Governo do Estado firma parceria para ampliar a oferta de qualificação na região sul

O Governo do Estado anunciou, nesta terça-feira (09), uma parceria para ampliar a oferta de qualificação profissional para atuação em bares e restaurantes na região turística da Rota da Costa e da Imigração, em cursos da Escola Família Turismo Pietrogrande (EFTUR). Com investimento de R$ 450 mil, o Termo de Fomento foi celebrado entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES).

A região turística inclui oito municípios do sul capixaba (Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Piúma, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul), além de cidades do entorno. Nos últimos anos, a região experimentou não apenas o aumento da diversidade de estabelecimentos, mas também a expansão de eventos gastronômicos de grande porte.

O Curso Técnico em Restaurante e Bar foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação em 2010, sendo oferecido regularmente desde então. Já foram atendidos 400 alunos e este ano teve início a 19ª turma. Serão oferecidas à comunidade vagas para duas turmas: uma no horário vespertino e outra no horário noturno. O curso tem duração de um ano, com aulas presenciais de segunda a sexta-feira. Para participar, é preciso ter o Ensino Médio completo ou estar no último ano do Ensino Médio.

“É muito importante fortalecer este trabalho de formação profissional em nosso Estado. Temos várias portas de entrada hoje para o mundo da qualificação. Cito como exemplos: os cursos do Qualificar ES, que teve a formatura de quatro mil pessoas somente no fim do ano passado; e as vagas de graduação do Programa Nossa Bolsa, que oferece oportunidades em vários cursos em instituições de ensino em 14 municípios. Além disso, temos a oferta de formação em nossas escolas da Rede Estadual, além dessas parcerias, como a que estamos realizando na Escola Família Turismo”, afirmou o governador Renato Casagrande.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, reforçou a importância do curso. “Ao investir na formação técnica nesta área vital, estamos não apenas elevando o padrão educacional, mas também impulsionando a economia local. A gastronomia desempenha um papel crucial na identidade cultural da região. Ao capacitar profissionais qualificados, estamos fortalecendo não só a oferta gastronômica, mas também criando oportunidades de emprego”, pontuou.

“Estamos contentes por poder celebrar essa parceria e quero agradecer ao secretário e toda a sua equipe por proporcionarem e concretizarem essa colaboração. Hoje, aqui no Palácio Anchieta, na presença do governador, de vários deputados, prefeitos e lideranças do MEPES, assinamos mais uma parceria com o Governo do Estado. Destaco ainda a participação de diretores, professores e ex-alunos do projeto. Todos fundamentais no desenvolvimento e sucesso dessa iniciativa ao longo do tempo”, declarou o superintendente do MEPES, Idalgizo José Monequi.

A coordenadora administrativa da EFTUR, Eliza Venzi, explicou que a instituição segue o modelo educativo baseado na ligação entre a escola, a comunidade e o meio para a vivência sócio-profissional do aluno. “O objetivo é desenvolver profissionais conscientes e capacitados para participar do crescimento social e contribuir para transformar o meio em que vive. Pretende-se também que o educando aprenda a enxergar as oportunidades em seu meio e tirar dele seu sustento”, completou.

A Escola Família Turismo Pietrogrande está Integrada a Rede MEPES, uma entidade comunitária filantrópica, fundada em 1968 com a finalidade de desenvolver ações de promoção integral da pessoa e de desenvolvimento socioeconômico por meio da saúde, educação e ação social, em vista de assegurar melhores condições de vida à população, principalmente do campo.

A missão da EFTUR baseia-se na utilização da atividade do turismo como vetor de encontro de culturas e intercâmbio de conhecimentos, através da formação técnica dentro de uma visão humanística, globalizada e multidisciplinar, buscando a mudança de comportamento da comunidade, a melhoria da qualidade de vida e do seu desenvolvimento. A EFTUR foi criada para ser uma escola regional e contribuir com o desenvolvimento do Turismo na Região do litoral sul capixaba, hoje a Rota da Costa e da Imigração. Iniciou seu funcionamento no Município de Piúma.

As inscrições estão oficialmente abertas, e os interessados podem obter mais informações sobre o processo de inscrição e detalhes do curso entrando em contato pelo telefone ou e-mail.

Serviço:
Telefone/whatsap: (28) 99883-0870
Email: eftur.escolafamiliaturismo@gmail.com
Instagram: eftur.es
Website: mepes.org.br/eftur
Endereço: Rua: Costa Pereira, Bairro: Centro, Nº 131, Anchieta, ES. CEP 29.230-000

Confira mais Notícias

Oportunidades

Governo do Estado realiza segunda ação do Sine em Cachoeiro de Itapemirim

Parceria

Governo do Estado entrega 300 pistolas para Guarda Municipal de Vila Velha

Curiosidade

Dia do Boi: quais municípios capixabas têm mais boi do que gente?

Barreira CaxuVasco

Edmundo e Sambarreira estarão em Cachoeiro no dia 5 de julho

Destinação de resíduos sólidos

Após denúncia, TCE-ES concede medida cautelar contra licitação da prefeitura de Anchieta

Evite juros

Cota única do IPTU de Cachoeiro vence nesta terça-feira (15)

Litoral Sul

Ministro da Pesca visita Itapemirim, capital do atum e do dourado

Guerra Política

Prefeitura de Marataízes divulga certidão com detalhes sobre dívidas deixadas pela gestão anterior

plugins premium WordPress