Investimentos

Governo inaugura novos Centros Estaduais de Educação Técnica em Vargem Alta e Castelo

O Governo do Estado segue investindo na educação profissional com a entrega de dois novos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs): Giuseppe Altoé, no município de Vargem Alta, e Emílio Nemer, em Castelo – ambos localizados na microrregião Central Sul. Inauguradas na manhã desta terça-feira (06), as unidades possibilitam uma maior qualificação de jovens e adultos, além do aprimoramento dos profissionais, ampliando suas oportunidades de emprego e de empreender.

O Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Giuseppe Altoé, situado no distrito de Boa Esperança, em Vargem Alta, passou por um processo de renovação após o imóvel do antigo Colégio Salesiano ser adquirido pelo Governo do Estado. Foram investidos R$ 5,6 milhões na reforma do espaço físico e aquisição de equipamentos e mobiliário. O nome da unidade é uma homenagem à personalidade histórica local, que foi um dos primeiros moradores do distrito e contribuiu para o avanço educacional e cultural do município do município.

“Essa escola é um símbolo da educação no Espírito Santo. Muita gente desta região estudou no antigo Salesiano, que estava abandonado e agora está recuperado. Assumimos o prédio na minha primeira gestão, mas o governante que veio em seguida o deixou novamente abandonado. Então, retornamos ao governo para transformar o antigo colégio em uma escola técnica que vai receber alunos de todos os municípios da região”, comemorou o governador Renato Casagrande.

O diretor do CEET Giuseppe Altoé, Fábio Scaramussa, afirmou que o local era sonhado pela comunidade. “O Centro será o palco para que nossos jovens sejam preparados para o futuro e para o mercado de trabalho, a fim de melhorar a realidade das pessoas e transformar esses lugares em espaços do bem. Esta será a primeira Escola Técnica Estadual do Sul do Espírito Santo, atendendo Vargem Alta e municípios vizinhos. Espero, como diretor do CEET Giuseppe Altoé, contribuir para a realização de sonhos, valores e a melhoria da qualidade de vida dos nossos moradores”, pontuou.

Já o CEET Emílio Nemer está prestes a celebrar 65 anos como instituição educacional. Em 1978, o governo estadual assumiu a administração da escola, que passou a ser denominada Escola de 2º Grau Emílio Nemer, momento em que se iniciaram os cursos profissionalizantes, como o de Técnico em Contabilidade e o Curso Normal. No início dos anos 2000, a unidade transformou-se em escola de Ensino Médio. Já no final de 2021, o Centro Estadual de Educação Técnica foi oficialmente estabelecido, reintroduzindo a oferta dos cursos técnicos para a população de Castelo, resgatando as origens da instituição.

“Quando foi criado, o Emílio Nemer era uma escola de formação técnica e agora voltamos com a sua essência. Vamos começar com Contabilidade e Internet das Coisas e também teremos cursos do Qualificar ES. Não tive a oportunidade de estudar aqui, pois estudei no João Bley, mas sabemos que foi a educação que nos deu oportunidades na vida. Quando fazemos investimentos na formação técnica, a pessoa já sai da escola com uma possibilidade de emprego e isso cumpre um papel importante. É oportunidade para todos”, disse o governador Renato Casagrande, que é natural de Castelo.

Por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), o Governo do Estado desempenha um papel fundamental no avanço tecnológico, científico e educacional estadual, impulsionando a competitividade e o crescimento econômico por meio do estímulo à inovação e à educação profissional. Inserida nesse processo a Secti promove parcerias entre universidades, empresas, fomenta a pesquisa científica e incentiva a formação de mão de obra qualificada.

“Os centros técnicos têm um papel fundamental na democratização do acesso à educação e ao conhecimento. Ao disponibilizar cursos e treinamentos em diversas áreas, esses espaços permitem que moradores das regiões obtenham formação profissional e desenvolvam habilidades técnicas essenciais para o mundo do trabalho. Isso contribui para a redução de desigualdades sociais e para o aumento da qualidade de vida da população”, explicou a subsecretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Solange Batista.

Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, a inauguração dos Centros Estaduais de Educação Técnica Emílio Nemer e Giuseppe Altoé representam um marco no avanço tecnológico e social no estado, fornecendo capacitação e aprendizado. “É com grande entusiasmo que celebramos a inauguração dos CEETs, um marco para o avanço tecnológico em nosso Estado”, pontuou.

Estiveram presentes nas agendas, os prefeitos Eliezer Rebelo (Vargem Alta), Dito Silva (Muniz Freire) e Toninho Gualhano (Bom Jesus do Norte); os deputados estaduais Dr. Bruno Resende, Tyago Hoffmann e Vandinho Leite; o diretor presidente do Departamento de Edificações e de Rodovias (DER-ES), José Eustáquio de Freitas; além de vereadores e lideranças populares da região.

Confira mais Notícias

Oportunidade

Feira de Negócios de Cachoeiro terá 11º Mutirão de Negociação de Dívidas do Procon

Serviço

Van da EDP chega a Cachoeiro e oferece serviços de troca de lâmpadas e negociação de dívidas

Procon

Feira de Negócios de Cachoeiro terá mutirão de negociação de dívidas

Itapemirim

Conselho da Área de Proteção Ambiental Lagoa de Guanandy inicia atividades com novos membros

Anchieta e Presidente Kennedy

Vale entrega projeto básico da Ferrovia Kennedy ao Governo do Espírito Santo; veja o vídeo

Notícia Serrana

Vargem Alta ganha nova sede da Prefeitura e novos equipamentos esportivos

Cultura

Rubem Braga é eleito autor mais representativo do estado

Arte

Painel artístico de 20 metros de altura chama atenção no centro de Cachoeiro de Itapemirim