Entretenimento42 minutos atrás
BBB 21: Larissa Manoela brinca ao ser comparada com Thaís “até eu buguei”