Representantes das prefeituras de Itapemirim e Marataízes se reuniram no auditório da prefeitura, com a diretoria e setor jurídico do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), para apresentação de prestação de contas de um ano da atual gestão da entidade e também para discutirem soluções para melhorar a prestação de serviço de água aos dois municípios. Estiveram presentes também Marlon Barbosa e André Toscano, assessores jurídicos do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo (CISABES). O encontro foi na semana passada, dia 14.
Em linhas gerais, o diretor do Saae, Waldemir Gama, iniciou um breve balanço de um ano da atual gestão. “Assumimos com um déficit de 1,6 milhão e hoje, temos um superávit de 348 mil. No primeiro semestre da nossa gestão, foram 5 bilhões de litros de água e neste semestre já são 200 milhões de litros a mais. Temos hoje mais de 19 mil ligações em Marataízes e mais de 16 mil em Itapemirim”, contabilizou Waldemir.
Outro assunto relevante em pauta, foi a possibilidade de se firmar um consórcio entre Marataízes e Itapemirim, tornando o Saae uma autarquia intermunicipal, com objetivo de melhorar os serviços prestados a ambos os municípios. “É o que de fato já acontece, só falta documentar isso. Tornar-se um consórcio entre os dois municípios, passa a integrar a administração e, sendo parte da administração dos dois, não será necessário contrato, licitação, para prestar o serviço do município de Itapemirim para Marataízes. Em pouquíssimas linhas, essa é a solução jurídica para isso”, disse Marlon Barbosa.
O Secretário de Governo de Itapemirim, Ricardo Cordeiro, disse que o município de Itapemirim está aberto às questões que possam fortalecer e melhorar o serviço para a população. “Temos ciência de que sem o fortalecimento da entidade responsável pelo serviço, nós não vamos conseguir avançar em hipótese alguma. Isoladamente seremos fracos. Então, deixo como sugestão que tudo que falamos aqui possa sustentar os prefeitos dos dois municípios e que, em breve, possamos reagendar uma nova reunião para a continuidade desse trabalho”, finalizou o secretário.
Secretários de Governo e Obras, de Marataízes, secretários de Governo e Meio Ambiente de Itapemirim, e assessores jurídicos de ambos os municípios e também do Saae acompanharam a reunião, participando efetivamente do debate.