Pela primeira vez em sua história, o município de Itapemirim alcançou classificação “ÓTIMA” no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), com nota de 94,7 pontos em todos os itens avaliados.
A Comunicação da prefeitura disse que “esse marco histórico reflete o compromisso da gestão do prefeito Geninho com uma administração ética, responsável e transparente”. E continua: “A Secretaria de Governo e Transparência e a Controladoria-Geral do Município, por meio de seus servidores e da equipe de Assessoria de Controle Interno, uniram esforços para atingir um resultado inédito e elevar Itapemirim a um novo patamar de excelência em governança pública”.
Em apenas nove meses de gestão, o município avançou 28 posições no ranking estadual. Nas últimas avaliações, Itapemirim figurava com classificação “regular”, alcançando nota 55,8; já em 2022 e 2023, os resultados se mantinham entre “ruim” e “regular”. “Hoje, o município é reconhecido como referência em transparência no Espírito Santo”.
Esse avanço é fruto de ações concretas, como:
- aprimoramento dos portais institucionais;
- padronização das Instruções Normativas do Sistema de Controle Interno;
- ampliação dos canais de participação do cidadão;
- fortalecimento da cultura da integridade e transparência em todos os setores da administração.
A Comunicação da prefeitura fecha a nota à imprensa concluindo: “Com a nota de 94,7, Itapemirim comprova que uma gestão comprometida com a verdade, a transparência e o controle social alcança resultados extraordinários, e avança com responsabilidade, transparência e respeito ao cidadão. Na gestão Geninho, governar com integridade é o compromisso”.
