Estado
Governo retoma obra de construção do Centro Municipal de Ensino Infantil em Vitória

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), autorizou a retomada da obra de construção do Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) Rubens José Vervloet, no bairro Jardim Camburi, em Vitória. A solenidade foi realizada no último sábado (23), com a presença do secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, representando o governador do Estado, Renato Casagrande.
No valor de R$ 9.405.353,08, a escola foi projetada respeitando a norma NBR 9.050/2015, que dará acessibilidade a todos os espaços, incluindo os banheiros em todos os pavimentos e os bebedouros, além de portas com largura mínima de 80 centímetro, localização de piso tátil nos desníveis, entre outros. A acessibilidade do prédio está garantida, por meio de rampa com inclinação de 8,33%. Contará ainda com duas escadas de acesso, para atendimento às normas do Corpo de Bombeiros Militar (CBMES).
A obra contemplará itens de sustentabilidade como uso de lâmpadas de LED, sistema de energia solar para aquecimento de água, utilização de torneiras de pressão com arejadores, bem como redutores de vazão para economia de água, além de captação e reuso de água de chuva.
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon


Estado
SPTC começa emissão do novo modelo de Carteira de Identidade

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), realizou as adaptações necessárias para iniciar a emissão do novo modelo de Carteiras de Identidade (RG), em conformidade com a Resolução Federal. A partir desta segunda-feira (1º), os cidadãos que solicitarem o documento de identificação passarão a receber o modelo novo, totalmente reformulado.
“É importante lembrar que a solicitação da nova carteira não é obrigatória, pois as identidades do modelo antigo continuam tendo validade em todo o território nacional. A substituição dos documentos pelo novo modelo será feita de forma gradual. Portanto, não é necessário ter pressa em pedir o documento novo”, frisou o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda.
O novo modelo contém todas as informações que já existiam nas carteiras de Identidade antigas, e foi acrescido de outras informações relevantes sobre o cidadão. A cédula também conta com recursos de segurança mais eficientes, para evitar falsificações.
“Foto, nome, filiação, data de nascimento, CPF, entre outras informações, são dados que já estamos habituados a encontrar no atual RG. Outros dados foram acrescidos, um que inclui um Código QR, que serve de comprovação de autenticidade do documento e dificulta falsificações”, afirmou o superintendente de Polícia Técnico-Científica, perito Renato Koscky Junior.
Além disso, o chefe do Departamento de Identificação (DEI), perito João Carlos Quemelli, explicou que alguns campos podem ser acrescidos, a pedido do cidadão. “A nova cédula de identificação poderá incluir o PIS, PASEP/NIS; CPF; DNI; título de leitor, identidade funcional/profissional; tipo sanguíneo e fator RH; carteira de trabalho; número de cartão social de saúde; certificado militar; condições específicas de saúde; nome social, sendo que todos esses campos não são obrigatórios”, disse.
Quemelli esclareceu ainda, que os requerimentos para o preenchimento dos dados não obrigatórios serão feitos por meio de formulários específicos, disponíveis para a população nos postos de identificação. No caso de inclusão de nome social, é necessário que o requerente seja maior de idade, caso contrário, será necessária a autorização de um responsável legal. Já com relação ao campo sobre condição especial de saúde, a SPTC ainda aguarda a Regulamentação Federal.
Como solicitar o novo RG?
O procedimento para dar entrada na Carteira de Identidade continua do mesmo jeito, lembrando que não é obrigatório tirar um novo documento, pois o modelo antigo continua válido em todo o território nacional.
Cidadãos que precisam de uma identidade podem fazer a solicitação nos Postos de Identificação espalhados pelo Estado. A primeira via de Carteira de Identidade é emitida gratuitamente. A segunda via tem custo de R$ 61,98.
Informações sobre documentos necessários, agendamento eletrônico e outras podem ser verificadas no link https://pc.es.gov.br/carteira-de-identidade-rg> ou pelo telefone 3382-5024.
Texto: Camila Ferreira
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
[email protected]
Atendimento à Imprensa:
Olga Samara/ Camila Ferreira
(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/
(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693
[email protected]
-
Economia23 minutos atrás
Governo deve anunciar volta de suspensão de jornadas e redução de salários
-
Jurídico23 minutos atrás
Servidores voluntários do TRE-RJ promovem a sustentabilidade
-
Esporte23 minutos atrás
Steven Mendoza assina contrato com o Ceará e será reforço até o fim de 2023
-
Entretenimento23 minutos atrás
Erasmo Carlos é vacinado contra Covid-19: “Não doeu”
-
Entretenimento56 minutos atrás
Editora da Playboy revela “truque” para esconder o clitóris das modelos
-
Agronegócio56 minutos atrás
Preço pago pelo quilo do mel em MS tem alta de 36% em relação a 2020
-
Entretenimento56 minutos atrás
BBB 21: Juliette alcança a marca de 1 milhão de seguidores no Twitter
-
Esporte56 minutos atrás
Atlético Clube Goianiense é Bicampeão do Campeonato Goiano de 2020