Esporte

Inea bloqueia concessão de licença ambiental de autódromo de Deodoro

Publicados

em


O Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA) publicou parecer técnico nesta terça-feira (27) em que aponta diversos problemas no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) apresentado pela Prefeitura do Rio de Janeiro carioca para justificar a construção de um autódromo na área conhecida como Floresta do Camboatá, no bairro de Deodoro, zona oeste da capital fluminense. Dessa forma, ficou bloqueada a concessão da licença ambiental para a obra.

O documento, com mais de 100 páginas, foi enviado à Procuradoria do INEA. O parecer do entidade jurídica do Instituto é o próximo passo do processo que visa à concessão ambiental. Contrariando a visão da Prefeitura do Rio, a equipe técnica do órgão ambiental considerou que a Floresta do Camboatá não é o melhor local para a realização da obra.

“Há forte indício de que outras alternativas locais apresentadas têm características ecológicas menos complexas e provavelmente com menor biodiversidade … “, diz o parecer técnico.

As outras opções citadas no EIA da prefeitura do Rio também estão localizadas na zona oeste da cidade: uma área usada como campo de instrução do Exército, no bairro de Gericinó;  um espaço próximo à uma cervejaria no Campo Grande; uma área na Estrada Aterrado do Leme, ao lado da Avenida Brasil, em Santa Cruz;  Cidade das Crianças,  na Rodovia Rio-Santos; e o espaço do antigo Centro de Instrução de Operação Especial do Exército, em Deodoro.

Leia Também:  Confira os relacionados do Chapecoense para jogo contra Juventude

Além disso, o parecer técnico apontou diferenças entre o que foi apresentado no relatório da Prefeitura e aquilo que foi constatado no próprio terreno. Segundo o INEA, cursos d’água que constam no documento da Prefeitura não foram encontrados na área da Floresta. O órgão também constatou irregularidades no registro profissional de biólogos participantes da elaboração do EIA apresentado pela prefeitura do Rio.
Contatada pela  Agência Brasil, a assessoria de imprensa da prefeitura do Rio de Janeiro informou que “o executivo carioca recebeu o parecer técnico do INEA, nesta terça-(27) e que serão verificados os apontamentos do órgão ambiental”.
A obra do novo autódromo de Deodoro, na Floresta do Camboatá, é um processo que se arrasta desde 2010, com várias idas e vindas, envolvendo a Prefeitura, o INEA, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), a Justiça estadual, órgãos do Governo Federal e empresas privadas.

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Com gol no fim, Avaí consegue empate diante do Operário-PR pela Série B

Publicados

em


No Germano Krüger, Operário-PR e Avaí ficaram no 1 a 1, na noite desta quinta-feira (3), em duelo que abriu a 26ª rodada da Série B. Com a igualdade, o Fantasma chegou aos 34 pontos e aparece na 11ª posição. Enquanto o Leão é o sétimo colocado, com 37 pontos.

As equipes fizeram um início de jogo bastante estudado e equilibrado, mas de poucas emoções. Jogando em casa, o Operário tentou ser mais agressivo e até teve boa chance, aos 31, quando Ricardo Bueno deu ótimo lançamento para Diego Cardoso, o camisa 7 dominou bonito, errou a primeira finalização, acertou a segunda, mas parou em Lucas Frigeri. E foi só. Do outro lado, o Avaí não deu trabalho para a defesa adversária.

Com dois minutos de bola rolando no segundo tempo, o Fantasma chegou mais perto do gol que em toda a etapa inicial. Após lançamento na área, Ricardo Bueno testou firme rente à meta do Leão. E veio da defesa a solução para o ataque alvinegro. Aos 11, o zagueiro Rafael Bonfim aproveitou cobrança de escanteio para abrir o placar no Germano Kruger: 1 a 0. Na sequência, Diego Cardoso tentou o segundo do time da casa e novamente Lucas Frigeri salvou o Avaí. Tentando o empate, os visitantes apareceram mais para o jogo. Até que, já na marca dos 43 minutos, Vinícius Jaú fez o cruzamento e Getúlio completou para o fundo das redes: 1 a 1.

  Chapecoense vence Cuiabá e conquista 50 pontos na liderança isolada na Série B

Leia Também:  Palmeiras treina após classificação e inicia preparação visando o jogo contra Santos

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA