Política Nacional
Luiza Erundina vai concorrer à presidência da Câmara pelo PSOL


A deputada Luiza Erundina (SP) foi escolhida pelo PSOL, nesta sexta-feira (15), para concorrer à presidência da Câmara . Até chegar à decisão, ao partido estava entre ter uma candidatura própria ou apoiar Baleia Rossi (MDB-SP).
Apesar de ter chances pequenas de Erundina ser eleita, a medida é estratégica, já que é uma maneira do PSOL marcar posição na disputa.
Os outros c andidatos também com poucas chances à vaga são Fábio Ramalho (MDB-MG), Capitão Augusto (PL-SP), André Janones (Avante-MG), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Alexandre Frota (PSDB-SP).
Você viu?
Isso acontece porque a eleição está centrada em Baleia e Arthur Lira (PP-AL). No momento, Lira é o mais forte, por ser líder do Centrão e candidato do governo.
A eleição acontece no início de fevereiro . Quem for eleito ficará dois anos no cargo. Para isso, é necessário ter pelo menos 257 votos, caso todos os 513 deputados votem.


Política Nacional
Sob comando de Arthur Lira, centrão busca afrouxar regras eleitorais e políticas


O deputado federal Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara e líder do centrão , começou a articular uma reforma política no país. Benefícios aos partidos nanicos e limitar nas ações da Justiça Eleitoral estão entre as prioridades. As informações são do jornal A Folha de S.Paulo .
Na última quarta-feira (24), um grupo de trabalho deu início às conversas por ordem de Lira, que deseja votar as mudanças políticas ainda no primeiro semestre . De maneira paralela, uma comissão especial estudará quais mudanças precisam ser alteradas na Constituição .
Segundo a deputada federal Margarete Coelho (PP-PI) e relatora do roteiro estabelecido pelo grupo de trabalho, a mudanças visam “conter o ímpeto ativista do Poder Judiciário em regulamentar matérias que devem ser previstas em lei em sentido estrito e não em resoluções do TSE (Tribunal Superior Eleitoral)”.
Partidos envolvidos no grupo de Arthur Lira defendem a adoção do sistema eleitoral chamado de ‘ distritão ‘, que consiste em eleger apenas os deputados federais, estaduais e vereadores mais votados . Com isso, a ideia é fortalecer as legendas . No ‘distritão’, os votos depositados em candidatos que não se elegem são desperdiçados .
-
Entretenimento15 minutos atrás
Editora da Playboy revela “truque” para esconder o clitóris das modelos
-
Agronegócio15 minutos atrás
Preço pago pelo quilo do mel em MS tem alta de 36% em relação a 2020
-
Entretenimento15 minutos atrás
BBB 21: Juliette alcança a marca de 1 milhão de seguidores no Twitter
-
Esporte15 minutos atrás
Atlético Clube Goianiense é Bicampeão do Campeonato Goiano de 2020
-
Entretenimento15 minutos atrás
Karol Conká desabafa sobre racismo e conta sonho de infância: “Ser branca”
-
Entretenimento15 minutos atrás
Após acusações de agressão, Nanah sela trégua com cantor Rodriguinho
-
Entretenimento15 minutos atrás
Netflix confirma o início de produção de ‘Rebelde’
-
Política15 minutos atrás
Segurança repercute falta de efetivo na Polícia Civil