Planejamento

Ministério de Minas e Energia não vê necessidade para horário de verão


O Ministério de Minas e Energia (MME) avaliou não ser necessário, por enquanto, a implantação do Horário de Verão em 2023. “Em virtude do planejamento seguro implantado pelo ministério desde os primeiros meses do governo, os dados não apontam, até o momento, para nenhuma necessidade de implementação do horário de verão”, disse a pasta, em nota.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os níveis de Energia Armazenada nos reservatórios devem se manter acima de 70% em setembro nas regiões Sul, Norte, Sudeste e Centro-Oeste, o que representa estabilidade no sistema. O ONS também ressalta que o período tipicamente seco está próximo do seu encerramento.

Criado em 1931, o horário de verão foi extinto pelo governo federal em 2019, com base em estudos que apontaram a pouca efetividade na economia energética. O governo da época também se baseou em estudos da área da saúde sobre os impactos da mudança no relógio biológico das pessoas.

Quando foi criado, o adiantamento do relógio em uma hora entre os meses de outubro e fevereiro tinha por objetivo reduzir o consumo de energia elétrica durante o horário de pico, que costumava ser em torno das 18h, e trazer economia de energia com maior utilização da iluminação natural. No entanto, nos últimos anos, o Ministério de Minas e Energia constatou mudanças no horário de pico, com maior consumo de energia no período da tarde, principalmente por causa da intensificação do uso de aparelhos de ar condicionado.

Confira mais Notícias

Governo abre inscrições para programa de estágio com mais de 2.000 vagas disponíveis e bolsa de até R$ 1.081,51

IBGE abre nova seleção para preencher 1,4 mil vagas temporárias

Novo Senac de Cachoeiro de Itapemirim inicia atividades com vagas abertas para 12 turmas gratuitas

Incêndio atinge restaurante Lamas, o mais antigo em atividade no Rio

Inmet alerta para condições favoráveis a novo episódio de El Niño

Desembargador e deputado são alvos da PF por venda de sentenças

Confira o Boletim de Vagas de Estágio do Estado do Espírito Santo nesta semana

Editais do Governo Federal disponibilizam R$ 450 milhões para projetos na Bacia do Rio Doce