Estado

Mais 104 respiradores chegam ao Espírito Santo para reforçar o enfrentamento ao novo Coronavírus

Publicados

em


.

O Governo do Estado recebe nesta semana 104 novos respiradores pulmonares. Nesta quarta-feira (01), chegaram 90 respiradores adquiridos de um fornecedor da Itália; no último domingo (28), chegaram 14 adquiridos de uma empresa nacional. São equipamentos que auxiliarão o Governo capixaba no reforço à rede hospitalar para o enfrentamento do novo Coronavírus (Covid-19).

A aquisição dos 90 respiradores faz parte do total de 350 adquiridos da empresa Siare Engineering International Group, que tem sede em Bologna, na Itália, e estão sendo entregues de forma parcelada. A primeira entrega, com 60 equipamentos, aconteceu no dia 25 de maio; a segunda entrega, com 100 equipamentos, no início de junho e; e os 100 restantes devem chegar ao Estado até o final de julho.

Já os 14 respiradores foram adquiridos da empresa nacional Novitech Comercio e Serviços Ltda, com valor do do investimento é de R$ 70.000,00a unidade. De uma compra de 30 respiradores, 20 já foram entregues ao Estado.

Decisão judicial para financiar 250 respiradores

Leia Também:  Banestes inaugura Agência Empresarial de Linhares

Dos 350 respiradores pulmonares adquiridos pelo Estado por meio da empresa italiana Siare Engineering International Group, 250 foram pagos mediante recursos oriundos de uma decisão judicial da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais (AGE-MG), interposta na Justiça Federal de Minas Gerais em abril deste ano. Saiba mais em: https://pge.es.gov.br/Not%C3%ADcia/pge-es-e-age-mg-conseguem-mais-recursos-para-combate-ao-coronavirus

De acordo com o subsecretário de Estado de Administração e Financiamento de Atenção à Saúde, Rafael Grossi, o recurso é proveniente de valores que estão depositados em juízo pela mineradora Samarco no caso do rompimento da Barragem de Mariana (MG) e que serão destinados a ações de enfrentamento à Covid-19.

“Os valores para aquisição dos respiradores foram viabilizadas pelo juiz Mário de Paula Franco Júnior, da 12ª Vara Federal de Minas Gerais, cuja decisão disponibilizou os investimentos ao enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, sendo fiscalizados por controles internos, externos e também pelo Poder Judiciário”, explicou Rafael Grossi.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
[email protected]

Leia Também:  Governo do Estado entrega obras e assina convênio em Marechal Floriano nesta sexta (14)

 

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado

Pacientes ganham festa de aniversário no Hospital Estadual de Urgência e Emergência

Publicados

em


.

No dia 6 de agosto, Marlene de Jesus Santos completou 64 anos. Em tratamento no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, a paciente nunca esteve em um ambiente hospitalar no dia do seu aniversário.

Para tornar este momento menos difícil, colaboradores do hospital organizaram uma comemoração. Cartão de aniversário, um minibolo e até música fizeram parte das ações, com o objetivo de trazer mais conforto emocional e tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor ao paciente. 

A iniciativa é um projeto conduzido pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), com o apoio de profissionais de vários setores do HEUE. A ação ocorre quando a data do aniversário do paciente coincide com o período em que está internado na unidade. E o projeto conta ainda com o apoio de profissionais de vários setores do hospital e, inclusive, dos acompanhantes. Emocionada com a homenagem, Marlene não escondeu as lágrimas.

“É a primeira vez que faço aniversário dentro do hospital e fiquei muito feliz e emocionada pela lembrança. Fiz questão de contar para minha família que mora aqui no Espírito Santo e na Bahia”, disse.

Leia Também:  Turismo: setor já chega a R$ 5 milhões em contratação em financiamentos no Bandes

O filho da paciente, Lucas de Jesus Santos, ajudou na elaboração da surpresa pelos colaboradores e tornou o momento ainda mais alegre. “Eu nunca vi uma ação dessa dentro de um hospital e fiz questão de registrar para guardar de lembrança”, afirmou.

Comemoração surpresa

No Hospital Estadual de Urgência e Emergência, gerenciado pela Pró-Saúde desde 2015, as comemorações do aniversário de pacientes seguem critérios específicos, respeitando sempre a segurança e sem interferências no tratamento.

Os colaboradores promovem uma homenagem surpresa e até cantam para pacientes. Além disso, um cartaz de feliz aniversário é afixado no leito e todas as demonstrações de carinho ajudam a melhorar a autoestima, sendo uma ação terapêutica importante para diminuir o estresse pela internação.

“A surpresa começa de madrugada, com um cartaz sendo colocado no leito do paciente, pois a intenção é que ele acorde e já veja que lembramos dele. Além disso, todos os profissionais envolvidos no tratamento parabenizam o usuário. É um ato que reforça a certeza em dias melhores”, explicou Francis Souza, assistente administrativo e membro do GTH.

Leia Também:  Pacientes ganham festa de aniversário no Hospital Estadual de Urgência e Emergência

Na percepção de Paulo Czrnhak, diretor Hospitalar do HEUE, o projeto contribui no processo de recuperação, proporciona uma experiência positiva durante o tratamento, além de aproximar os pacientes dos profissionais de saúde. “É uma contribuição terapêutica, pois alegra às pessoas, minimiza a fragilidade física e emocional por conta da internação, além de ser uma oportunidade de celebrar a vida”, destacou.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros – a maioria no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

[email protected]

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE)

(27) 3194-0122

[email protected] 

 

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA