Comunidade Italiana

Maior linguiça da região será produzida na Festa da Imigração em Anchieta

Publicados

em

Alto Pongal

Festa acontece neste domingo com diversas atividades culturais e comidas típicas, incluindo o preparo da maior escudiguim da região que medirá aproximadamente 10 metros.

Por | 30.08.2019

A comunidade de Alto Pongal, no interior de Anchieta, está se preparando para realizar no próximo domingo (01) a 14ª edição da Festa da Imigração Italiana. Como toda boa festa italiana, não vai faltar vinho, polenta e música, mas este ano os organizadores pretendem inovar com o preparo do maior escudiguim da região.

 

O Escudiguim é uma linguiça feita com carne e couro de porco moído e temperado com diversos condimentos. É uma receita trazida para o Brasil pelos imigrantes italianos no século XIX. No Brasil, ele também pode ser conhecido como escudiguinho, codeguim, cudiguim e escorceta. A iguaria já vem sendo preparada pelas famílias da localidade e durante a festa haverá a medição perante o público.

De acordo com os organizadores, após a medição, a linguiça será comercializada em porções. Também durante a festa os visitantes poderão comprar porções com queijo, polenta e almoço típico. 

Festa tem rainha e carretela             

Os moradores da localidade estão se empenhando para, além de preparar as comidas típicas, enfeitar as casas e a vila para o evento, ainda confeccionar os carros para o desfile da Carretela Italiana e o desfile que irá eleger rainha e princesas da edição.

Leia Também:  Ciclistas movimentam Cachoeiro

A programação oficial do evento será às 8h com missa, em haverá a abertura da praça gastronômica com medição de uma linguiça caseira gigante, preparada pelos próprios  moradores locais. Durante todo o dia haverá shows e apresentações culturais, além do desfile para escolha da ‘bela bambina’, a jovem mais bela que irá representar a comunidade. A programação contará ainda com moda de viola e show com diversas bandas. 

 Carretela com novo formato

A Caretela da Imigração, que também acontece no domingo (01), é um desfile Italiano, que reúne membros da comunidade e visitantes vestidos à caráter. Eles passeiam em carros alegóricos decorados e contam a história da vila. Nos últimos anos, a caretela vem contando a origem da imigração na região.

O desfile será animado com muita música e comidas típicas. Este ano será proibido  utilização de som portátil ou automotivo pelos participantes. Também será proibido o uso de bebidas alcoólicas durante o percurso, somente o vinho distribuído pela organização.

Passos dos Imigrantes

No mesmo final de semana acontece a 15ª Caminhada Os Passos dos Imigrantes, que inicia na sede de Anchieta e percorre, durante dois dias, 41 quilômetros até a comunidade de Alto Pongal, onde os participantes são recepcionados. As inscrições para a caminhada dever ser feita no Centro Cultural Anchieta.

Leia Também:  Exposição de orquídeas vai colorir Venda Nova do Imigrante nesta semana

Confira a programação:

27/08 – TERÇA FEIRA

19h – Sessão Solene em comemoração ao Dia Municipal da Imigração Italiana e entrega da “COMENDA NONNA ADÉLIA”, na Câmara Municipal dos Vereadores;

31/08 – SÁBADO

07h – Saída da 15ª Caminhada dos Passos dos Imigrantes, da Praça dos Imigrantes – Porto de Cima (1º dia);

01/09 – DOMINGO

07h – Saída da 15ª Caminhada dos Passos dos Imigrantes da Comunidade Serra das Graças (2º dia);

08h – Santa Missa;                                                     

10h – Abertura do Espaço Gastronômico com a medição do “ESCUDIGUIM GIGANTE”;

10h30 – Recepção dos Andarilhos dos Passos Dos Imigrantes;

11h – Almoço típico italiano com apresentação do Grupo de Dança Italiana;

12h – Apresentação Coral “Bambinos de Pongal”, da E.M.E.B “Tia Marlene Petri”; 

13h – Concurso “La Bella Bambina”;

14h – Show com Miguel Machado e Gabriel;

16h- Desfile da Carretela da  Imigração Italiana;

17h- Show banda Giocco di Morra

19h- Show com João Victor e Vinícius

20h- Tradicional Sopão do Nono

 

 

 

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade Italiana

Ciclistas movimentam Cachoeiro

Publicados

em

Por

Por | 00.00.

 

Foto Divulgação

Alessandro de Paula

 

Mais de 300 ciclistas se reuniram na noite desta quinta-feira (22) para o 1º Pedala Caxu, um evento organizado pela equipe Mountain Bike Caxu cujo objetivo foi conscientizar a população para um trânsito mais consciente.

 

A data escolhida para o evento coincide com o Dia Mundial Sem Carro, comemorado anualmente no dia 22 de setembro.

 

Os participantes saíram por volta das 20 horas do pátio da antiga estação, na Linha Vermelha, e percorreram 12 quilômetros em perímetro urbano. Também foram arrecadados alimentos.

 

O evento teve o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

 

Segundo o Mountain Bike Caxu, em Cachoeiro há atualmente entre 12 e 15 grupos de bikes, que se encontram com frequência para pedalar.

 

 

Um dos grupos que participaram foi o Adventure Bike. O fotógrafo Edgard Baião é um dos integrantes da equipe e participou da pedalada: “Foi maravilho ter um evento assim em nossa cidade”, disse.

Leia Também:  Ciclistas movimentam Cachoeiro

fonte http://www.jornalfato.com.br/

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA