Política Nacional
Lewandowski defende que governo apresente plano de vacinação contra Covid-19


O ministro Ricardo Lewandowski , do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para 4 de dezembro o julgamento sobre a vacina contra a Covid-19 , doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), e defendeu que o governo federal seja obrigado a apresentar um plano de vacinação para combater a pandemia.
O magistrado, que é relator das ações de partidos de oposição que tratam do tema, também incluiu nesta terça-feira (23) os processos na pauta da sessão virtual a ser realizada entre os dias 4 e 11 do próximo mês.
Lewandowski divulgou antecipadamente seu voto, em que sustenta ser imprescindível o Executivo enviar ao STF em 30 dias um plano “detalhado acerca das estratégias que está colocando em prática ou pretende desenvolver para o enfrentamento da pandemia”.
O ministro defende que seja exigida do Palácio do Planalto a apresentação de um programa com ações, parcerias e cronograma financeiro que garantam “a oferta e distribuição tempestiva, universal e gratuita de vacinas”.
Para o magistrado, o planejamento é necessário para garantir “a imunização de toda a população brasileira, segundo critérios técnicos e científicos pertinentes, assegurada a maior cobertura vacinal possível, no limite de suas capacidades operacionais e orçamentárias”.
Lewandowski também irá votar para que o Executivo tenha de atualizar o plano a cada 30 dias até o final de 2021 e que envie a atualização mensalmente a Congresso “para fins de fiscalização e controle”.


Política Nacional
Presidente da OAB é convocado por juristas para discutir impeachment


O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil ( OAB ), Felipe Santa Cruz, foi convidado por advogados, juristas e membros da classe artística para discutir a elaboração de um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinado pela entidade.
Os idealizadores visam convencer Santa Cruz da necessidade da OAB encaminhar um pedido à Câmara dos Deputados . O próprio presidente da ordem dos advogados foi alvo de ataques do presidente Jair Bolsonaro, que disse que o seu pai despareceu durante o período militar por casa de traição dos companheiros ao invés de ter sido raptado por militares durante a ditadura. A Comissão da Verdade apurou que Fernando Santo Cruz desapareceu em 1974, preso por militares agentes do Doi-Codi, no Rio de Janeiro.
Membros do grupo de advogados Prerrogativa, dos movimentos Basta!, Juntos e Somos, além da produtar musical Paula Lavigne articulam o encontro com o representante da OAB. As informações são da coluna Painel da Folha de S.Paulo.
-
Carros e Motos1 hora atrás
Carro por assinatura é a nova tendência entre as fabricantes
-
Carros e Motos1 hora atrás
Cotada para o Brasil, Ram 1500 TRX será leiloada nos EUA
-
Economia1 hora atrás
Brasil ignora cúpula em que China oferece R$ 1 bilhão em crédito para vacina
-
Economia1 hora atrás
IPVA: boletos vencem nesta sexta para placas com final 1 no Rio; veja datas
-
Segurança1 hora atrás
Submetralhadora, munições e drogas são apreendidas em Guarapari
-
Segurança1 hora atrás
PM realiza palestra de segurança no trânsito em Itapemirim
-
Política Nacional1 hora atrás
Presidente da OAB é convocado por juristas para discutir impeachment
-
Agronegócio1 hora atrás
Com orientação do Senar/MS, produtor de Tacuru investe em sistema integrado e aumenta produtividade