Seu Bolso

Julho terá bandeira amarela na conta de luz, define Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a conta de luz terá acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos no mês de julho. A cobrança adicional vai ocorrer por causa do acionamento da bandeira tarifária amarela.

Segundo a agência, a previsão de chuva abaixo de média e a expectativa de aumento do consumo de energia justificam a tarifa extra. O alerta foi publicado na sexta-feira (28).

“Essa é a primeira alteração na bandeira desde abril de 2022. Ao todo, foram 26 meses com bandeira verde. Com o sistema de bandeiras, o consumidor consegue fazer escolhas de consumo que contribuem para reduzir os custos de operação do sistema, reduzindo a necessidade de acionar termelétricas”, afirmou a Aneel.

A previsão de escassez de chuvas e as temperaturas mais altas no país aumentam os custos de operação do sistema de geração de energia das hidrelétricas. Dessa forma, é necessário acionar as usinas termelétricas, que possuem custo maior.

Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O cálculo para acionamento das bandeiras tarifárias leva em conta, principalmente, dois fatores: o risco hidrológico e o preço da energia.

As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior, e a verde, o menor.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Fernando Frazão

Confira mais Notícias

Espírito Santo lidera crescimento da atividade econômica no Brasil, aponta Banco Central

Municípios capixabas elevam indicador de saúde fiscal com gestão cautelosa das contas em 2025

ES concentra quase 70% de toda a área cultivada de café conilon do Brasil e é o líder da produção nacional

Espírito Santo está entre os mais expostos do país ao novo ciclo tarifário dos EUA, diz a FINDES

EUA mantêm parte das exportações brasileiras de rochas naturais fora da nova tarifa de 25%, mas medida ainda afetará o setor

Mutirão de Negociação de Dívidas será realizado durante a Feira de Negócios e Agroturismo em Cachoeiro

Governador Ricardo Ferraço visita obras da nova unidade da Havan em Vila Velha

Imposto sobre exportação de minerais gera impasse e pode parar no STF