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Grupos de Trabalho constroem material conceitual e formativo da Educação em Tempo Integral

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A Secretaria da Educação (Sedu), através da Assessoria Especial de Educação em Tempo Integral realizou, nessa segunda-feira (14), a reunião de encerramento dos Grupos de Trabalho para construção do material conceitual e formativo da Educação em Tempo Integral, no Estado do Espírito Santo. O desenvolvimento desse trabalho visa a apoiar o movimento de ampliação do tempo de permanência dos estudantes dentro dos espaços escolares, contribuindo para a melhoria dos resultados de aprendizagem e para uma prática educativa transformadora.

Ao longo do período de pesquisa e produção do material, que teve início no mês de junho, foram realizadas diversas atividades e reuniões entre os sete grupos de trabalhos formados, com objetivo de alinhar e melhorar as ações pedagógicas e da gestão realizadas na Educação em Tempo Integral. Os grupos foram compostos de forma dinâmica e plural, com profissionais da Rede Estadual de Educação, tanto das escolas urbanas quanto rurais, para que a amplitude e diversidade da Rede fossem abarcadas.

Durante a reunião de finalização, o assessor da Educação em Tempo Integral da Sedu, Marcelo Lema, fez uma análise de toda a trajetória do projeto. Em seguida, cada um dos Grupos de Trabalho compartilhou como foi feita a construção de seu respectivo material, os desafios, soluções e objetivos que foram traçados até a conclusão do trabalho. “A Sedu agradece imensamente a participação de todos os profissionais envolvidos, que trabalharam de forma dedicada à composição de cada grupo e à pesquisa dos temas abordados”, disse o assessor.

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Fonte: Governo ES

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Governador participa de webinário sobre resultado do Ideb 2019

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O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, na tarde desta quinta-feira (24), de um webnário que analisou o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019. Na ocasião, Casagrande parabenizou os professores e alunos pelo bom resultado – o Espírito Santo alcançou a melhor avaliação do Ensino Médio da Rede Pública do País no Ideb dos últimos dez anos, sendo destaque ao lado do Estado de Goiás. O debate com o tema “Potencialidades e Desafios” teve as participações do secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, e do superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques.

“O resultado do Ideb colocou o Espírito Santo em posição de destaque com o avanço das metas. Aproveito para parabenizar a equipe da Secretaria da Educação, os gestores e, em especial, os professores, que estão na ponta, levando educação de qualidade, junto com toda comunidade escolar. A educação, de fato, abre caminhos, reduz a violência, e promove qualidade de vida, sendo um caminho efetivo de oportunidades.  Nós já percorremos um longo caminho, mas sabemos que temos outra etapa desse caminho a seguir, e isso é fundamental”, afirmou o governador.

Casagrande reforçou a importância da equidade em toda Rede: “Nossa proposta é de que a educação tenha qualidade em todas as unidades, comunidades e municípios. Essa foi uma caminhada que começou lá atrás, em 2011, quando assumi o primeiro mandato e junto com o Instituto Unibanco identificamos isso. Este ano tem sido desafiador, mas conseguimos manter um vínculo com grande parte dos alunos e famílias. Temos um desafio de andar mais rápido nesse fim de ano para recuperar o tempo perdido causado pela pandemia”, pontuou.

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O secretário da Educação ressaltou que a iniciativa do webinário foi promover uma prestação de contas sobre o Ideb. “Essa conquista se reflete em aprendizagem e melhoria para a vida dos alunos em uma área que tem grande potência, que é a educação. Agradeço aos professores e aos alunos, vocês são os responsáveis pelo bom resultado que obtivemos”, disse Vitor de Angelo.

Ele lembrou ainda que apesar do bom desempenho, existem muitos desafios na área da educação. “É importante termos a clareza de onde permanecem os desafios. A educação não tem um ponto de chegada, sempre temos a melhorar. Precisamos comemorar essa trajetória que representa o sucesso, entretanto temos que reconhecer que precisamos melhorar muito mais”, observou o secretário.

Após apresentar os índices alcançados pela Educação capixaba no Ideb 2019, o superintendente executivo do Instituto Unibanco saudou a participação do governador no debate. “Quero cumprimentar o governador Renato Casagrande, só de tê-lo presente neste momento mostra o compromisso com a agenda educacional.  Também cumprimentar o Vitor que é um parceiro e demais profissionais da secretaria. É uma honra como parceiro da Sedu, como Instituto Unibanco, participar do debate, trazendo uma leitura dos dados que em suas linhas gerais já foram apresentados”, frisou Ricardo Henriques.

Representando os demais servidores da Rede Pública Estadual, foram convidados a participar do webinário o superintendente Regional de Educação de Afonso Cláudio, Héverton Felipe Gomes; a gestora interina Monique Bolonha Meroto, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Frederico Pretti, de Santa Teresa; e o gestor Filipe Massini Matos, da EEEFM Antônio Carneiro Ribeiro, de Guaçuí. A mediação foi feita pela técnica da Sedu Digital, Mônica Nadja Caniçali.

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“Temos que ter uma inquietação, nos perguntando o que esses números representam para nós, no sentido de entender as necessidades da escola. Quando fizemos isso, transformamos essa inquietação em uma reflexão para definir o foco do trabalho. Foi isso que fizemos na superintendência de Afonso Cláudio”, afirmou Héverton Gomes.

A Escola Frederico Pretti também alcançou a meta: em 2017, alcançou 3,5 e a meta para 2019 era 5,2, mas superou, com 5,3. “Com metas, aulas de nivelamento e acompanhamento dos alunos junto com as famílias fizeram toda diferença nesse resultado”, disse a gestora interina Monique Bolonha Meroto.

A Escola Antônio Carneiro Ribeiro alcançou 3,7 em 2017 e 5,2 em 2019, no Ensino Médio. “O crescimento do resultado se deve ao compromisso dos nossos alunos e a parceria entre escola e comunidade”, disse o diretor da unidade, Filipe Massini.

Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para monitorar o desempenho da educação no Brasil. Ele reúne, em um só indicador, os resultados de duas dimensões de qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e dos resultados do Saeb.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
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(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
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Fonte: Governo ES

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