Mundo da Bola

Jogadores fazem campanha nas redes sociais contra gramados sintéticos

Fonte: Agência Brasil

Foto: Reprodução Instagram/Neymar Jr

O fim do gramado sintético nos estádios de futebol do Brasil é o mote da campanha protagonizada nas redes sociais por grandes nomes do futebol, como Neymar, Bruno Henrique, Lucas Moura, Philippe Coutinho, Thiago Silva e Gabigol, entre outros. Nesta terça-feira (18), eles publicaram um comunicado em rede social, em que dizem estar preocupados com “o rumo que o futebol brasileiro está tomando” e classificam como “absurdo o gramado sintético nos campos”.

A nota reivindica que os jogadores brasileiros sejam mais ouvidos sobre a qualidade dos gramados, assim como ocorrer em ligas no exterior.

campanha fora gramado sintético - jogadores brasileiros - imagem instagram

Reprodução Instagram/Neymar Jr

O primeiro clube a aderir ao campo sintético foi o Athletico Paranaense, que em 2016 instalou o piso artificial na Arena da Baixada, em Curitiba. Naquele ano, o Furacão teve aproveitamento de 80% nos jogos disputados em casa, conquistando vaga na Copa Libertadores em 2017.

Outros clubes seguiram o mesmo caminho: o Palmeiras mudou o gramado do Allianz Park em 2020, e três anos depois foi a vez do Botafogo adotar o piso artificial no Estádio Nilton Santos (Engenhão), apelidado de “tapetinho”.. Nesta temporada, o Atlético Mineiro anunciou a troca do gramado natural pelo sintético na Arena MRV.

No final de 2023, em meio à onda de calor que atingiu o Rio de Janeiro, o Flamengo mediu a temperatura em quatro campos de futebol no Centro de Treinamento (CT) em Vargem Grande, na zona oeste, conhecido como Ninho do Urubu. Na época, os termômetros chegaram a marcar 70 graus Celsius nos campos de grama sintética.

Íntegra do comunicado

“Preocupante ver o rumo que o futebol brasileiro está tomando. É um absurdo a gente ter que discutir gramado sintético em nossos campos.

Objetivamente, com tamanho e representatividade que tem o nosso futebol, isso não deveria nem ser uma opção. A solução para um gramado ruim é fazer um gramado bom, simples assim.

Nas ligas mais respeitadas do mundo os jogadores são ouvidos e investimentos são feitos para assegurar a qualidade do gramado nos estádios. Trata-se de oferecer qualidade para quem joga e assiste.

Se o Brasil deseja definitivamente estar inserido como protagonista no mercado do futebol mundial, a primeira medida deveria ser exigir qualidade do piso que os atletas jogam e treinam.

FUTEBOL PROFISSIONAL NÃO SE JOGA EM GRAMADO SINTÉTICO!”

Confira mais Notícias

Saúde

Hospital de Cachoeiro pela segunda vez consecutiva entre os melhores hospitais do mundo

Oportunidades

Ifes abre 1000 vagas para curso preparatório gratuito em todo estado

Novidade

Anvisa aprova primeira insulina semanal para tratar diabetes 1 e 2

Direitos Humanos

Participação da mulher no funcionalismo público federal sobe para 45%

Oportunidades

Inscrições para concurso do Superior Tribunal Militar começam na sexta

CNBB

Campanha da Fraternidade, lançada hoje (5/3), pede mudança de atitude com meio ambiente

Futebol

Carioca: Bruno Henrique decide e Fla sai na frente por vaga na final

Espírito Santo

Ufes cassa títulos concedidos a Médici e Castelo Branco

plugins premium WordPress