Cidades
Licitação da PPP da iluminação pública de Cachoeiro é realizada na Bolsa de Valores

Foi realizada, na tarde desta sexta-feira (29), na Bolsa de Valores de São Paulo, a sessão pública da licitação de Parceria Público-Privada (PPP) para operação do serviço de iluminação pública em Cachoeiro de Itapemirim.
Sete consórcios participaram da concorrência à concessão administrativa da operação, que visa à modernização e à ampliação do serviço de iluminação pública no município.
O consórcio Luz de Itapemirim apresentou o menor valor de contraprestação mensal – pagamento que o município fará à empresa vencedora -, com uma proposta de R$ 248.300,74 (deságio de 68%).
Agora, a proponente passará pela próxima etapa do processo de contratação, que consiste na avaliação da habilitação técnica do consórcio. Caso o primeiro colocado do leilão não atinja os requisitos técnicos previstos no edital, o segundo melhor colocado passará pela mesma avaliação.
O prazo de concessão para o consórcio vencedor será de 13 anos, período em que o parque de iluminação pública do município terá um investimento previsto de até R$ 114,16 milhões em modernização, ampliação e manutenção. Entretanto, as melhorias poderão ser experimentadas pela população já nos primeiros meses da PPP.
O projeto prevê a ampliação do número de pontos de luz, de 18.556 para 23.079, todos com lâmpadas de LED, e a implantação de sistema moderno de telegestão (gerenciamento remoto de luminárias).
“Estamos muito felizes por Cachoeiro ser uma das sete cidades de todo o Brasil a ser contemplada por esse edital do governo federal. Iniciamos a modelagem desse projeto, no ano de 2018, com o objetivo de modernizar e ampliar nosso parque de iluminação, o que irá gerar economia, mais qualidade de vida e segurança para a cidade”, destacou o prefeito Victor Coelho.
“Esse é um projeto moderno e inovador desenvolvido, por nós, a longo prazo, com chancela da Caixa Econômica e do Governo Federal. Estamos orgulhosos de chegarmos ao final desse processo, para que os cidadãos de Cachoeiro comecem a experienciar as melhorias que serão geradas por esse projeto”, ressalta o secretário municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente de Cachoeiro, Alexandro da Vitória.
Benefícios da PPP da Iluminação Pública de Cachoeiro
– Troca de 100% das luminárias para a tecnologia LED;
– Economia de energia;
– Padronização do parque de iluminação, de acordo com normas técnicas (NBR);
– Sistema de telegestão (monitoramento remoto de luminárias);
– Contrato único e de longo prazo aferido por desempenho;
– Compartilhamento de riscos com o parceiro privado;
– Possibilidade de implantação de novos serviços e integração com outros sistemas municipais;
– Maior sensação de segurança e bem-estar para a população;
– Melhores níveis de serviço e de atendimento ao cidadão;
– Redução de acidentes noturnos;
– Requalificação de áreas de convivência na cidade;
– Redução do impacto ambiental;
– Iluminação ornamental em prédios histórico-culturais.
A PPP em números
– Modernização de todos os atuais 18.556 pontos de iluminação com LED;
– Implantação de 4.523 novos pontos de iluminação (LED);
– Modernização de todo o parque de iluminação em 24 meses;
– Prazo da concessão: 13 anos;
– 51,9% de redução do consumo de energia (comparando a mesma base – 18.556 pontos);
– 39,4% de redução do consumo de energia (considerando acréscimo no parque de 4.523 pontos);
– 100% de atendimento à NBR 5101 (norma que estabelece os requisitos mínimos necessários para iluminação de vias públicas).


Cidades
Empresário de Marataízes exporta peixes ornamentais para cinco países

O abacaxi é a marca registrada de Marataízes e leva o nome do município para diversas regiões do país. Mas não é só essa fruta que faz a cidade ser conhecida. Na aquicultura, um empresário do município tem chamado a atenção com uma atividade diferenciada e até encantadora.
Com um trabalho em Marataízes desde 2005, o empresário Carlos Alberto Pereira, mais conhecido como Carlos do Peixinho, produz cerca de 15 espécies de peixes ornamentais, entre eles: Tesourinha, Moréia Banana, Camarão Palhaço, Peroá Preta, Enguia, entre outros. A empresa de produção funciona na Barra de Itapemirim, ao lado do mercado de peixes. Carlos do Peixinho exporta essas espécies para alguns países como Estados Unidos, Hong Kong, Israel, Portugal e Inglaterra.
A empresa conta com o apoio técnico e logístico da Prefeitura de Marataízes, através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Pesca e Aquicultura (que anteriormente pertencia a Secretaria Municipal de Agricultura, Agropecuária e Abastecimento). O local de criação de peixes ornamentais recebeu essa semana a visita do Secretário Municipal de Agricultura, juntamente do Vereador Neinho do Pontal e da equipe técnica da recém-criada Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura.
-
Saúde2 anos atrás
Castelo terá SAMU
-
Artigos12 meses atrás
HERANÇA DIGITAL
-
Artigos2 anos atrás
Papel do Flamengo é liderar e não ser lobo de outros clubes
-
Cidades2 anos atrás
Aposta de Cachoeiro de Itapemirim acerta prêmio milionário da Lotofácil da Independência
-
Cidades2 anos atrás
Em Cachoeiro, Secretaria de Fazenda atenderá on-line e por telefone a partir de segunda (30)
-
Análise Política2 anos atrás
Derrota de Norma Ayub em Marataízes pode tirar Ferraço definitivamente da política capixaba
-
Política2 anos atrás
Thiago Peçanha segue favorito, mas Antonio Rocha cresce no momento certo em Itapemirim
-
Cidades2 anos atrás
Covid-19: saiba como funciona o Pronto Atendimento Paulo Pereira Gomes em Cachoeiro