Estado

Idaf realiza auditoria em agroindústrias que produzem Socol com selo ARTE

Publicados

em


O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizou auditoria em quatro agroindústrias, localizadas no município de Venda Nova do Imigrante, que possuem concessão do selo ARTE para o produto Socol. A auditoria teve início nessa terça-feira (02) e terminou nessa quinta-feira (04).

No Espírito Santo, o certificado de concessão do Selo ARTE é concedido pelo Idaf, também é de responsabilidade do instituto realizar as auditorias, com o objetivo de comprovar que os critérios genuínos e tradicionais da produção artesanal continuam sendo cumpridos.

O diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, e o gerente de Agroindústria de Pequeno Porte do Instituto, Marcos Paulo Rodrigues, acompanharam o veterinário Fabiano Fiuza na realização das auditorias nas agroindústrias Bella Toza, Carnielli, Lorenção e Tio Vé.

Todo o processo de auditoria foi acompanhado pelos Serviços de Inspeção Oficial (SIE) e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM-Susaf/ES) em que os estabelecimentos são registrados, neste caso o veterinário Tiago Nakano e o veterinário e coordenador do SIM Diego Leão acompanharam a auditoria.

Durante os trabalhos, foi verificado todo o processo produtivo do Socol, desde a recepção, limpeza e salga da matéria-prima, até o preparo individualizado de cada peça e processamento do produto para a maturação. As peças do Socol ficam penduradas em câmaras de maturação por meses, quando ficam prontos para serem comercializados em todo País.

Leia Também:  Último dia para garantir uma vaga em cursos on-line de qualificação profissional

De acordo com o gerente de agroindústria de pequeno porte do Idaf, Marcos Paulo Rodrigues, é indispensável o contato do órgão auditor e concessor do selo ARTE com o processo de fabricação do produto artesanal. “Somente assim é possível acompanhar e entender todo o processo artesanal, além de perceber a relação do produto com a história e vivência de cada um que o produz. É emocionante vê-los e ouvi-los”, disse.

Selo ARTE

O selo nacional com a indicação “ARTE” identifica produtos de origem animal produzidos de forma artesanal. Com fabricação individualizada e genuína, o selo representa a singularidade e as características tradicionais, culturais ou regionais atreladas ao produto.

Para mais informações sobre o selo ARTE e o cadastro estadual e nacional de produtos artesanais, acesse: https://idaf.es.gov.br/selo-arte

Texto: Rafaely Lyra

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 3636-3774 / (27) 99237-5308
[email protected]

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado

Governador visita novos leitos Covid abertos no Hospital Materno Infantil Menino Jesus

Publicados

em

 

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, na tarde desta segunda-feira (12), no município de Itapemirim para a entrega dos novos 10 leitos de UTI exclusivos para tratamento de pacientes com o novo Coronavírus (Covid-19) no Hospital Materno Infantil Menino Jesus (HMJ). A ação faz parte do programa “Leitos para Todos”, que visa a melhoria da assistência à saúde em todo o Espírito Santo.

“Estamos abrindo 10 leitos de UTI e vamos abrir mais seis leitos de enfermaria exclusivos para tratamento da Covid-19 aqui em Itapemirim. Continuamos com o trabalho de abrir mais 500 leitos neste mês de abril. Estamos realizando uma abertura robusta de leitos no Espírito Santo. Abrimos recentemente leitos em Cachoeiro de Itapemirim, São José do Calçado, Guaçuí e Castelo. Mesmo assim continuamos com mais de 90% de taxa de ocupação. Gostaria de registrar o meu agradecimento a todos os profissionais de saúde”, afirmou Casagrande.

O Hospital Menino Jesus é credenciado à rede materno infantil, sendo referência para os municípios de Itapemirim, Anchieta, Marataízes, Alfredo Chaves, Iconha, Rio Novo e Piúma. Com a abertura desses novos leitos, a unidade passa a atender demandas por agravos do novo Coronavírus.

Leia Também:  Influenza: 471 mil capixabas poderão se vacinar partir desta segunda-feira (12)

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, a parceria firmada em Itapemirim é a quarta linha na estratégia de ampliação de leitos. “Hoje realizamos a parceria de ampliar a oferta de leitos na rede municipal, que tem se mostrado uma experiência muito exitosa na estratégia de ampliar o acesso da população à oferta de leitos para tratamento da Covid-19”, pontuou.

Também participaram da visita aos novos leitos, o prefeito de Itapemirim, Thiago Peçanha Lopes, e os deputados estaduais Dr. Rafael Favatto e Coronel Alexandre Quintino.

Leitos para Todos

O Programa Estadual “Leitos para Todos” foi instituído pelo Governo do Espírito Santo em abril de 2020, por meio da Portaria Nº 071-R, como estratégia de qualificação e reestruturação da rede de atenção à saúde e fortalecimento do papel da regulação do Estado, com o objetivo de garantir o acesso à atenção hospitalar a todos os pacientes que desenvolverem formas graves da Síndrome Respiratória Aguda Grave, entre elas, o novo Coronavírus (Covid-19).

Deste modo, a Secretaria da Saúde (Sesa) estruturou uma ampla reforma nas áreas físicas das unidades hospitalares próprias e também um processo de contratualização de leitos em hospitais filantrópicos, federais e privados.

Leia Também:  Governo do Espírito Santo divulga 50º Mapa de Risco Covid-19

Diariamente, o Governo do Estado atualiza os dados da ocupação de leitos hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba, disponível no link: https://coronavirus.es.gov.br/painel-ocupacao-de-leitos-hospitalares

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais
[email protected]

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA