Cidades

Governo do ES vai distribuir kits de saúde aos municípios afetados pela chuva

Publicado em

Por | 13.01.2012

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), recebeu nesta quinta-feira (12) quatro kits do Ministério da Saúde, contendo medicamentos e insumos estratégicos para atendimento de pessoas desalojadas e desabrigadas em decorrência das chuvas. Os kits serão distribuídos para os municípios de Viana, Vila Velha e Santa Leopoldina.

Cada kit pode atender até 500 pessoas e contém 48 itens, sendo 30 medicamentos ? como antibióticos, anti-inflamatórios e antitérmicos -, e 18 insumos, entre esparadrapos, seringas, luvas e hipoclorito de sódio (cloro) – usado para garantir a potabilidade da água e evitar o aparecimento de doenças transmissíveis com sua contaminação. A quantidade do material é indicada a partir de levantamento feito pela Defesa Civil.

O coordenador do Centro de Emergências em Saúde Pública da Sesa, Gilton Almada, explica que a Sesa está organizando a distribuição destes kits, que servirão como um reforço para os municípios mais afetados pela chuva, já que nenhum apresentou perda de medicamentos ou danos em suas unidades de saúde. Ele lembra que a Sesa vem mantendo contato com as secretarias municipais para identificar as principais demandas causadas pelas chuvas.

Leia Também:  Em Cachoeiro, Avenidas Jones dos Santos Neves e Domingos Alcino Dadalto, no IBC, entram para o cronograma de investimento da BRK

 

 

Alerta

Nas enchentes, a água é contaminada ao se misturar com esgoto e lixo, podendo atingir os alimentos e as pessoas que entrarem em contato direto. As enchentes acendem o alerta da Sesa para doenças como gastrenterites, leptospirose, hepatite A e, ainda, doenças infecciosas respiratórias como gripes e resfriados, principalmente nos abrigos onde há aglomeração de pessoas.

A população deve evitar ao máximo o contato da pele com a água contaminada. A Secretaria de Estado da Saúde orienta às pessoas que tiveram qualquer tipo de contato com água das enchentes a ficarem alerta, durante um período de 45 dias, ao aparecimento dos seguintes sintomas: febre, dor de cabeça, dor muscular, dor na panturrilha (batata da perna), dificuldade de urinar e icterícia (cor amarelada da pele, mucosas e olhos).

Quem detectar algum desses sintomas nos 45 dias seguintes ao contato com a água das enchentes deve procurar assistência na unidade de saúde mais próxima de casa. Vale ressaltar que após o contato com a água contaminada a pessoa deve sempre lavar-se com água e sabão.

Leia Também:  Covid-19: Lares de idosos de Cachoeiro já foram atendidos com 1ª dose da vacina

 

 

COMENTE ABAIXO:

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cidades

Prefeito de Marataízes exonera quatro secretários municipais e mais 15 comissionados

Published

on

O prefeito em exercício de Marataízes, Jaiminho Machado, exonerou, em uma canetada só, quatro secretários municipais.

A lista foi publicada no diário oficial desta sexta-feira (12).

Além deles, consta na lista João Antonio Neto, o Joãozinho, gerente de gestão, que estava lotado no gabinete e também já exerceu cargo em primeiro escalão.

Em importância menor dentro da escala administrativa, também foram exoneradas outras 15 pessoas, entre diretores e outros.

Todos os nomes exonerados foram nomeados pelo então prefeito afastado Tininho Batista e eram colaboradores desde o seu primeiro mandato como prefeito.

Um dos secretários exonerados é Robson Abreu Silva que respondia por três secretarias.

Confira os secretários exonerados:

ANDERSON GOUVEIA DE OLIVEIRA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE DEFESA SOCIAL E SEGURANÇA PATRIMONIAL

ROBSON SEYR – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER

ANTÔNIO CARLOS SADER SANT’ANNA –  SECRETÁRIO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

ROBSON ABREU SILVA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE PESCA E AQUICULTURA

ROBSON ABREU SILVA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA DE INTERIOR

Leia Também:  Governo do ES inaugura estádio e leva mais investimentos para Vargem Alta

ROBSON ABREU SILVA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA, AGROPECUÁRIA E ABASTECIMENTO

JOÃO ANTONIO NETO – GERENTE DE GESTÃO ADMINISTRATIVA

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA