Política

Iniciativa alerta para prevenção ao câncer de pele

Publicados

em


Para conscientizar a população sobre a importância de prevenir e combater o câncer de pele, o deputado Doutor Hércules (MDB) protocolou o Projeto de Lei (PL) 597/2020, que institui dezembro como o mês de combate à doença e o inclui no calendário estadual comemorativo de datas relevantes e de assuntos de interesse público.

A medida visa divulgar com mais amplitude pautas voltadas para a prevenção e combate ao câncer de pele, incentivando e promovendo palestras, seminários, cursos, especialmente para alunos dos cursos e profissionais da área da saúde. A temática também poderá ser trabalhada em livros, cartilhas, panfletos e reuniões públicas.

Casos

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos de câncer de pele no Brasil. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) revela que a doença responde por 33% de todos os diagnósticos de câncer no país. O tipo mais comum, o câncer de pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos.

Para justificar o projeto, o deputado, que é médico, diz que os números do Instituto Nacional do Câncer apontam grande crescimento de casos de câncer de pele nos últimos anos. Para ele, é necessário chamar a atenção das pessoas quanto à necessidade de exames de prevenção e exposição ao sol de maneira controlada.

Leia Também:  Proposta combate furto de animais na zona rural

Doutor Hércules avalia que apesar de ser o de maior incidência no Brasil e no mundo, o câncer de pele é negligenciado pela sociedade, o que justifica a criação de um mês de conscientização sobre esse mal. “Chamar a atenção das pessoas para a necessidade de exposição controlada ao sol, adoção de medidas de fotoproteção e a realização de exames de prevenção, são medidas a serem adotadas durante o “Dezembro Laranja”, afirma.

Tramitação

O PL 597/2020 foi lido em sessão ordinária e encaminhado para a Comissão de Justiça. Caso vire lei, a medida entrará em vigor na data de sua publicação. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Carlos Dinho é o novo secretário de Agricultura de Marataízes

Publicados

em

Foto: arquivo Jornal Espírito Santo Noticias

Em mais uma movimentação político/administrativa, o prefeito Tininho Batista (PDT) definiu o novo secretário de Agricultura, Agropecuária, Abastecimento e Pesca de Marataízes. O ex-vereador Carlos de Freitas Fernandes, mais conhecido como Carlos Dinho, é o titular da pasta.

Carlos Dinho, que tem fortes ligações com o interior do município, teve seu nome sacramentado nesta sexta-feira (15), e já publicado no Diário Oficial.

Com isso, o agora ex-secretário Marciones Nunes de Souza assume o cargo comissionado de Gerente de Gestão Administrativa, lotado na Secretaria Municipal de Governo.

A entrada de Carlos Dinho no primeiro escalão do governo mostra que o prefeito de Marataízes Tininho Batista vem optando por escolhas técnicas e políticas. Antes dele, o vereador reeleito Erimar Lesqueves também assumiu a Secretaria de Assistência Social, Habitação e Trabalho.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Autismo: luta pela inclusão é tema de reportagem
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA