Economia

Informe de rendimentos para o IR deve ser entregue até 28 de fevereiro


Fonte: Agência Brasil

Foto: Marcello Casal Jr.

Termina no dia 28 de fevereiro, último dia útil do mês, o prazo para as empresas enviarem aos funcionários o informe com os rendimentos referentes a 2022. O prazo também vale para bancos e corretoras de valores, que devem disponibilizar o documento referente aos rendimentos de aplicações financeiras dos seus clientes.

Os informes são necessários para preencher a declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física 2023. As informações são necessárias para que a Receita Federal possa cruzar os dados e determinar quanto cada contribuinte pagou de imposto ao longo do ano passado e saber se houve sonegação ou não.

Os documentos não precisam, necessariamente, ser enviados pelos Correios, podendo ser disponibilizados pela internet e em aplicativos de internet banking. O empregador ou o banco que não fornecerem os comprovantes dentro do prazo ou disponibilizarem com erros estarão sujeitos a pagamento de multa.

No informe do empregador, devem constar os valores de todos os salários de 2022, além do 13º salário, e outros rendimentos recebidos eventualmente, como participação nos lucros.

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem obter seus comprovantes de rendimentos pela internet no site ou aplicativo do Meu INSS.

A partir deste ano, o período de entrega das declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física vai de 15 de março a 31 de maio.

Segundo a Receita, a alteração tem por objetivo permitir que desde o início do prazo de entrega todos os contribuintes já possam usufruir da declaração pré-preenchida.

Confira mais Notícias

Mercado

EUA retiram taxa das exportações nacionais de celulose e ferro-níquel

Energia

Geração própria solar chega a 1,1 gigawatt no Espírito Santo, diz ABSOLAR

Nesta terça-feira (9)

Serasa abre um dia de negociação de dívidas

Números do ES

Setor turístico capixaba registra o segundo melhor semestre dos últimos 10 anos

Fisco Estadual

Quase 700 contribuintes podem ser excluídos do Simples Nacional por débitos

Nosso Dinheiro

Espírito Santo alcança recorde histórico com R$ 137,6 bilhões em investimentos anunciados até 2029

No ES

ArteSanto confirma edição em outubro com 600 expositores, e peças exclusivas de todo o Brasil

R$ 100 milhões

Governo do Espírito Santo anuncia medidas de proteção para setores impactados pelo aumento tarifário dos EUA

plugins premium WordPress