Agronegócio

Jovens líderes do agro representam Brasil em fórum mundial para alimentação e agricultura

Publicados

em


Brasília (24/11/2021) – Ana Carolina Zimmermann e Lucas Dierings, vencedores do programa CNA Jovem, vão representar o Brasil em um evento com a participação de apenas 20 jovens de todo o mundo no Fórum Global para Alimentação e Agricultura (GFFA). O encontro vai ocorrer em Berlim, na Alemanha, em janeiro de 2022 e será transmitido virtualmente.

O convite foi feito pela Embaixada da Alemanha à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Os jovens selecionados vão mostrar exemplos brasileiros de soluções sustentáveis e experiências inovadoras em torno do tema da conferência: “Uso Sustentável do Solo: a segurança alimentar começa com o solo”.

Até a participação online no evento da Alemanha os representantes brasileiros receberão suporte e apoio do Sistema CNA/Senar. Ao final da conferência, os 20 jovens agricultores formularão um documento com proposições, demandas e recomendações que será entregue aos formuladores de políticas agrícolas participantes do GFFA. 

No dia 2 de dezembro haverá uma reunião virtual para interação entre os 20 jovens com a participação de representantes do Ministério da Agricultura para organização dos trabalhos para a elaboração da declaração comum.

Ana Carolina
Ana Carolina

Ana Carolina, do Distrito Federal, revela que foi uma honra ter sido selecionada para participar do fórum de jovens produtores do GFFA. “Estou me preparando para exercer da melhor forma meu papel como jovem, mulher e brasileira. Espero que nosso país seja cada vez mais reconhecido pela potência agroambiental que realmente é”.

Leia Também:  Sistema Faepa Senar vai auxiliar na formação de arranjo produtivo local em Cabaceiras

Ela é fundadora de uma organização que faz a ligação entre produtores de alimentos e sociedade, além de ser bolsista de rede internacional de agronegócio Nuffield. “Tenho o propósito de comunicar as boas práticas agrícolas para nossa sociedade e para o mundo”, reitera.

A trajetória na quarta edição do CNA Jovem contribuiu para a preparação dos novos líderes com desenvolvimento de novas habilidades e competências.

Ana Carolina é cofundadora do grupo Elo 8 com o foco de criar o diálogo entre pessoas do campo e da cidade para reforçar a contribuição dos produtores rurais brasileiros da segurança alimentar. Além disso, participa de outras iniciativas para ampliar essa mensagem.

Lucas Dierings
Lucas Dierings

O jovem Lucas Dierings, representante do Paraná, concorda que o fórum será um espaço impar para reconhecer o desenvolvimento da agropecuária brasileira. “A expectativa é mostrar como os produtores rurais brasileiros realizam o uso sustentável do solo, abordar a importância da propriedade de terras e diversificação agrícola”. 

Os altos índices de produtividade também serão abordados no encontro. “Iremos mostrar o crescimento e a evolução tecnológica da produção de alimentos no Brasil sem a necessidade de abertura de novas áreas, reforçando a eficiência do sistema agroindustrial”.

Leia Também:  Comissão de Mulheres da FAEP intensifica ações de mobilização

Durante o programa CNA Jovem, Lucas integrou o grupo Agroconhecimento com o objetivo de disseminar informações sobre os benefícios de bioinsumos para os produtores rurais. Paralelamente, ele criou o podcast AgroJovem com conteúdo focado na administração de propriedades rurais.

Sobre o evento – O GFFA integra a programação da Feira Internacional Green Week (Semana Verde) de Berlim, considerada uma das mais relevantes feiras mundiais de consumo das indústrias alimentícia, agrícola e hortícola.

A CNA e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) terão um espaço para produtores de alimentos brasileiros expor seus produtos. Para mais informações sobre a forma de inscrição e participação, acesse:  https://cnabrasil.org.br/agrob…

Assessoria de Comunicação CNA

Fotos: arquivo pessoal

Telefone: (61) 2109-1419

flickr.com/photos/canaldoprodutor

cnabrasil.org.br

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agronegócio

Olimpíada Rural 2021 divulga vencedores

Publicados

em


A Olimpíada Rural 2021 chegou ao fim, no dia 3 de dezembro, com a divulgação das cinco equipes vencedoras desta edição. No total, 20 alunos foram premiados. A competição educacional envolve estudantes que participaram dos programas Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) e Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ), promovidos pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, com o objetivo de estimular o empreendedorismo e a inovação entre jovens do meio rural, além de prepará-los para o mercado de trabalho. A exemplo do ano passado, em razão da pandemia do novo coronavírus, esta edição da Olimpíada Rural transcorreu de forma online. No total, 75 alunos divididos em 15 equipes participaram da disputa.

“A Olimpíada Rural ressalta a ênfase do Sistema FAEP/SENAR-PR na formação de jovens, não só preparando para o mercado de trabalho, mas, principalmente, formando cidadãos melhores”, disse o presidente da entidade, Ágide Meneguette.

Veja os vencedores da Olimpíada Rural 2021

Como prêmio, os integrantes da equipe campeão ganharam uma medalha e um celular Motorola G9. Os outros premiados receberam uma caixa de som JLB (os segundos colocados), uma smart TV LG (terceiros lugares), um smartwatch (quartos lugares) e um headphone (quintos colocados).

Leia Também:  Programa do Senar/MS leva médicos especialistas ao interior do estado

Os vencedores foram definidos por uma banca examinadora formada por técnicos do Sistema FAEP/SENAR-PR, que avaliaram um estudo de caso elaborado por cada equipe. Os alunos se debruçaram sobre situações e problemas reais que ocorrem em uma propriedade rural e propuseram soluções, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo dos programas JAA e AAJ.

“As reuniões entre os alunos e as interações ocorreram todas de forma virtual, com supervisão de um supervisor do SENAR-PR. Os estudos de caso foram postados pelas equipes no meio virtual, para que a banca pudesse fazer a avaliação. Ou seja, tudo de forma remota”, disse Regiane Hornung, técnica do Departamento de Planejamento e Controle (DEPC) do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Programas

O programa JAA traz conhecimentos e competências que acompanham os alunos por toda a vida, como como comunicação, liderança, trabalho em equipe e cidadania. Na segunda fase, os participantes frequentam módulos específicos, voltados a uma atividade rural: pecuária leiteira, fruticultura, mecanização, agricultura orgânica, olericultura ou cana-de-açúcar.

O AAJ, por sua vez, as aulas são destinadas à prática profissional, aprofundando conhecimentos na atividade escolhida pelo aluno. O programa é dividido em três fases: Núcleo Básico, no qual os jovens desenvolvem competências comportamentais (gestão de pessoas, comunicação, liderança, cidadania, entre outros); Núcleo Específico, em que são abordados os conteúdos voltados à atividade profissional que vão desenvolver; e Prática Profissional, que ocorre nas oficinas das usinas, no caso das empresas do grupo Santa Terezinha.

Leia Também:  Olimpíada Rural 2021 divulga vencedores
Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA