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MEC seleciona faculdade de Cachoeiro de Itapemirim para oferecer curso de medicina

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O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (27) uma portaria com os municípios e instituições de educação superior selecionados para implantar cursos de medicina nas cidades que ainda não contam com oferta nessa área. Ao todo, serão abertas até 2.460 vagas para a formação de médicos.

Em Cachoeiro de Itapemirim, a Faculdade Multivix, sob a razão social Empresa Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão S.A (Embrae), é a instituição selecionada. Depois de quase um ano suspenso pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o processo de abertura da graduação, por meio do programa Mais Médicos, foi retomado pelo governo federal.

As mantenedoras que tiveram as propostas selecionadas devem se apresentar à Seres, até 11 de outubro, para a entrega da garantia de execução e assinatura de termo de compromisso. Também está previsto o monitoramento da implantação dos projetos apresentados. De acordo com cada proposta selecionada, esse processo pode ser realizado entre três e 18 meses.

“É um momento histórico, uma grande conquista para o município, que passará a formar profissionais para atender a demanda local e regional da saúde pública, principalmente”, comemora o prefeito Carlos Casteglione (PT). O prefeito foi quem acionou a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em outubro de 2015, para que a entidade intercedesse pela continuidade do processo suspenso pelo TCU.

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Em Cachoeiro, serão abertas 100 vagas, a partir de 2017. “É muito gratificante ver que valeu a pena todo o nosso esforço, iniciado ainda em 2013, para que o município pudesse ter sido escolhido para receber o curso”, completa.

Por meio de nota, a Multivix afirma que está entre as maiores faculdades de medicina do país, com uma metodologia pautada na formação de alta performance e que assegura ao aluno desempenho de excelência no exercício da sua profissão.

“Para a Faculdade, a autorização para o funcionamento do curso de Medicina em Cachoeiro pelo MEC representa um importante marco na sua história e também no desenvolvimento social da região. Também é mais um passo no seu processo de expansão do ensino de qualidade para todos os capixabas e um estímulo para a instituição investir ainda mais na qualificação do seu curso de Medicina”, diz a nota.

Agora, a instituição vai aguardar a visita da comissão do MEC para dar andamento à estruturação do primeiro processo seletivo de Medicina no município.

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fonte http://www.folhavitoria.com.br/

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Procon do ES divulga balanço e telefonia lidera reclamações

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Proteção e Defesa do Consumidor

As principais demandas estão relacionadas a cobrança indevida e descumprimento de contratos.

Por | 06.02.2020

 

Em 2019, a telefonia móvel liderou o ranking de atendimentos no Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES). No mesmo período de 2018, bancos foram o assunto mais demandado. As principais demandas estão relacionadas a cobrança indevida e descumprimento de contratos.

No último ano, 52.204 atendimentos foram realizados pelo Procon-ES. Desse total, mais de 5 mil atendimentos estão relacionados à telefonia móvel. Ocupa a primeira posição do ranking a telefonia móvel, seguida das financeiras, bancos, energia elétrica, telefonia fixa, cartão de crédito, aparelho de telefone, água e esgoto, TV por assinatura e, em décimo lugar, móveis.

Os segmentos que lideraram os atendimentos foram, com 19.961 registros, os assuntos financeiros; seguido por serviços essenciais, com 13.572 queixas; produtos (7.518); serviços privados (4.962); saúde (906); habitação (211) e alimentos (200).

O diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, ressaltou que diferentemente do ranking de atendimento dos últimos anos, que foram liderados por bancos e empresas de cartão de crédito, a telefonia móvel ocupou a primeira posição em 2019.

“Cobrança indevida, incluindo lançamentos de serviços não solicitados na fatura e a mudança unilateral nos contratos com reajuste no valor do serviço são as queixas dos consumidores quando se trata de telecomunicação”, disse.

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Para evitar problemas, o consumidor deve ter atenção redobrada antes da contratação de serviços. “É preciso ler atentamente o contrato, tirar todas as dúvidas e só assiná-lo se estiver de pleno acordo com as cláusulas estabelecidas. É preciso sempre conferir os lançamentos cobrados nas faturas. Em caso de dúvidas, procurar o Procon”, afirmou Athayde.

Negociação de dívidas

Rogério Athayde ressaltou ainda que grande parte das demandas de bancos, operadoras de cartões e financeiras estão relacionadas a cobrança indevida e a negociação de dívidas. “No ano de 2019, realizamos 5.261 atendimentos no setor de cálculo e negociação de dívidas do Procon-ES”.

Os atendimentos do setor são realizados de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, presencialmente na sede do Procon-ES, localizada na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 9º andar, Centro, Vitória. Também disponibilizamos o mesmo atendimento na unidade localizada no Faça Fácil Cariacica.

Fornecedores

Em relação aos fornecedores mais demandados no Procon-ES em 2019, em primeiro lugar no ranking, está a Vivo, em segundo aparece a concessionária de energia elétrica EDP, seguida do Banco BMG, Telemar, Banco Bradesco, Caixa Econômica Federal, Dacasa Financeira, Banco Itaú, Claro e, em décimo lugar, aparece a Oi Móvel.

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“A maioria dos atendimentos realizados pelo Procon-ES é solucionado de maneira preliminar, ou seja, sem necessidade de abertura de processo e realização de audiências. Esse número demonstra o alto índice de resolução das demandas que chegam ao órgão e a rapidez com a qual os problemas dos consumidores são solucionados”, informou o diretor Rogério Athayde.

Reclamação

Os consumidores poderão registrar suas reclamações pelo aplicativo Procon-ES (disponível para Android) ou pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 9º andar, das 9h às 17 horas, de segunda a sexta. Os consumidores podem procurar ainda a Unidade Faça Fácil, em Cariacica, que atende também aos sábados, até às 13 horas.

Existe também uma plataforma online, do Ministério da Justiça, para o registro de reclamações. Por meio do site www.consumidor.gov.br é possível registrar queixas e solucionar os problemas de consumo diretamente com as empresas em até dez dias.

Para atendimento é preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como faturas, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.

 

 

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