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Mindfulness para crianças: 3 exercícios para acalmar os pequenos

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Com o isolamento e a necessidade de ficar mais tempo em casa, as crianças deixam de gastar energia como antes. Para os pais, fica o desafio de como entreter os filhos, além de encontrar formas para  manter o equilíbrio emocional diante de tantas mudanças na rotina. Nesse sentido, o mindfulness aparece como uma saída. 

mãe e filha meditando
Freepik/jcomp

Praticar mindfulness com as crianças é uma forma de ensinar técnicas de respiração que ajudam a acalmar

Vivian Wolff, coach especialista em desenvolvimento humano e mindfulness pelo Integrated Coaching Institute (ICI), explica que é possível inserir a prática no dia a dia de forma lúdica com o uso de brinquedos, objetos simples, alimentos, movimentos leves e música. “O mindfulness é um recurso suave e fácil para aumentar a concentração, podendo ser inserido na rotina das crianças e trazendo benefícios duradouros de desenvolvimento, quando praticado regularmente”, fala. 

Para quem quer introduzir a prática na rotina, a especialista indica três exercícios de mindfulness para crianças . E antes de começar, ela faz um alerta: “Certifique-se de desligar ou silenciar qualquer distração, como televisão, videogame e celulares”.

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Amigos da respiração

Essa atividade ajuda a desenvolver a atenção plena através da consciência do corpo e dos movimentos da respiração. 

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Como fazer: peça para a criança deitar e colocar um bichinho de pelúcia em cima de seu estômago. Diga para ele respirar profundamente, enchendo e esvaziando a barriga, prestando atenção no sobe e desce do bichinho durante os movimentos de inspiração e expiração. Após a percepção do movimento, peça fique assim por 1 ou 2 minutos, respirando normalmente, apenas notando o sobe e desce do brinquedo.

Como um sapinho na lagoa

Essa exercício serve para desenvolver calma e relaxamento corporal

Como fazer: sente com a crianças com as pernas cruzadas, em posição de meditação, e vá guiando o exercício por alguns minutos, usando a sua imaginação.

Diga: vamos brincar de ser um sapo sentado muito, muito quietinho em uma folha bem grande no lago. Enquanto você se senta na folha, Sr. Sapo, respire. Mas tenha cuidado. Se você se mexer demais, sua folha tombará e você acabará na água. Então, apenas observe enquanto sua barriga de sapo incha e desincha. Veja como você consegue ficar parado, como uma estátua, prestando atenção no que está acontecendo ao seu redor. Você está tranquilo e respirando, armazenando sua energia. Observe como sua barriga aumenta e diminui, Sr. Sapo.

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Tente fazer 5 ou 6 ciclos completos de respiração. O exercício foi adaptado do livro Quietinho feito um sapo, de Eline Snel.

Ondas no mar

A atividade “ondas no mar” ajuda a aumentar a consciência e o foco na respiração .

Como fazer: peça para seu filho desenhar várias ondas bem altas em um papel, daquelas contínuas, que treinam o grafismo infantil. Depois, peça para ele traçar o desenho com o dedinho, inspirando quando estiver no pico da onda e expirando quando estiver descendo a onda. Faça em todas as ondas do papel e, se quiser, repita.

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Dicas extras

Vivian explica que quanto mais curtas as sessões de mindfulness (4 a 5 minutos), melhor a resposta das crianças, principalmente no começo. A orientação é começar devagar e avaliar. “Algumas crianças são capazes de fazer sessões mais longas, dependendo da idade e do temperamento”.

Algumas crianças podem ficar inquietas no início ou se sentirem desconfortáveis em ficar em silêncio. Se isso acontecer, incentive-as gentilmente a continuar tentando e elogiando seus esforços. “Continue introduzindo e praticando de forma bem curta, até que a criança vá se acostumando. Com a prática regular, você descobrirá que as crianças não apenas aprimoram as técnicas, mas também começam a usar por conta própria”, fala a especialista.

Fonte: IG Mulher

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Medo e merecimento: como eles influenciam na sua vida?

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Medo e merecimento: como eles influenciam na sua vida?
Redação João Bidu

Medo e merecimento: como eles influenciam na sua vida?

Em tudo existe energia, na água que te hidrata, na palavra que você profere e até na qualidade dos seus pensamentos ao longo do teu dia. A saúde do que compõe o seu Ser, é uma ponte daqui, do visível, para outros níveis de contato, a conexão que vai te elevar ao espiritual.

Assim como cuidar do teu corpo importa, como cuidar dos pensamentos também. O que você pensa, o que sente que merece, o que escolhe merecer, veja bem, leia bem: o que escolhe merecer, vai ser um dos diversos caminhos que você tem o livre arbítrio para escolher trilhar até o topo da tua montanha, lá no lugar que reside as suas vitórias, realizações.

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O medo é uma venda tão fininha que te tapa a visão, mas você continua enxergando, só que não com a nitidez que deveria para poder mudar a tua vida, a direção, o seu verdadeiro e sagrado propósito de estar aqui neste plano terreno.

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Nada que te acontece é irrelevante ao que acredita merecer, que escolhe merecer. Eu já te contei que quem planta cebolas não vai colher tomates?

Seja o abraço amoroso que você possa estar esperando, seja o olhar de aprovação diante do espelho que, por ventura, ainda não tenha recebido, seja a pessoa que cai e levanta dez mil vezes e quantas vezes mais tiver que fazer isso.

O questionamento dos motivos pelos quais algumas pessoas sofrem tanto, a exemplo, na vida amorosa vem daquilo que você pode não entender. Então solte as vendas como a do medo, que de algum modo vendam seu jeito de entender a estrada por onde deve ter a sua caminhada. Você é responsável por toda e qualquer nova direção; abrace a tua jornada com amor, não importando o quanto ela tem custado a você. O teu jeito de vivenciar qualquer manifestação, a maneira como terá visão, percepção, intuição, para superar, transpor, creia, será remodelada!

Qual a coisa mais bonita que você disse hoje? Qual a tua maior ação por alguém que você fez hoje? Qual a força da tua oração hoje? Quais escolhas tem firmeza no seu dia, hoje?

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A boa sorte vai visitar a sua casa, os seus caminhos e o seu coração, escolha já qual a mais bela chave você irá usar ao atrair a porta certa, aquela em que tem tanto confiado. E sim, acredite, você é merecedor!

Texto: Michele Sensitiva

Site: michelesensitiva.com

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    Fonte: IG Mulher

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