Saúde

Mais de 290 tipos de remédios podem ser adquiridos de graça no ES. Saiba como aproveitar!

Publicado em

Mais de 270 mil pessoas procuraram uma das 10 unidades da Farmácia Cidadã no Espírito Santo entre janeiro e abril deste ano ano. Em 2015, foram realizados 740 mil atendimentos.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa), os medicamentos mais solicitados são usados no tratamento da insuficiência renal, esquizofrenia, Doença de Alzheimer, dislipidemia (aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue), Doença de Parkinson, asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), artrite reumatoide e glaucoma.

Atualmente, o serviço oferece 296 tipos de medicamentos para enfermidades graves, que podem levar à morte ou provocar perda da qualidade de vida, incapacitação para o trabalho e redução da expectativa de vida.

Tanto pacientes da rede pública de saúde quanto os que utilizam a rede privada podem recorrer à oferta gratuita de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Medicamentos

>> Componente Básico da Assistência Farmacêutica

>> Componente Especializado da Assistência Farmacêutica

>> Lista Estadual Complementar

Saiba como ter acesso à Farmácia Cidadã

Leia Também:  Hemorio lança campanha para incentivar doações de sangue

A população deve procurar uma Farmácia Cidadã e apresentar exames e documentos fornecidos pelo médico (laudo com a descrição do quadro clínico do paciente, receituário e LME – Laudo para Avaliação, Solicitação e Autorização de Medicamentos). 

A partir disso, a farmácia vai abrir  um processo para avaliar a solicitação com base nos exames e laudos médicos.

Quando a avaliação do processo é concluída, a Farmácia Cidadã envia uma mensagem para o telefone celular do paciente ou do responsável informando se a solicitação foi deferida ou não, e dizendo da necessidade de entrar em contato com a farmácia para agendar o atendimento nos casos de deferimento.

As unidades da Farmácia Cidadã Estadual estão localizadas em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Colatina, Nova Venécia, Linhares e Venda Nova do Imigrante.

fonte http://www.folhavitoria.com.br/

COMENTE ABAIXO:

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Saúde

Covid-19 apresenta dados mais baixos dos últimos 60 dias no RJ

Published

on

Os indicadores precoces semanais do Panorama Covid-19, divulgado nesta sexta-feira (19), apresentam tendência de estabilidade no Rio de Janeiro, com os dados mais baixos dos últimos dois meses.

A análise dos dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) indica que os atendimentos de casos de síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da rede estadual reduziram 2% em relação à semana anterior, configurando a menor média diária dos últimos 60 dias. Na semana de 1 a 7 de agosto, a média diária de atendimentos nas UPAs foi de 163, sendo 52 pediátricos. Já na semana de 8 a 14 de agosto, a média diária foi de 159 atendimentos, sendo 51 pediátricos.

O secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, confirmou “o melhor cenário dos últimos dois meses, o que se deve muito à vacinação e, por isso, precisamos que a população continue fazendo sua parte, buscando os postos de saúde para completar o esquema vacinal.”

As taxas de positividade de antígeno e RT-PCR mantêm tendência de redução. Entre os dias 8 e 14 de agosto, foram realizados em média 2,9 mil testes de antígeno por dia, sendo a positividade de 5%. Em relação ao RT-PCR, estão sendo analisados em média 280 exames por dia, com positividade de 3%. Na semana anterior, a positividade dos testes de antígeno estava em 7% e a dos exames de RT-PCR, em 5%.

Leia Também:  Covid-19: em 24 horas, Brasil teve 23,3 mil novos casos e 126 mortes

Para consultar o número de internações, óbitos e taxa de cobertura vacinal, basta acessar o Painel de Monitoramento da Covid-19.

Edição: Maria Claudia

Fonte: EBC Saúde

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA