Estado

Governo entrega posto avançado do Corpo de Bombeiros e anuncia mutirão de serviços oftalmológicos em Baixo Guandu

Publicados

em


O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve nesta sexta-feira (26), no município de Baixo Guandu, para realizar a entrega de mais um posto avançado do Corpo de Bombeiros Militar e anunciar o início de um mutirão de serviços oftalmológicos para adultos e crianças em municípios da região.

“Credenciamos a empresa para fazer esse trabalho de procedimentos Oftalmológicos em Baixo Guandu e atendendo a população das cidades vizinhas. Sabemos o quanto é difícil fazer procedimentos na área da saúde. Praticamente zeramos a fila de cataratas. Estão sendo contratados 5 milhões de reais e temos a possibilidade de realizar mais de 60 mil consultas. Estamos felizes com essas entregas hoje”, disse o governador.

Por meio do Programa Saúde Fácil, foi contratada uma empresa especializada em oferecer serviços de oftalmologia, com um investimento anual de R$ 6 milhões para realização de 12.346 diagnósticos e cirurgias oftalmológicas em adultos e crianças. Os procedimentos serão realizados no Hospital Estadual Dr. João dos Santos Neves (HEJSN), em Baixo Guandu, e vão contemplar os 32 municípios da região Central e Norte de Saúde.

São eles: Água Doce do Norte; Águia Branca; Alto Rio Novo; Aracruz; Baixo Guandu; Barra de São Francisco; Boa Esperança; Colatina; Conceição da Barra; Ecoporanga; Governador Lindemberg; Ibiraçu; Jaguaré; João Neiva; Linhares; Mantenópolis; Marilândia; Montanha; Mucurici; Nova Venécia; Pancas; Pedro Canário; Pinheiros; Ponto Belo; Rio Bananal; São Domingos do Norte; São Gabriel da Palha; São Mateus; São Roque do Canaã; Sooretama; Vila Valério e Vila Pavão.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, destacou que o credenciamento possibilita o acesso mais rápido da população aos serviços especializados oferecidos pelo Sistema único de Saúde, diminuindo a fila de espera pelos tratamentos.

“No ano passado, nós tivemos que interromper os procedimentos e consultas eletivas por conta da pandemia de Covid-19. Com o dado controle e administração da situação, conseguimos retomar, com um grande mutirão, o trabalho realizado em algumas regiões. Com a oferta desse serviço no hospital, nós já realizamos mais de 1.500 cirurgias de cataratas e zeramos essa fila. Acreditamos que ao longo de 2021 teremos fila zero de oftalmologia na região Central e Norte do Estado.”

Leia Também:  Influenza: 471 mil capixabas poderão se vacinar partir desta segunda-feira (12)

Posto Avançado do Corpo de Bombeiros

O município também recebeu um posto avançado do Corpo de Bombeiros Militar, estrutura que vai aumentar a capacidade de atendimento da Corporação e abrigará ainda uma unidade nova do Serviço Móvel de Urgência (Samu 192) e a Defesa Civil local. A estrutura em Baixo Guandu também vai atender aos municípios de Itaguaçu e Itarana.

Casagrande falou sobre a importância de estruturar as forças de segurança para salvar vidas: “Parabéns aos Bombeiros que agora passam a trabalhar no município em conjunto com outras forças de segurança e também com a defesa civil. Ter uma base avançada dos Bombeiros é fundamental para salvarmos vidas. Agora com a pandemia, nós trabalhamos incessantemente para salvar todas as vidas e ter um atendimento rápido é fundamental para isso. Estamos levando o Samu 192 para todas as 78 cidades do Estado e ampliando em dez unidades o número de postos avançados dos Bombeiros”.

A nova unidade faz parte do Plano de Expansão da Corporação e vai contar com efetivo de 13 militares, além de um caminhão de busca e salvamento leve, uma caminhonete para combate a incêndio florestal, viatura de resgate e diversos equipamentos.  Ao todo, há previsão de implantação de dez estruturas semelhantes no Estado, sendo que duas já estão funcionando nos municípios de São Gabriel da Palha e Castelo.

Leia Também:  Governador visita novos leitos Covid abertos no Hospital Materno Infantil Menino Jesus

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, elogiou mais uma entrega estrutural para a Corporação.

“Esse é o programa Estado Presente em Defesa da Vida. Entregas e mais entregas à nossa sociedade. Os investimentos continuam sendo feitos nas nossas forças de segurança, como pede o governador Renato Casagrande, e quem ganha é a população, dessa vez da região noroeste, que terá um serviço de atendimento e salvamento mais rápido e eficaz. Seguimos trabalhando para melhorar dia após dia os locais de trabalho dos nossos militares”, afirmou.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, Cel. Alexandre Cerqueira, esteve presente à ocasião e destacou a importância do trabalho de expansão dos postos avançados: “ainda teremos a inauguração de outros sete e saltaremos de 17 para 27 unidades operacionais com o intuito de chegar mais perto da população. Importante termos um bom tempo de resposta para chegarmos de forma mais rápida a um resgate de acidentes automobilísticos, desastres naturais ou outras emergências. Um atendimento rápido é importante para o salvamento de vidas e para evitar sequelas.”

Também estiveram presentes nas agendas o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia, Dary Pagung; além dos os prefeitos de Baixo Guandu, Lastênio Cardoso; de Itarana, Vander Patrício; de Marilândia, Gutinho e vereadores da região.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Paula Lima
[email protected]

Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
[email protected]

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado

Governador visita novos leitos Covid abertos no Hospital Materno Infantil Menino Jesus

Publicados

em

 

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, na tarde desta segunda-feira (12), no município de Itapemirim para a entrega dos novos 10 leitos de UTI exclusivos para tratamento de pacientes com o novo Coronavírus (Covid-19) no Hospital Materno Infantil Menino Jesus (HMJ). A ação faz parte do programa “Leitos para Todos”, que visa a melhoria da assistência à saúde em todo o Espírito Santo.

“Estamos abrindo 10 leitos de UTI e vamos abrir mais seis leitos de enfermaria exclusivos para tratamento da Covid-19 aqui em Itapemirim. Continuamos com o trabalho de abrir mais 500 leitos neste mês de abril. Estamos realizando uma abertura robusta de leitos no Espírito Santo. Abrimos recentemente leitos em Cachoeiro de Itapemirim, São José do Calçado, Guaçuí e Castelo. Mesmo assim continuamos com mais de 90% de taxa de ocupação. Gostaria de registrar o meu agradecimento a todos os profissionais de saúde”, afirmou Casagrande.

O Hospital Menino Jesus é credenciado à rede materno infantil, sendo referência para os municípios de Itapemirim, Anchieta, Marataízes, Alfredo Chaves, Iconha, Rio Novo e Piúma. Com a abertura desses novos leitos, a unidade passa a atender demandas por agravos do novo Coronavírus.

Leia Também:  Projeto dos CRJs é apresentado a representantes da Prefeitura de Aracruz

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, a parceria firmada em Itapemirim é a quarta linha na estratégia de ampliação de leitos. “Hoje realizamos a parceria de ampliar a oferta de leitos na rede municipal, que tem se mostrado uma experiência muito exitosa na estratégia de ampliar o acesso da população à oferta de leitos para tratamento da Covid-19”, pontuou.

Também participaram da visita aos novos leitos, o prefeito de Itapemirim, Thiago Peçanha Lopes, e os deputados estaduais Dr. Rafael Favatto e Coronel Alexandre Quintino.

Leitos para Todos

O Programa Estadual “Leitos para Todos” foi instituído pelo Governo do Espírito Santo em abril de 2020, por meio da Portaria Nº 071-R, como estratégia de qualificação e reestruturação da rede de atenção à saúde e fortalecimento do papel da regulação do Estado, com o objetivo de garantir o acesso à atenção hospitalar a todos os pacientes que desenvolverem formas graves da Síndrome Respiratória Aguda Grave, entre elas, o novo Coronavírus (Covid-19).

Deste modo, a Secretaria da Saúde (Sesa) estruturou uma ampla reforma nas áreas físicas das unidades hospitalares próprias e também um processo de contratualização de leitos em hospitais filantrópicos, federais e privados.

Leia Também:  Governo prorroga prazo de validade dos certificados apresentados por fornecedores do Estado

Diariamente, o Governo do Estado atualiza os dados da ocupação de leitos hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba, disponível no link: https://coronavirus.es.gov.br/painel-ocupacao-de-leitos-hospitalares

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais
[email protected]

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA