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Honda mostra a nova linha 2021 da aventureira Africa Twin

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Honda linha Africa Twin 2021 passa a ter motor mais potente entre as novidades que deixaram a moto mais atraente
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Honda linha Africa Twin 2021 passa a ter motor mais potente entre as novidades que deixaram a moto mais atraente

A Honda apresenta a nova geração da aventureira Africa Twin que ganhou uma total atualização de estilo e com nova motorização, agora mais potente e mais tecnológica.

Para começar, o modelo que é oferecido em duas versões,  CRF 1100L Africa Twin  e  CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES , ficou com um visual mais agressivo e compacto, além do conforto com a introdução da  transmissão de dupla embreagem (DCT) . Além dessa opção, há também a variante da caixa de câmbio convencional.

De um modo geral, as  CRF 1100L Africa Twin 2021 estão menores, mais esguias e cerca de 10 kg mais leves, o que fez evoluir a performance tendo em vista as alterações complementares no motor, que ganhou cerca de 12% de potência e 10% no torque, incrementos distribuídos em toda a faixa de rotação.

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De 998 cm³ do modelo da geração anterior, passou para  1.084 cm3 , resultando em uma potência bruta de  99,3 cv  (ante os  88,9 cv ) disponíveis a  7.500 rpm . O torque máximo também subiu de  9,5 kgfm  para  10,5 kgfm  a  6.000 rpm .  De acordo com a marca, a elevação de potência e torque é sentida desde  2.500 rpm .

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Nas opções com a  transmissão DCT , são três modos de operação:  MT , oferece controle manual do câmbio através dos botões +/- situados no punho esquerdo,  D ; as mudanças ocorrem automaticamente e, por fim, o  S , que pode ser selecionado em três níveis, permitindo rotações gradualmente mais elevadas antes do engate da marcha seguinte.

A seleção da modalidade de câmbio no sistema DCT (D, S1, S2, S3 ou MT) independe do  Riding Mode escolhido (Tour, Urban, Gravel, Off Roard, User 1 ou User 2) , o que permite múltiplas combinações, que oferecem máximas possibilidades ao condutor.

De fato, serão quatro as Africa Twin 2021 à venda no Brasil:  CRF 1100L, CRF 1100L DCT , opções que se caracterizam pelo tanque de combustível de 18,8 litros de capacidade, e as  CRF 1100L Adventure Sports ES  e CRF 11000L Adventure Sports ES DCT, com tanque de 24,8 litros.

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Os modelos dotados de transmissão convencional têm previsão de chegada ao mercado em julho e preço público sugerido de R$ 70.490 (CRF 1100L Africa Twin – preto fosco ou vermelho) e R$ 90.490 (CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES – branca) .  Já os modelos datados de transmissão de dupla embreagem (DCT) tem previsão de chegada ao mercado em agosto e preço público sugerido de: R$ 76.804 (CRF 1100L Africa Twin DCT – vermelho) e R$ 96.626 (CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES DCT – branca).

Fonte: IG CARROS

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Toyota Hilux SRV 2021: quebrando preconceitos de picapes flex

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Toyota Hilux SRV 2021 surpreende pelo conforto e preço competitivo com motor flex
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Toyota Hilux SRV 2021 surpreende pelo conforto e preço competitivo com motor flex

Sempre fui crítico das picapes médias com motores flex, mas encontrei motivos para reconsiderar algumas delas na Toyota Hilux SRV 2.7 4×4 2021. O modelo produzido em Zárate (Argentina) costuma figurar entre os mais vendidos do segmento – no “pau a pau” com a Chevrolet S10 –, mas será que vale a pena investir R$ 204.090 para abastecer com gasolina ou etanol?

Antes de responder, vamos dar uma olhada no catálogo da Hilux 2021 para o Brasil nas versões cabine dupla. O modelo de entrada é o SRV , disponível com trações 4×2 (R$ 189.390) e 4×4 (204.090). Em ambos os casos, o motor é 2.7 Flex, com câmbio automático, de seis marchas.

 

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A versão STD (R$ 209.590) é a mais em conta com motor diesel, mas está disponível apenas com câmbio manual, de seis marchas. Em seguida, surgem os modelos SR (R$ 230.690), SRV (R$ 247.990) e SRX (R$ 276.490), todos com câmbio automático, de seis marchas e motor 2.8 turbodiesel.

Entre o modelo SRV 4×4 Flex que avaliamos e a versão básica, a diesel, com câmbio automático, há um abismo de quase R$ 30 mil. Além disso, a versão SRV conta com câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, chave presencial, alarme antifurto, retrovisores rebatíveis e central multimídia com TV digital. Todos estes equipamentos não aparecem na versão SR diesel, que é mais cara.

Um conselho muito comum entre os “picapeiros” é: esqueça a flex, compre a diesel. No caso da Hilux , a conta só não vai fugir do controle do cliente se optar por investir no modelo STD , que além de ter câmbio manual, não conta com diversos equipamentos.

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Se você mora na cidade e pretende usar a picape com frequência no dia a dia, a versão STD é muito “pé-de-boi” e abdica demais do conforto. Neste cenário, o modelo SRV Flex se torna interessante. Além de ser mais convidativa, por causa do preço, tem um pacote de equipamentos de respeito.

Pé na estrada

Aproveitei a folga durante a semana para percorrer mais de 300 quilômetros com a Toyota Hilux SRV 2021 , saindo da capital paulista com destino a Aparecida do Norte (SP), e depois retornando. Foram cerca de quatro horas e meia ao volante da picape média na Dutra.

A primeira característica que chamou atenção foi o silêncio na cabine. Apesar de ser um motor flex, de quatro cilindros, empurrando uma picape de quase duas toneladas, o conjunto é bem sutil e silencioso em velocidade de cruzeiro.

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A Hilux Flex desenvolve 163 cv e plausíveis 24,9 kgfm de torque a 4.000 rpm. De fato, o modelo exige um pouco mais de esforço em algumas situações, como subidas e retomadas, mas está longe de ser considerado “manco” na estrada.

O conjunto foi desenvolvido para privilegiar rotações mais baixas. Mantendo 120 km/h com o piloto automático ativado, o modelo gira em torno de 2.300 mil rpm, beneficiando o silêncio na cabine e o consumo de combustível. Em alguns momentos, a Hilux flex chegou a marcar o consumo instantâneo de 9,7 km/l de gasolina, no computador de bordo.

Toyota Hilux 2021: Toyota Hilux 2021: interior com boa ergonomia e conforto de um SUV estão entre os méritos da picape
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Toyota Hilux 2021: Toyota Hilux 2021: interior com boa ergonomia e conforto de um SUV estão entre os méritos da picape

O tanque de combustível de 80 litros, ajuda na autonomia. Segundo o Inmetro, o modelo pode rodar até 648 km na rodovia, abastecido com gasolina. No etanol, a situação é sofrível, com média de 4,8 km/l na cidade e 6,9 km/l na estrada.

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A ergonomia da Hilux SRV é ótima. A posição dos bancos e do volante permitem que o motorista dirija por muitas horas sem sentir qualquer sinal de cansaço ou dores nas costas e nos braços. A sensação é de guiar um SUV de porte médio.

A suspensão também merece elogios, com acerto bem macio, apesar de ser otimizada para o uso de carga. Segundo a Toyota , a caçamba pode levar 1.036 litros, com capacidade de carga útil de 980 kg.

Escolha por eliminação

Se você não liga para o pacote de equipamentos e tem R$ 230 mil sobrando para comprar uma picape, a Hilux SR com motor diesel pode ser uma escolha sem muitas vaidades. Quem tem o perfil de percorrer longos trajetos na estrada para trabalhar ou viajar pode se dar bem com a versão diesel de entrada, a STD , com câmbio manual.

Agora, se você não se enquadra em nenhuma das duas situações acima, a Toyota Hilux SRV 2021 com motor flex pode ser uma excelente (se não sua única) escolha. Vale contabilizar os gastos com combustível, seguro e o seu perfil de condução antes de bater o martelo. Modelos flex são menos visados, portanto, costumam ter coberturas mais em conta.

Ficha Técnica

Toyota Hilux SRV 2.7 Flex

Preço sugerido: R$ 247.990 Potência: 163 cv a 5.000 rpm Torque: 24,9 kgfm a 4.000 rpm Transmissão: automático, seis marchas, tração integral Suspensão: braços sobrepostos (dianteira), eixo rígido (traseira) Freios: discos ventilados (dianteira), tambor (traseira) Dimensões: 5,32 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,81 m de altura, 3,0 m de entre-eixos Caçamba: 1.036 litros Carga útil: 980 kg 0 a 100 km/h: 15 segundos Velocidade máxima: 165 km/h Consumo: 4,8 km/l (cidade) e 6,9 km/l (estrada) com etanol, 5,6 km/l (cidade) e 8,1 km/l (estrada) com gasolina. Seguro: R$ 7.454 (Minuto Seguros, homem, 40 anos, casado, que mora em São Paulo-SP)

Fonte: IG CARROS

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