Estado

Governo do Estado entrega obras de reforma do ginásio Audifax Barreto, em Vitória

Publicados

em


O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, na manhã desta terça-feira (1°), da entrega da reforma do ginásio Audifax Barreto, localizado na sede da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), em Bento Ferreira, Vitória. Completamente reformado e adequado para receber competições esportivas de diversas modalidades, o ginásio será usado, prioritariamente, para a realização de atividades e competições do paradesporto, como basquete e rugby de cadeiras de rodas, além do goalball. O investimento total foi de R$ 360 mil.

Durante a solenidade, Casagrande destacou as iniciativas do Governo do Estado em prol dos atletas capixabas. “O esporte nos enche de orgulho, de saúde, de personalidade e disciplina. Nós temos o esporte como uma política de transformação para nossos jovens. No Espírito Santo, nossos competidores contam com o Bolsa Atleta, um programa importante de incentivo. Hoje estamos reinaugurando o ginásio Audifax Barreto, dando mais condições de treino aos nossos para atletas e paratletas que vão utilizar este local”, afirmou.

A principal parte da melhoria foi a troca de todo o telhado do ginásio por uma nova estrutura. Além disso, a obra contou com reforma dos vestiários, pintura da quadra e da arquibancada e a troca do sistema de iluminação, que passou de convencional para Led. Para melhorar a irculação do ar no espaço foram instalados exaustores no teto, que serão utilizados para extrair o ar quente do interior da quadra.

O evento também marcou a instalação da energia fotovoltaica do Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho. Participou da solenidade o subsecretário de Estado de Esportes e Lazer, Dório Belarmino.

Além da conclusão do ginásio, também foram inauguradas as placas solares para captação de energia, instaladas no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho e que já estão em funcionamento. Ao todo, foram instalados 330 módulos, que podem gerar 400 kilowhatts/hora por dia. Com isso, a Sesport vai conseguir diminuir quase que em sua totalidade os custos com energia elétrica no CT. Os equipamentos também já foram instalados no Estádio Estadual Kleber Andrade.

O subsecretário de Estado de Esportes e Lazer, Dório Belarmino, aproveitou a oportunidade para enaltecer o trabalho feito pela Sesport desde o início do ano passado. “Foram dois anos de muito trabalho, investindo naquilo que dá resultado: nos atletas e em equipamentos esportivos. Parabenizo o governador Renato Casagrande e o secretário de Esportes, Júnior Abreu, pela entrega de mais essas conquistas”, pontuou.

Calçada da Fama

A manhã também foi de festa e homenagens para os 15 atletas capixabas imortalizados na Calçada da Fama, escolhidos em duas eleições: em 2019 e 2020. Construída no entorno do Ginásio Poliesportivo Paulo Pimenta, na sede da Sesport, a Calçada da Fama tem o objetivo de eternizar os nomes de atletas, paratletas, técnicos e profissionais que contribuíram e contribuem positivamente com o esporte capixaba, elevando o nome do Estado no cenário nacional e internacional.

Leia Também:  Governo do Espírito Santo divulga 40º Mapa de Risco Covid-19

A lista de homenageados conta com nomes relevantes do esporte capixaba, como o jogador de vôlei de praia Alison Cerutti, campeão olímpico em 2016; Neymara Carvalho, pentacampeã mundial de bodyboard; Buru, considerado o melhor jogador do mundo de futebol de areia, em 2007; o jogador de futebol Geovani Silva, além do jogador de basquete Anderson Varejão, entre outros (confira a lista completa abaixo).

“Estamos fazendo justiça com essa geração de atletas. Alguns das gerações passadas também foram agraciados, mas nosso intuito é, a partir de agora, homenagear os capixabas que levam nosso Estado para o mundo. Nos dá muito orgulho quando vocês conquistam e levam a nossa bandeira para o pódio. Nunca esqueçam da nossa bandeira, pois ela chama atenção e mostra o amor que vocês têm pelo nosso Estado”, registrou o governador Casagrande.

Porta-voz dos atletas no evento, a bodyboarder Neymara Carvalho não escondeu a felicidade de ter seu nome imortalizado na história do esporte capixaba. “Saber que a minha trajetória foi uma das que motivou essa homenagem e ser eternizada no meu Estado é lindo. Muitos atletas se apagam depois de uma aposentadoria no esporte e eu luto bastante, milito, porque eu quero ver vivo o esporte que me consagrou. Eu amo o esporte, somos referência em diversas modalidades e nada mais justo do que essa homenagem”, afirmou a pentacampeã mundial de bodyboard.

Confira a lista dos atletas homenageados na Calçada da Fama:

2019

Alison Cerutti – Vôlei de Praia

Currículo: Medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio (2016), medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres (2012) e quatro vezes eleito Rei da Praia.

Buru (Venicius Ribeiro) – Futebol de areia

Currículo: Melhor jogador do mundo em 2007 e cinco vezes campeão da Copa do Mundo (200, 2004, 2006, 2007 e 2009)

Daniel Mendes – Paratletismo

Currículo: Medalha de ouro no revezamento 4×100 rasos nos Jogos Paralímpicos do Rio (2016), prata nos 200m rasos nos Jogos Paralímpicos de Londres (2012), bronze nos 200m rasos nos Jogos Paralímpicos do Rio (2016)

Fábio Luiz Magalhães – Vôlei de Praia

Currículo: Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008), campeão mundial em 2005

Frank Brown – Voo Livre

Currículo: Doze vezes campeão brasileiro e quatro vezes recordista mundial de voo à distância (2007,2012² e 2015)

Geovani Silva – Futebol

Currículo: Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de Seul (1988), Campeão da Copa do Mundo Sub-20 (1983);

Leia Também:  Seleção do Nossa Bolsa 2021 vai usar notas do Enem de 2015 a 2019

Juliétty Tesch – Vela

Currículo: Hexacampeã Brasileira de vela, classe Laser. Árbitra da final olímpica nos Jogos Olímpicos do Rio (2016).

Neymara Carvalho – Bodyboard

Currículo: Pentacampeã mundial de bodyboarding (2003, 2004, 2007, 2008 e 2009) e uma das principais atletas da modalidade no mundo

Nilo Etienne Duarte – in memoriam Futsal

Currículo: Trouxe o futsal para o ES em 1984 e foi maior incentivador da modalidade no Estado.

Tayanne Mantovanelli – Ginástica Rítmica

Currículo: Três medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio (2007), medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo (2003).

 

2020

Adalberto Rodrigues – Tênis em cadeira de rodas

Currículo: Campeão sul-americano e mundial (2006), Adalberto Rodrigues é um dos paratletas mais vencedores e de maior destaque no Estado. Campeão brasileiro em 2018, ele também foi responsável por organizar torneios de tênis em cadeira de rodas durante 16 anos no Espírito Santo.

Anderson Varejão – Basquete

Currículo: Campeão Pan-Americano em 2003, iniciou sua carreira atuando pelo Saldanha da Gama. Figura frequente na Seleção Brasileira, chegou a NBA, principal liga de basquete do mundo, da qual foi campeão em 2017 e vice-campeão em três oportunidades (2007, 2015 e 2016).

Fontana – in memoriam Futebol

Currículo: José de Anchieta Fontana é, até hoje, o único capixaba a ganhar uma Copa do Mundo, em 1970, atuando ao lado de grandes nomes do futebol como Pelé, Tostão e Jairzinho. Bicampeão capixaba pelo Rio Branco, em 1959 e 1962, também conquistou títulos estaduais com a camisa do Vasco da Gama e do Cruzeiro.

Natália Gaudio – Ginástica

Currículo: Homenageada no Prêmio Brasil Olímpico como melhor atleta de ginástica rítmica, em 2018, Natalia tem no currículo conquistas importantes, como a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019. Hexacampeã brasileira e heptacampeã sul-americana, está entre os principais nomes da ginástica brasileira da atualidade.

Paulo André Camilo – Atletismo

Currículo: Campeão mundial e Pan-Americano no revezamento 4×100 livre, Paulo André Camilo é um dos principais nomes do atletismo mundial atualmente. Vice-campeão Pan-Americano na prova dos 100 metros rasos, está próximo de conseguir correr a prova em menos de 10 segundos, podendo se tornar o primeiro sul-americano a conseguir tal feito.

 
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sesport
Denys Lobo / Rodolfo Mageste
(27) 3636-7027 / (27) 99802-3645 / (27) 3636-7027 / (27) 99309-9053
[email protected]

 

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado

Governo inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 no Espírito Santo

Publicados

em


O Governo do Estado iniciou, nesta segunda-feira (18), a campanha de vacinação contra o novo Coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo. Foram disponibilizadas 101.320 mil doses da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan, pelo Ministério da Saúde. A primeira capixaba a ser imunizada foi a técnica de enfermagem Iolanda Brito da Silva dos Santos, de 55 anos, que atua no Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, referência no tratamento de pacientes da doença. A solenidade de início da vacinação teve a presença do governador Renato Casagrande e do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, dentre outras autoridades.

“Agradeço à Deus pelo início desta caminhada. Quero parabenizar toda a nossa equipe de Governo e também o Governo Federal, que nos enviou esse primeiro lote de vacinas. Tenho que agradecer também a nossa bancada federal, que tem sido parceira e ajudado na disponibilização dos recursos, assim como a Assembleia Legislativa que votou todas as matérias relacionadas a este tema. O meu obrigado também à imprensa que tem feito um trabalho importante de orientação da população”, afirmou o governador.

Para Casagrande, o dia de hoje é histórico, em que as evidências científicas estão aflorando e sendo exaltadas. A vacinação teve início cerca de duas horas após a chegada das vacinas no Aeroporto de Vitória. 

“Ficamos tristes todos os dias no final da tarde quando são atualizados os dados do painel Covid-19 e verificamos o número de pessoas que perdem a vida. Oramos para que a gente possa ter uma diminuição na perda de vidas. Infelizmente, quase todo mundo conhece alguém que perdeu a vida por causa dessa doença. Ficamos muito felizes que muitas mortes serão evitadas com essa vacina”, pontuou.

O governador destacou ainda a importância da estratégia do Governo do Estado no enfrentamento à doença. “Desde janeiro estamos investindo nos hospitais com a ampliação de leitos e também na preparação do sistema de saúde, com a compra de insumos e equipamentos. Criamos 250 novos leitos da UTI Covid somente aqui no Jayme dos Santos Neves, que é uma referência em todo País no tratamento de pacientes com a doença. Em outros estados vemos pessoas perdendo a vida sem atendimento hospitalar, o que não ocorreu aqui. Muito obrigado aos profissionais de saúde, de coração. Teremos o ano todo pela frente de muita luta e os municípios terão um papel fundamental na vacinação”, ponderou.

O secretário Nésio Fernandes lembrou a importância da ciência neste momento, bem como do planejamento do Governo do Estado. “Nós médicos somos formados para apostar na ciência, nas práticas de cuidados e nas evidências científicas. Confiem nas vacinas, elas salvam. Não possuem ideologias, possuem ciência. Possuem uma expressão de solidariedade, de amor dos trabalhadores da saúde, dos pesquisadores da saúde para com a comunidade. Eis que hoje, a principal medida que salva vidas, que é a vacinação, tem início no Espírito Santo. Esse momento demonstra também que ter planejamento estratégico e ter liderança assertiva, que nos permitiu chegarmos até aqui”, disse.

Leia Também:  Sesp divulga plano operacional das forças de segurança para Enem

Primeira imunizada

Foi no Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves que Iolanda iniciou sua carreira como técnica de enfermagem há oito anos. Casada e mãe de quatro filhos, ela atua também no Hospital Estadual Dório Silva, na Serra, e ficou emocionada ao poder ser imunizada. “Presenciei muitos dias difíceis, mas também felizes porque pude contribuir nos dias de luta. E hoje sou uma das primeiras a viver dias de glória”, disse a trabalhadora da saúde que ainda afirmou “não tenha medo das vacinas”.

Como forma de homenagem a todos os profissionais que estão na linha de frente no combate à doença, foram imunizadas na solenidade: a fisioterapeuta Thaísa Fonseca; o médico Romerson Ribeiro; a enfermeira Eliane Palles; a auxiliar de serviços gerais, Sabrina Bital Martins; e a vacinadora Elizelia Bicalho.

Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19

Com o objetivo principal de reduzir a morbimortalidade causada pela Covid-19, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 no Espírito Santo terá como população-alvo inicial cerca de 48 mil capixabas. Para alcançar esse objetivo, o Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, estabeleceu como meta vacinal de pelo menos 90% da população-alvo de cada grupo.

Para a primeira etapa da primeira fase, a imunização se dará pelos trabalhadores da saúde (42.273); pessoas maiores de 60 anos residentes em instituições de longa permanência (2.970); pessoas maiores de 18 anos com deficiência residentes em Residências Inclusivas (210) e indígenas aldeados (2.793), em conformidade com os cenários de disponibilidade da vacina.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Secretaria da Saúde (Sesa), Danielle Grillo, destacou que, na segunda etapa da primeira fase da vacinação, serão acrescidos o público idoso acima dos 75 anos não institucionalizados (155.760 capixabas).

Leia Também:  Seleção do Nossa Bolsa 2021 vai usar notas do Enem de 2015 a 2019

“O objetivo é poder imunizar ainda durante a primeira fase toda a população capixaba que pertença ao público-alvo da campanha. Para esta primeira etapa da primeira fase serão atendidos parte dos trabalhadores da saúde, mas com meta de imunização dos mais de 111 mil profissionais do Estado, a depender da disponibilidade dos insumos”, explicou a profissional.

A coordenadora orienta também que a população que tenha sintomas gripais e faça parte do público-alvo aguarde o período de isolamento para comparecer às salas de vacinação. “A recomendação é adiar a vacinação em quatro semanas após o início dos sintomas”, disse Danielle Grillo.

Em relação às próximas etapas de vacinação, a coordenadora ressalta que as informações serão divulgadas pelo Ministério da Saúde. O imunizante a ser administrado será a vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac, de forma exclusivamente via intramuscular, em esquema de duas doses, com intervalo de quatro semanas.

É previsto que cerca de dois mil profissionais estarão envolvidos no processo de imunização nas 493 salas de vacinação do Espírito Santo. Os municípios também poderão desenvolver estratégias de ações denominadas “extramuro”, ou seja, não apenas realizadas dentro da sala de vacinação na Unidade de Saúde.

Distribuição da vacina no Estado

As 101.320 doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde da vacina CoronaVac foram encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria da Saúde, em Vitória. A partir desta terça-feira (19), as doses serão destinadas às Centrais Regionais de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus para distribuição aos municípios capixabas, que iniciaram a distribuição aos municípios do interior do Estado. Também nesta terça, os municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra receberão as doses para iniciar a campanha.

O Governo do Estado investiu na compra de 80 equipamentos de refrigeração que serão distribuídos aos municípios capixabas. Além disso, realizou adaptação nos caminhões frigoríficos e furgões das Regionais de Saúde com novo isolamento térmico e climatização, que estão prontas e serão utilizados para a logística de distribuição.

Fotos galeria: Rodrigo Araujo/Governo-ES e Wing Costa/Secom

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais
[email protected]

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA