Segurança

Militares da PMES alcançam 1ª e 3ª colocações na conclusão do I Curso de Técnico Explosivista Policial em Amazonas

Publicados

em


Na noite desta quarta-feira (09) foi realizada a solenidade de encerramento do 1° Curso de Técnico Explosivista Policial (CTEP), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). O evento ocorreu no Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (MARTE), unidade promotora do curso.

O Soldado Pedro Henrique Machado Frasson e o Solado Thiago de Almeida Silva, lotados na Companhia Independente de Missões Especiais (CIMEsp), concluíram o curso e alcançaram, respectivamente, a 1ª e 3ª colocações. O curso contou com a participação de militares de diversos estados do Brasil, concluindo com êxito 14 militares, sendo dois da PMPA, um da PMSC, um da PMRR, um da PMRO, sete da PMAM, além dos dois militares da PMES.

O CTEP teve início no dia 10 de março, com duração de 03 meses, carga horária de 750 horas, divididas em 32 disciplinas, que envolvem o conteúdo teórico e muitas atividades práticas. Destaca-se que os soldados Frasson e Thiago serão as únicas praças da ativa com o Curso de Técnico Explosivista, e os únicos policias da CIMEsp com essa especialização.

Leia Também:  Suspeito de tentativa de homicídio é preso pela DHPP Cariacica

O Comando da CIMEsp, percebendo a extrema necessidade de especializar policiais nessa área, levou a demanda ao Comando de Polícia Ostensiva Especializado (CPO-E) que, junto ao Comando Geral da Instituição, promoveram a ida dos militares para buscar a citada especialização.

Um dos objetivos é promover uma resposta técnica e qualificada para os incidentes críticos com explosivos, atendidos pelo Esquadrão Antibombas (EAB) da CIMEsp. O Comandante da CIMEsp, major Rogério, parabeniza os militares pela conclusão do curso e consequente representação positiva da unidade e instituição fora do Estado do Espírito Santo “o CTEP é um curso que exige grande dedicação, conhecimento e perícia ao lidar com artefatos explosivos. Os operadores lidam com o risco à vida de forma constante e, para isso, são muito exigidos tecnicamente. Com dois policiais especializados no EAB, continuamos com o objetivo de seguir a tríade de “treinar, dar treinamento e operar”, buscando sempre proporcionar um melhor serviço a sociedade capixaba”, concluiu o oficial.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: [email protected]

Leia Também:  Polícia Militar apreende 277 tabletes de maconha em Conceição da Barra

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: [email protected]

Fonte: PM ES

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Denarc Guarapari realiza operação e prende quatro indivíduos

Publicados

em


A equipe da Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc) de Guarapari realizou, na manhã desta quinta-feira (24), uma operação para cumprimento de mandados de busca e apreensão no bairro Perocão, em Guarapari. Durante a ação, quatro pessoas foram presas e dinheiro e entorpecentes foram apreendidos.

A operação faz parte de uma ação inédita e coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério (Senad), e as secretarias de segurança pública dos 26 estados e do Distrito Federal.

A operação teve apoio da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegacia de Infrações Penais e Outras (DIPO) de Guarapari, da Delegacia Especializada de Armas e Munições (Desarme), da Superintendência de Polícia Regional Sul (SPRS) e da Secretaria de Justiça.

“Em posse dos mandados, nossa equipe realizou diligências na casa de um suspeito de 26 anos, com apoio do canil da Secretaria da Justiça, em um aglomerado de casas. Foi realizada uma entrada simultânea entre as equipes e, durante as buscas, foram encontrados uma quantidade de entorpecentes, dinheiro e aparelhos celulares”, conta o titular da Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc) de Guarapari, delegado Guilherme Eugênio.

Quando os policiais bateram em uma das portas de outra residência e se identificaram, um homem de 28 anos atendeu a equipe e disse que poderia realizar buscas no local, pois não seria encontrado nada de ilícito em sua residência. Durante a varredura, os policiais encontraram uma quantidade de dinheiro em cima de um guarda-roupa, além de um rolo de papel alumínio, que é usado para embalos de entorpecentes.

“Após realizarmos as buscas, percebemos que o indivíduo estava sentado no sofá e muito nervoso. Quando pedimos para levantar, foram encontrados no encosto do móvel, alguns entorpecentes. Posteriormente, o cão da Sejus, conseguiu localizar, em cima de uma laje, uma sacola contendo entorpecentes”, relata o delegado Guilherme Eugênio.

Após realizarem buscas neste imóvel, os policiais foram para outra casa que, os suspeitos de 41 anos com mais outras duas pessoas, franquearam a entrada da equipe, que conseguiu entrar na residência. Lá foram encontradas maconha e crack.

Dando continuidade a operação, os policiais foram a outra residência de um homem de 21 anos. Durante as buscas, foi encontrado um pote grande, de 120 gramas de cocaína.

Os suspeitos, de 21, 28, 26 e 41, anos foram conduzidos à Delegacia Regional de Guarapari, onde foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e receptação de produtos roubados. Eles foram encaminhados ao Centro de Triagem de Viana (CTV).

Texto: Matheus Zardini

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Leia Também:  PM apreende droga em Guarapari

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

[email protected]

  

Atendimento à Imprensa

Olga Samara/ Matheus Zardini

(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/

(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA