Mais cultura

Lei Rubem Braga abre inscrições para seleção de projetos culturais em Cachoeiro

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Cachoeiro publicou novo edital para seleção de projetos culturais da Lei Rubem Braga.

Serão contemplados, pelo menos, 32 propostas, em 11 segmentos, com orçamento máximo de R$ 18 mil cada, a serem desenvolvidas por artistas e entidades do município. No total, serão investidos R$ 650 mil.

Os segmentos abrangidos são: Música; Dança; Teatro, circo e ópera; Cinema, fotografia e vídeo; Literatura; Artes plásticas, artes gráficas e filatelia; Folclore e capoeira; Carnaval; Artesanato; História; Preservação e restauração de acervo e patrimônio histórico e cultural de museus e centros culturais.

As inscrições devem ser feitas até o dia 22 de fevereiro de 2024, via plataforma Mapa Cultural, no endereço eletrônico www.mapa.cultura.es.gov.br, seguindo todas as orientações contidas no edital, disponível no site da Prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br/editais) e na plataforma Mapa Cultural.

“A Lei Rubem Braga é uma das maiores conquistas para o setor cultural cachoeirense, sendo o principal mecanismo de apoio aos artistas locais. A cada ciclo, ela se fortalece como principal política pública de incentivo cultural de Cachoeiro, promovendo a diversidade das manifestações artísticas e o acesso à cultura, que movimenta a cadeia da economia criativa, gerando trabalho, renda, entretenimento, conhecimento e transformação social. A cada nova edição, buscamos aprimorar o edital para dar mais celeridade e transparência ao processo de seleção”, destaca Fernanda Martins, secretária municipal de Cultura e Turismo.

“Por meio da Lei Rubem Braga, conseguimos fortalecer o cenário artístico de Cachoeiro, em apoio aos nossos artistas, que mantêm vivos diversos aspectos culturais. Investir na cultura significa investir na própria sociedade e valorizar o que nosso município tem de melhor”, afirma o prefeito Victor Coelho.

Seleção de avaliadores

Além do edital para seleção de projetos, a Semcult irá selecionar e contratar uma banca avaliadora externa, por meio do edital 026/2023, que se encerrou no último dia 22. A seleção é voltada para profissionais de fora do Município de Cachoeiro de Itapemirim, com experiências comprovadas nas áreas culturais disponibilizadas. A escolha dos contemplados se dará pela análise dos currículos dos candidatos.

Confira mais Notícias

Nesta terça

Na Câmara, prefeito de Cachoeiro presta contas de ações desenvolvidas em 2023

Mundo Agro

Exposul Rural 2024 segue com atrações durante o fim de semana

História

Kennedy Ontem, Kennedy Hoje, Kennedy do Futuro“60 Anos de História”

Mundo Agro

Exposul Rural 2024 começa nesta quinta-feira (4), em Cachoeiro

Mês de Abril

Cesan isenta moradores do sul do Estado atingidos pelas fortes chuvas

Depois da chuva

Mimoso do Sul: serviços de saúde começam a ser restabelecidos em 12 pontos de apoio

Agenda

32ª Expo Jaqueira continua neste final de semana em ritmo de solidariedade

Índices

Cachoeiro fecha trimestre com redução de homicídios e crimes patrimoniais