Fabricados nos Estados Unidos

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados


Mais de 90% dos fuzis apreendidos no ano passado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro foram fabricados em outros países. O maior número de apreensões ocorreu em áreas do estado onde há disputas de território entre facções criminosas rivais. As duas constatações fazem parte de um estudo da Subsecretaria de Inteligência (SSI)da Secretaria de Estado de Polícia Militar, que analisou a apreensão de 492 fuzis em 2023.

Um aspecto abordado no estudo da SSI diz respeito à marca dos fuzis apreendidos. Dos 492, 199 são da marca norte-americana Colt. Foram registrados no estudo 194 fuzis sem marca, ou seja, armas que entram no país ou no estado separadas por peças e montadas por armeiros envolvidos com as organizações criminosas. As demais armas apreendidas são de 43 marcas diversas, praticamente todas de países do Hemisfério Norte.  

O estudo da SSI mostra que as apreensões se concentraram com maior intensidade nas áreas integradas de segurança pública (AISPs) da zona oeste da capital e da Baixada Fluminense. Das dez AISPs com maior número de apreensões, oito estão situadas nessas regiões do estado. As únicas exceções são a AISP 3 (região do Méier e adjacências) e a AISP 16 (Olaria e adjacências). Das 492 apreensões de fuzis no ano passado, 377 foram registradas nessas dez regiões.

Ainda sob o aspecto geográfico, o estudo destaca a expansão do crime organizado para o interior do estado. Na região do 5º Comando de Policiamento (5º CPA), Sul Fluminense e Costa Verde, foram apreendidos 13 fuzis no ano passado. Já na região do 6º CPA, Norte e Noroeste do estado, ocorreram sete apreensões.

“Compartilhado com a Polícia Federal, o estudo indica que o tráfico internacional de armas representa um dos maiores desafios para a área de segurança pública do Rio de Janeiro, cuja solução depende de uma ação articulada entre as polícias do estado e as forças federais”, diz nota da Polícia Militar.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Fernando Frazão

Confira mais Notícias

Brasil

Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França

Líder

Flamengo derrota Juventude para abrir vantagem na ponta do Brasileiro; confira a rodada

Brasileirão

Palmeiras joga no ritmo de Vitor Roque e goleia o Inter; confira os resultados da rodada

Oportunidades

Câmara dos Deputados autoriza a realização de concurso público

Sorte

Aposta de Teresópolis (RJ) fatura prêmio de R$ 53,9 milhões da Mega

Futebol

Cruzeiro derrota Atlético-MG na Copa do Brasil; e Vasco bate Botafogo

Espírito Santo

Seama abre processo seletivo para técnicos de nível superior em áreas climáticas

Adeus

Cantora e compositora Angela Ro Ro morre aos 75 anos no Rio

plugins premium WordPress