Oportunidades

Ifes abre 1000 vagas para curso preparatório gratuito em todo estado

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) abriu nesta segunda-feira, 10/03/2025, cerca de mil vagas para cursos preparatórios gratuitos em todos os 22 campi do estado. O Partiu IF é um projeto do Governo Federal voltado para estudantes em situação de vulnerabilidade social, negros, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência. A iniciativa busca ampliar a igualdade de oportunidades no acesso à Rede Federal de Educação Profissional.

O programa beneficiará alunos do 9º ano que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas e pertencem a famílias com renda per capita de até um salário mínimo. As aulas abordarão conteúdos como Português, Matemática e Ciências da Natureza, além de oficinas de redação e atendimento psicopedagógico.

“Nosso objetivo é criar um caminho mais acessível para esses estudantes, garantindo que tenham as ferramentas necessárias para ingressar na Rede Federal de Educação”, afirma o Pró-Reitor de Extensão, professor Lodovico Ortlieb Faria.

O programa também prevê a distribuição de materiais didáticos e suporte logístico para as atividades. Essa cooperação entre diferentes setores visa fortalecer o ensino e reduzir desigualdades educacionais.

Para o Pró-Reitor, o projeto terá efeitos que contribuirão para o desempenho de outras capacidades para além das acadêmicas.

“Ao mesmo tempo, terão a oportunidade de desenvolver competências como liderança, empatia e capacidade de comunicação, que serão essenciais em suas futuras carreiras profissionais”, elenca. 

ESTRUTURA DO CURSO E BENEFÍCIOS PARA OS ESTUDANTES

O Partiu IF terá carga horária de 40 horas para cada disciplina: Português, Matemática e Ciências da Natureza, além de 40 horas adicionais para atendimento individualizado. O programa também oferecerá práticas complementares para reforço do aprendizado.

Para garantir a permanência dos estudantes, será concedida uma ajuda de custo mensal de R$ 200,00 por oito meses. Esse apoio contribuirá para despesas com transporte e alimentação, desde que o aluno mantenha frequência mínima de 75%.

Cada unidade ofertante contará com um coordenador pedagógico e professores especializados. O Ifes oferecerá vagas para aproximadamente 1.000 estudantes em  22 campi.

Os estudantes interessados no Partiu IF poderão se inscrever a partir do dia 10 de março através do site: https://proex.ifes.edu.br/editais.

“Esperamos que essa iniciativa transforme vidas e proporcione novas oportunidades para aqueles que mais precisam”, destaca Faria.

Serviço: 


Partiu IF

Inscrições: A partir do dia 10 de março

Site de Inscrição: https://proex.ifes.edu.br/editais

Quem pode participar: estudantes em situação de vulnerabilidade social, negros, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência

Confira mais Notícias

Música

Lucas Turini traça nova rota de vida e nas redes, em busca do sonho musical

Disputa

Minas Gerais abre inscrições para maior concurso de queijos das Américas

Saiu

Confira a lista dos 3.500 selecionados no programa CNH Social 2025, do Governo do Espírito Santo

Futebol

Em situação complicada na Libertadores, Fla enfrenta Central Córdoba

Futebol

Libertadores: Botafogo joga mal, mas arranca vitória sobre o Carabobo

Saúde

Governo abre 3,1 mil novas vagas para Mais Médicos

Brasil

INSS prepara plano para ressarcir aposentados vítimas de fraude

Meio Ambiente

Espírito Santo lidera ranking nacional de recuperação de áreas degradadas

plugins premium WordPress