Cidades

Governo do Estado oficializa criação de escolas técnicas em Castelo e Vargem Alta

Publicados

em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), anunciou, nesta sexta-feira (07) a criação de duas novas escolas técnicas estaduais: Emílio Nemer, em Castelo, e de Vargem Alta, no município de mesmo nome. O início das atividades das novas escolas está previsto para o segundo semestre de 2022. Com o anúncio, o Governo amplia a Rede de Escolas Técnicas Estaduais (Redetec). As novas escolas técnicas foram instituídas pelas portarias nº 125-R/2021 e a de nº 126-R/2021.

A iniciativa visa ampliar a oferta de vagas voltadas à formação profissional, nos municípios do interior, estimulando o desenvolvimento regional equilibrado e fomentando o empreendedorismo. O anúncio representa a criação das primeiras escolas técnicas estaduais da região Sul do Espírito Santo. Atualmente, as regiões Metropolitana e Norte já possuem escolas técnicas do Governo do Estado: a Vasco Coutinho, em Vila Velha, e a Talmo Luiz Silva, em João Neiva.

“Essa é uma notícia muito boa. São duas novas escolas técnicas estaduais, que vão se agregar a toda estrutura de formação profissional que estamos montando no Espírito Santo. Somos o Estado que mais investiu em educação e infraestrutura no ano passado, além de ser o terceiro que mais investiu em inovação. Essas áreas seguem entre as nossas prioridades. Tudo isso para que os capixabas tenham mais acesso à formação e, consequentemente, ao mundo de oportunidades”, afirmou o governador Renato Casagrande.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, explica que a criação das duas novas escolas técnicas estaduais foi defendida como prioridade pelo governador que, desde 2013, tem a meta de ampliar a oferta de educação profissional no interior do Estado e hoje se consolida dentro da política de educação do Governo.

Leia Também:  Olimpíada de matemática divulga lista de premiados

“A meta foi proposta pelo governador Renato Casagrande e agora ela se concretiza. Os processos dos cursos foram encaminhados para o Conselho Estadual de Educação, em cumprimento à legislação. No segundo semestre deste ano, já temos a expectativa de realizar o processo seletivo e anunciar o início das aulas nas novas escolas técnicas. O acesso à formação profissional será realidade para muitos capixabas. O que era um sonho se tornará realidade em breve”, garante Hoffmann.

De acordo com o secretário, além da microrregião em que estão localizadas essas novas unidades (Central Sul), as escolas técnicas vão contemplar todo o entorno do município (microrregiões Litoral Sul, Caparaó, Sudoeste Serrana). “Será possível evitar a saída dos estudantes para os grandes Centros e com isso, a intenção é contribuir com o crescimento da região”, completou.

Em Vargem Alta, a escola técnica estadual funcionará no distrito de Jaciguá e, além da oferta de cursos técnicos, a unidade será um polo de ensino para oferta de cursos presenciais do Programa Qualificar ES, com cursos de qualificação profissional. A criação da unidade está regulamentada, de acordo com a Portaria nº 126-R/2021. No local, será oferecido o curso técnico em Cooperativismo, visando atender a demanda de mão de obra em sintonia com a vocação regional.

Leia Também:  Inmetro recomenda atenção na compra de materiais escolares

O curso terá carga horária de 800 horas, no turno diurno, e 900 horas, no turno noturno. A oferta será de 90 vagas com entradas semestrais, com 30 vagas em cada turno (matutino, vespertino e noturno). Para se inscrever é necessário já ter concluído ou estar cursando o último ano do Ensino Médio.

No município de Castelo, a escola técnica Emílio Nemer funcionará no Centro da cidade e as vagas serão destinadas ao curso técnico em Internet das Coisas. A atividade está em alta no mercado em função da informatização de diversos setores da economia. Dessa forma, o curso acompanha as mudanças tecnológicas no mundo do trabalho e contemplará os jovens do município e do entorno. O curso terá carga horária de 1.200 horas. Serão ofertadas 90 vagas com entradas semestrais, com 30 vagas em cada turno (matutino, vespertino e noturno). A criação da unidade está registrada na Portaria nº 125-R/2021, publicada no Diário Oficial.

Seleção

Para se inscrever é necessário já ter concluído ou estar cursando o último ano do Ensino Médio. A previsão é que o processo seletivo seja realizado em junho e o início das aulas, em julho. As etapas de inscrição e seleção serão on-line, por meio do site: www.selecaoaluno.es.gov.br. O candidato se inscreverá inserindo a média das notas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática do último ano cursado.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Dez novas ambulâncias para a rede municipal de saúde de Cachoeiro

Publicados

em

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim realizou, na manhã desta terça-feira (18), a entrega de três novas ambulâncias, que darão suporte aos atendimentos do Centro de Saúde “Paulo Pereira Gomes” (PPG), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) do Marbrasa e, também, do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador.

A entrega abrange, também, outras sete ambulâncias, que irão chegar nas próximas semanas, totalizando 10 veículos. Seis delas serão utilizadas para dar apoio aos distritos de Soturno, Conduru, Pacotuba, Burarama, São Vicente e Córrego dos Monos e uma ficará à disposição da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para atender acamados, realizar alta de pacientes e cobrir eventuais problemas de manutenção de outros veículos.

As ambulâncias são equipadas com maca; sinalizador acústico e óptico; suporte para soro; maleta de medicações e cilindro de oxigênio. O investimento foi de R$ 1.751.500,00, oriundos de recuperação de recursos de emendas parlamentares por meio da reprogramação dos saldos remanescentes entre os anos de 2009 e 2020.

Leia Também:  Durante live, ex-ministros de Bolsonaro atacam aliança com Centrão

Durante a solenidade de entrega, realizada no PPG, o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, comentou a importância desse investimento para o suporte à rede municipal de saúde.

“É uma grande conquista. Trata-se da maior entrega de ambulâncias já realizada no nosso município. Esses veículos auxiliarão diversos serviços prestados, melhorando o atendimento de saúde em Cachoeiro”, destacou.

“Essas ambulâncias chegaram em boa hora, para dar suporte às demandas das nossas unidades de saúde. Com a aquisição de dez veículos, Cachoeiro poderá atender, de forma autônoma, a todos os prontos atendimentos da sede e distritos”, enfatiza o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, que explicou, também, que essas ambulâncias serão utilizadas, principalmente, para realizar transferências de pacientes entre as unidades que compõem a rede de saúde do município.

“É uma importante e necessária renovação da frota de ambulâncias do município que, em 2021, ganhou o reforço do Samu, serviço que já realizou mais de 4 mil atendimentos. São investimentos que estamos fazendo para cuidar bem da saúde do cachoeirense”, conclui.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA